quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo



No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29.

Existe uma história sobre a construção da catedral em Colônia sobre um operário da obra. De acordo com os relatos da construção havia no local, antes e durante a construção da igreja um cordeiro que sempre pastava tranquilamente pelas proximidades daquela obra. Em um determinado dia um operário caiu de um andaime de uma altura muito grande e os outros correram para acudir já prevendo o pior porque, dificilmente alguém sobreviveria com uma queda daquela. Para surpresa geral o homem estava bem porque tinha caído sobre o cordeiro que morreu no acidente. O homem foi salvo porque o cordeiro morreu em seu lugar.

Essa história ilustra nossa mensagem de hoje, isto é, a salvação em Cristo Jesus. A Bíblia diz que ele deu a sua vida em nosso lugar para que fôssemos resgatados da nossa vã maneira de viver. Só através de Jesus Cristo conseguimos a salvação eterna. Não há outro mediador entre Deus e os homens capaz de oferecer essa salvação.

Quando o primeiro casal pecou no Jardim do Éden e, consequentemente, trouxe o pecado ao mundo, Deus sacrificou um animal para que, com sua pele, fizesse uma vestimenta para eles. Esse cordeiro, aqui subtendido, já ilustrava a realização que seria oferecida por Cristo na Cruz do Calvário. Posteriormente vemos o povo de Deus sendo escravizado no Egito e clamando por libertação. Na noite anterior ao livramento de Deus o povo foi orientado a matar um cordeiro e espargir o sangue nos umbrais das portas. Todos que fizeram isso foram salvos da morte e libertos no dia seguinte. Uma ilustração da obra que Jesus realizaria futuramente.

O profeta Isaías, inspirado por Deus, afirmou profeticamente: Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Isaías 53:7. Uma profecia que viria ser cumprida no tempo de Deus. João Batista, às margens do Rio Jordão exclamou em alta voz: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Jesus fez o sacrifício pelas nossas vidas porque o homem jamais seria capaz de salvar-se a si mesmo. O pecado corrompe o ser humano desde o seu nascimento e o torna incapaz de realizar essa obra. A salvação é pela graça de Deus através de Jesus Cristo. Ao sabermos isso duas questões nos instiga: O que poderemos dizer diante de tanto amor? E, como responderemos a ele?

O pecador perdido em seus delitos e pecados, incapaz de salvar-se, deve reconhecer que é pecador e aceitar o sacrifício do Cordeiro de Deus. Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 1 Pedro 1:18-19. E responder a esse amor entregando sua vida a Ele. Que Deus em Cristo nos abençoe e nos ajude a buscar refúgio no sangue do Cordeiro.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário