"Você sabe quando as cabras monteses dão à luz? Você está atento quando a corça tem o seu filhote? Acaso você conta os meses até elas darem à luz? Sabe em que época elas têm as suas crias?" Jó 39. 1,2
Deus conhece o ciclo de reprodução das cabras, os instintos migratórios das aves e a irresponsabilidade maternal da avestruz. O Deus criador de toda a terra conta os meses de gestação de cada fêmea selvagem, dando força e vigor aos cavalos; ensina os falcões a voar, providencia carne aos filhotes de águia e aos leõezinhos, em suas tocas, orienta o corvo para a caça. São outras inúmeras ocupações do Deus Criador do Universo. Coisas que ignoramos completamente e/ou não nos preocupamos.
Neste discurso, não há nada sobre os humanos e seus problemas sociais, políticos e econômicos. Será que não é uma crítica a nossa sociedade capitalista? Podemos deduzir que sim. Os problemas sociais, econômicos e políticos da nossa sociedade foi criados pelos próprios seres humanos e sua insaciável sede pelo poder e sua ganância desenfreada.
As indagações de Deus ao Patriarca Jó representam o questionamento ao mundo "civilizado", incapaz de reconhecer o julgamento de Deus. Revelam um conceito de vida e justiça que não se enquadra na tradicional sabedoria da sociedade. A pergunta que fica é a seguinte: até quando iremos ignorar esses questionamentos feito pelo Criador?
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário