sábado, 24 de junho de 2023

Meditações do Poeta Cacerense LXII

    1. Se você tiver fé e não for obediente de nada adianta a sua fé. Se for obediente, mas não tiver fé, também de nada te adiantará essa obediência. É como tentar andar em uma perna só. Você até consegue, mas, com certeza, não irá muito longe. Portanto, é preciso ter fé e obediência para que possamos sentir a poderosa unção de Deus na nossa vida. 

    2. Não podemos deixar que a nossa fé nos falte, pois senão corremos o sério risco de nos tornarmos cadáveres espirituais e sucumbirmos no deserto da vida. Deus precisa de pessoas corajosas que creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Quando nos falta fé e já não cremos no milagre, a tendência natural é começarmos a murmurar e queixar da situação. Isso não é agradável a Deus e nem poderia ser, pois uma das piores coisas do mundo é conviver com uma pessoa queixosa e murmuradora. 

    3. Olhe bem para dentro de si mesmo e veja qual caminho está trilhando. O Senhor nosso Deus está de braços abertos para perdoar os seus pecados se, arrependido e contrito, vier a Ele. Aceite-o neste momento e não permaneça no caminho dos pecadores. 

    4. Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. Quando a Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento ela se refere a dois tipos de crescimento. Crescer na graça está relacionado a busca pela misericórdia de Deus através da oração e súplica. Afinal, é de Deus que alcançamos essa graça. Crescer no conhecimento está relacionado aos estudos e compreensão dos acontecimentos a nossa volta. 

    5. Deus nos deu a sabedoria para discernir os bons conselhos e viver uma vida dentro da vontade do Senhor. Para aqueles que procuram viver nos preceitos do Senhor há uma luz que brilha intensamente e nos ajuda a caminhar mais seguros. 

    6. Quando entregamos o nosso caminho ao Senhor e confiamos em sua graça para nos atender, saiba você que tudo vai dar certo. Deus sabe o que é melhor para nós. Ele conhece o fim desde o princípio. Ele é eterno e, portanto, tudo está sob o seu controle. Aprenda a confiar na sua sabedoria. Antes mesmo de pensarmos Deus já está agindo. Ele não dorme e nem tosqueneja. Então, por que perder noites de sono se Deus tem o controle de todas as coisas? 

    7. Aprendi a confiar e, por isso, não me preocupo com o amanhã. Ele pertence ao meu Deus. Apenas entrego meu caminho a Ele, confio e deixo que Ele faça o melhor para a minha vida. Faça isso também e experimente a paz e consolação de Deus na sua vida. 

    8. Há uma batalha diária entre a carne e o Espírito. Este conflito espiritual interiormente no crente envolve a totalidade da sua pessoa. Este conflito resulta ou numa completa submissão às más inclinações da "carne", o que significa voltar ao domínio do pecado; ou numa plena submissão à vontade do Espírito Santo. A escolha é de cada um de nós individualmente. 

    9. O campo de batalha está no próprio cristão, e o conflito continuará por toda vida terrena, visto que o crente por fim reinará com Cristo. "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito". 

    10. Só podemos confiar em Deus. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. O Senhor é digno de confiança e o único que pode nos dar a segurança de que precisamos. 

    11. Deus nos deu a capacidade intelectual e entendimento para discernirmos o bem e o mal. Ele nos orienta em sua Palavra a sermos prudentes em relação aos milagres e sobrenatural que acontece em nosso meio. Embora o sobrenatural fascine o ser humano, muito do que ocorre, nesse âmbito, não procede de Deus. 

    12. Há no coração do ser humano o desejo de alcançar grandes coisas e ter uma vida vitoriosa. No entanto, na busca desenfreada por coisas grandes, a maioria das pessoas se esquecem de que a verdadeira alegria só encontramos no Senhor. Não há forma de alguém viver uma vida de vitória longe do seu Criador. Podem até achar que vivem, mas, no fundo do coração, todos sabem que, longe de Deus a vida é só ilusão. Mas, para se ter uma vida dentro da vontade de Deus é necessário uma renúncia às coisas materiais deste mundo. 

    13. Viver uma vida que agrada a Deus é o segredo para a vitória. O mundo passa e as suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Atente hoje mesmo para viver uma vida dentro da vontade de Deus e viva uma vida com abundância. Voe alto como a águia. Jesus Cristo te convida a ter com Ele comunhão e alegria. 

    14. A Palavra de Deus nos orienta a seguirmos a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. Portanto, que possamos procurar viver uma vida dentro da vontade de Deus. Sem julgamentos e sem acusações. 

    15. A Palavra de Deus nos orienta a sermos sábios em nossas escolhas. Não podemos ficar culpando outras pessoas e situações se nós mesmos provocamos os acontecimentos em nossas vidas. Saiba você que a lei da semeadura não falha. O que a pessoa semear isto mesmo ela colherá. Que o Senhor nos ajude a melhorar as nossas atitudes, mudar os nossos hábitos e termos uma vida melhor. 

    16. Existe uma verdade da qual ninguém pode duvidar, por mais que alguns até insistem em combater, Deus está no controle de todas as coisas. O ser humano tem, ao longo da História humana, buscado soluções para os seus problemas. Buscam encontrar onde não existe resposta simplesmente porque não querem ver a realidade bem diante de seus olhos. O Senhor nosso Deus, Criador dos céus e da Terra tem todo o controle de todas as coisas e tudo acontece com um propósito específico. 

    17. Quando fazemos o que o Senhor requer de nós temos a segurança da proteção do Senhor em nossas vidas. Há um perigo de tropeçar na pedra de tropeço. Por isso devemos ser diligentes na obra do Senhor. Se aceitarmos o caminho divino da salvação alcançamos a justiça que vem pela fé. 

Reflexões: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário