quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A ética cristã e a ética dos homens

    "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem" (Ec 12.13). 
 
    O cristão, como sal da terra e luz do mundo, não só deve ser diferente, mas seu comportamento como cristão deve ser um referencial para a sociedade. 
    Entender o que é certo e o que é errado, num mundo em que estão invertidos os valores morais gravados por Deus na consciência do ser humano e ao mesmo tempo exarados no Livro do Senhor, não é tarefa fácil. Graças a Deus, temos o maior e melhor referencial ético que o mundo já conheceu: a Palavra de Deus. Ela é lâmpada e luz divinas, tanto para nosso ser interior como para nosso viver exterior. 
    As abordagens éticas humanas são todas contraditórias. como seus autores, humanos e falhos. Uma procura suprir as deficiências da outra. As abordagens éticas conflitam entre si, deixando um rastro de dúvida e confusão em sua aplicação. Por isso, devemos ficar com a Palavra de Deus, que não confunde o crente, nem pode ser deixada de lado ao sabor dos meios, dos fins ou das situações. A Palavra de Deus satisfaz plenamente. 
    O cristão ortodoxo na sua fé, e fiel ao seu Senhor, terá sempre no manancial da Palavra de Deus tudo o que carece sobre a ética, na sua expressão prática em forma de conduta, compostura, costumes, usos, hábitos e práticas diuturnas da nossa vida para agradar a Deus e dar bom testemunho dEle diante dos homens. 
    Que sejamos éticos em toda nossa maneira de viver e, assim, seremos o sal da terra e a luz do mundo. Deus vos abençoe! 
 
Texto adaptado: Odair José, Poeta Cacerense 
Fonte: Lições Bíblicas, CPAD, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário