sábado, 29 de agosto de 2015

De que se queixa o homem vivente? - (Uma análise sobre o sofrimento)



Por Odair José da Silva

É impossível encontrar um ser humano que não passe por dificuldades nesta vida. Por mais posses que tenha uma angústia sempre toma conta do coração humano. O sofrimento é patente em diversos lugares e com milhares de pessoas todos os dias. Alguns colocam a culpa em Deus pelo sofrimento humano. Mas, tem fundamento isso? Logicamente que não. Quem é responsável pelo sofrimento é o próprio homem que um dia se afastou dos caminhos de Deus. Vamos culpar, então, Adão? Não. Ele teve o castigo que merecia. Nós somos responsáveis pelo que sofremos. Colhemos o que plantamos. O que acontece é que são poucos os que reconhecem isso. Uma das perguntas clássicas da Bíblia nos revela o profundo dessa questão.

“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados”. Lamentações 3. 39.

Quando distanciamos dos caminhos de Deus sofremos as conseqüências de nossas escolhas. Mas, alguém questiona: tem pessoas boas que sofrem muito e pessoas más que não sofrem. Esse foi um dos maiores dilemas na vida de Asafe. Ele questionou a prosperidade dos ímpios, mas Deus o fez entender que é uma falsa prosperidade. O que o ser humano tem de mais valioso é sua alma e essa não se satisfaz com riquezas materiais. Necessita de algo que só Deus é capaz de preencher. Por isso vemos, constantemente, pessoas aparentemente bem sucedidas tirando a própria vida. Isso porque falta a paz interior que só o Senhor Jesus Cristo pode proporcionar.

O Profeta Jeremias faz o questionamento: de que se queixa, pois, o homem vivente? Constantemente vemos pessoas reclamarem de sua situação, seus sofrimentos, suas mazelas. Reclamam e buscam culpar os outros. Culpa a Deus, aos amigos, as outras pessoas, o governo, o diabo, enfim, só se esquece que o responsável pelo sofrimento é o próprio ser humano. Ao desviarmos do propósito estabelecido por Deus encontramos o sofrimento. Uma angústia, uma tristeza, uma dor que muitas vezes parece insuportável. Por que isso acontece? O próprio Jeremias nos dá uma resposta.

“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares ao Senhor, teu Deus, e não teres o meu temor contigo, diz o Senhor JEOVÁ dos Exércitos”. Jeremias 2. 19.

O sofrimento humano é causado por causa do desvio ao caminho do Senhor. A Bíblia diz que até mesmo a natureza geme por causa do pecado. Imagina, então, o ser humano. Colhemos os frutos do que semeamos e ainda reclamamos por estar na situação que estamos. O mundo está um caos e tudo isso é responsabilidade do próprio homem e sua ganância insaciável. Não podemos simplesmente jogar a culpa em Deus pelos trágicos acontecimentos a nossa volta. É fácil apontar o dedo e culpar os outros, mas o certo é nos responsabilizarmos pelo que acontece conosco. Davi reconheceu isso.

“Porque males sem números me têm rodeado; as minhas iniquidades me prenderam, de modo que não posso olhar para cima; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração”. Salmos 40. 12.

O sofrimento que passava neste momento não era pequeno. Uma angústia terrível tinha se abatido sobre sua alma. Mas, ele reconhecia que era por culpa de seu pecado e seu distanciamento dos caminhos de Deus. Quando isso acontece, o Senhor nos ajuda e nos orienta em meio ao nosso sofrimento. Ele nunca nos abandona. No entanto, não adianta fazer sacrifícios e oferendas sem sentidos para Deus. O que importa é ter um coração arrependido e sincero diante dele. Não sofremos o tanto que merecemos. Lembra-se de que Jesus sofreu pelos pecadores mesmo não tendo pecado. Tudo isso Ele fez por amor a nós. Davi, então, nos orienta com relação ao que Deus quer de cada um de nós.

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Salmos 51. 17.

Quando se fala em sofrimento não podemos deixar de lembrar os sofrimentos de Jesus pela humanidade. Sim. Ele não tinha pecado, no entanto, levava sobre si os pecados de todos nós. O salmista Davi também sofreu muito. E, os sofrimentos de Davi prefiguram os sofrimentos de Cristo.

“Bem conheces a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários. Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei. Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre”. Salmos 69. 19-21.

Não há maior sofrimento do que esse. Jesus passou por tudo isso por amor a nós. Por isso, não há razão para nos queixarmos dos nossos sofrimentos. Sofremos porque distanciamos dos caminhos do Senhor. Mas, existe um consolo para todos aqueles que aceitam a Jesus como Salvador e Senhor. Ele promete estar com os seus filhos todos os dias até a consumação dos séculos. Ele diz:

“Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16. 33.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário