sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Não terás outros deuses diante de mim



Por Odair José da Silva 

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (Dt 6.4).

Deus é um Ser singular. Por isso, a nossa adoração e devoção devem ser exclusivas. Esse é o ponto central do estudo das lições bíblicas deste domingo. Quisera Deus todos os crentes participassem ativamente da Escola Dominical. Seria um grande aprendizado para todos os servos de Jesus Cristo e a Igreja seria mais fortalecida. No entanto, nem todos crentes têm essa visão.

O assunto em comento é de suma importância no mundo em que vivemos. Isto é patente pelo fato de termos pessoas distanciada do Deus vivo e verdadeiro. A sociedade moderna adora diversos deuses como o dinheiro, a vaidade, o sensualismo, a beleza, o status social, entre outros deuses. E aqui nem cito os deuses de madeira e pedra expostos nos grandes monumentos.

A questão é muito profunda. A exclusividade de Deus se dá pelo fato dEle ser o Criador dos céus e da Terra. Ele nos criou para a sua adoração. Ele nos dá paz e proteção e cuida de cada um de nós. Então, ingratos que somos, adoramos outra coisa e tiramos a glória que só pertence ao Senhor. É preciso atentar para esse detalhe. Qualquer coisa que tome o lugar de Deus é idolatria. E os idólatras não herdarão o Reino dos Céus. Quando o coração do homem se distancia do seu Criador ele está caminhando a passos largos para a destruição.

Nos dias atuais existem vários deuses que ocupam o coração do ser humano. Mas, no meu ponto de vista, um dos que mais tem distanciado o ser humano de seu Criador são as redes sociais e a busca pela realização humana. As pessoas dispensam boa parte do seu tempo envolvido nas redes sociais. Será que não gastam mais tempo olhando as novas mensagens que chegam a todo o momento do que com a oração e leitura da Bíblia? Deuses tomando o lugar do único Deus verdadeiro. {‘Não terás outros deuses diante de mim’ (v.3) é uma afirmação categórica das reivindicações exclusivas do Senhor de domínio e adoração. Violar este mandamento é repudiar a totalidade de relação do concerto, pois se trata nada mais nada menos, de alta traição” (ZUCK, Roy (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2009, p.51).}

Atentemos para a nossa adoração ao Deus que nos criou e nos salvou. Se alguma coisa está sendo mais importante ou está ocupando mais tempo na nossa vida do que Ele, voltemos arrependidos aos pés do Senhor. Ele, pela sua misericórdia atenderá o nosso clamor e nos perdoará. Não podemos ter outros deuses ocupando o lugar que pertence ao único digno de adoração, o Senhor nosso Deus. Toda honra e toda glória pertence ao Senhor.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário