quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma IX

    1. Somente Deus pode acalmar nossos corações e silenciar nossas mentes. Se você se sente sobrecarregado e preocupado e tem a sensação de olhar para o teto quando deveria estar dormindo, saiba que o Senhor pode trazer alívio para a sua angústia. Somente quem nos ama pode fazer isso por nós. Portanto, confie na Palavra de Deus e aguarde em silêncio a paz que sua alma tanto anseia. Quando a preocupação lhe despertar, lembre-se de que a Palavra de Deus é viva e eficaz e pode refrigerar a nossa alma. Apenas confie no Senhor. 

    2. Nossa maior força pode ser nossa capacidade de permanecermos quietos e confiarmos em Deus. Podemos até ter medo do que nos acontecerá porque não temos noção do que nos espera no futuro, mas se confiarmos em Deus e entregarmos a nossa vida em suas mãos poderemos ter confiança de que Ele tem o melhor para as nossas vidas e que cuidará de todos os detalhes. Enquanto repousamos o nosso Deus que nunca dorme está cuidando de nós com seu amor eterno e olhar compassivo. Quando a tempestade surgir, fiquemos quietos e veremos a proteção de Deus. 

    3. Quando tiver oportunidade de ajudar alguém faça-o com amor e dedicação. Ajude a todos sem fazer exigências ou na intenção de receber algo em troca. Não exija condições. Ajude sempre com desprendimento e não espere agradecimento ou gratidão. Quem ajuda o próximo está ajudando a si mesmo. Tudo que plantamos isso iremos colher. É a lei da semeadura e ela não falha. Por isso, esteja sempre disposto a ajudar sem querer a retribuição do que você fez. A vida se encarregará de nos trazer de volta todo o bem que espalhamos. 

    4. Procure sempre ler mais. Aproveite o seu tempo com boas leituras e não desperdice nem um minuto sequer de sua vida com coisas supérfluas. Não permita que a ociosidade alimente pensamentos negativos. Isso fará com que você perca um precioso tempo de sua vida que nunca mais conseguirá recuperar. A boa leitura alimenta a alma e oxigena o cérebro. Isso fará com que você possa ter controle de suas ações. O livro é um amigo discreto que não se impõe a ninguém, apenas dá sempre bons conselhos. Leia sempre e faça do livro o seu amigo. 

    5. A melhor maneira de escapar da tentação é correr para os braços de Deus. Quando somos tentados, podemos sentir como se um desastre estivesse prestes a acontecer. E, geralmente, as memórias de fracassos anteriores e o isolamento de outros podem intensificar este sentimento. Nessas horas é que devemos ter em mente que só o Senhor que conhece as nossas vidas é capaz de nos ajudar. Podemos confiar em Deus nos momentos de tentação. Ele é fiel e nos proverá um caminho para resistirmos o mal que nos cerca. Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé. 

    6. Por onde quer que olhemos no mundo à nossa volta, vemos evidências de que toda terra está cheia da glória de Deus. Mesmo nas mazelas provocadas pelo ser humano é possível perceber que Deus zela pelo nosso mundo e o protege da destruição. Jamais podemos desperdiçar uma oportunidade de apreciar a beleza da natureza; ela é a assinatura de Deus. Vemos nas montanhas, nos rios e lagos, no oceano, nos desertos, nos vales e planícies, e no infinito do universo. Em todos os lugares é visível a grandiosidade de Deus. 

    7. Pergunte a si mesmo, qual a próxima coisa que tenho de fazer para realizar meus objetivos? E a próxima coisa significa o próximo passo. O que não pode acontecer em nossas vidas é ficarmos estagnados no mesmo lugar. Não dá. Temos que ter objetivos na vida e lutarmos sempre para alcançarmos os nossos objetivos. O segredo para uma vida vitoriosa em todos os sentidos é colocarmos a nossa esperança sempre em deus. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Então, quando colocamos diante dEle os nossos objetivos Ele irá nos orientar nas melhores decisões. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário