1. É melhor morder a língua do que fazer uma observação que possa ferir o outro. O salmista declara: "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor." Salmos 19.14. Quando falamos muito corremos o sério risco de dizermos coisas desagradáveis que podem machucar alguém. De que maneira podemos fugir da nossa propensão em usar as palavras para ferir os outros? Pelo reconhecimento de que o ouvinte final de nossas palavras é o Deus, que deseja que sejamos melhores que isso. Somos bem mais felizes quando procuramos agradar a Deus com as nossas conversas sobre os outros, nós o honramos. Com a Sua ajuda, podemos glorificá-lo por meio do que falamos. "Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante; mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso." (Brecth).
2. A verdadeira sabedoria começa e termina com Deus. Ah! E como necessitamos da sabedoria divina para viver neste mundo. Um mundo caótico e perigoso que nos sufoca o tempo todo. Só com a graça de Deus para termos sabedoria para enfrentarmos as lutas do dia a dia. Nunca é tarde para começar a crescer em sabedoria. Deus nos ama com uma afeição zelosa e intensa que pode nos libertar de nossa insensatez, se nos entregarmos a Ele. Seu amor pode transformar a natureza mais difícil em um milagre de beleza estonteante. Pode doer um pouco e pode demorar um pouco, mas Deus procura incansavelmente por nossa transformação. Quando pedimos, a sua sabedoria começará a crescer em nós e a derramar-se para outros. " Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro do seu coração." (Dalai Lama).
3. Detrás dos bastidores, Deus está sempre no controle. Devemos sempre ter em mente que os planos de Deus são maiores e melhores do que os nossos e que, os seus caminhos mais elevados do que os nossos. Não temos noção da grandeza de Deus e os seus propósitos para as nossas vidas. Por isso, devemos confiar inteiramente em sua graça e misericórdia. Ele está além das probabilidades. Deus pode agir além das probabilidades porque Ele é Deus Todo-Poderoso. Nada é difícil demais para Ele. Aquele que nos ama e se entregou por nós está no controle das nossas vidas. Em circunstâncias comuns e situações impossíveis, Deus pode revelar o seu poder. Quer sejamos agraciados com o sucesso ou amparados na tristeza, Ele sempre está conosco. "A vida não é uma vela curta para mim. É uma tocha esplêndida, à qual estou preso pelo momento, e quero fazer com que ela queime tão brilhantemente, quanto possível, antes de passá-la para as próximas gerações." (George Bernard Shaw).
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário