terça-feira, 11 de novembro de 2014

Jesus, Filho de Davi!



“Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão”. Mateus 1.1.

É preciso considerar alguns pontos importantes neste versículo inicial do Novo Testamento. A Bíblia é a infalível Palavra de Deus. A fonte inesgotável da vida eterna para aqueles que dão crédito e aceitam a mensagem de Deus para o ser humano. João afirma que Jesus Cristo é o verbo que se fez carne e “habitou” entre nós. Jesus Cristo é Deus. Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Ele é o Leão da tribo de Judá. Ele é o salvador.

Mateus começa seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo retratando a sua linhagem paterna, segundo o costume judaico uma vez que Mateus escreve para os judeus. Lucas descreve a sua linhagem materna e, assim, a Bíblia se complementa para não deixar dúvidas de que Deus está falando para a humanidade que “Este é o meu Filho amado”. Mateus faz isso para provar aos judeus que Jesus Cristo era o Messias prometido e todas as profecias sobre o enviado de Deus se cumpriram em Jesus. Desde o início o evangelista afirma categoricamente que Jesus é o Ungido de Deus e ungido com o Espírito Santo.

Para mostrar essa linhagem, Mateus volta cronologicamente no tempo da História dos Judeus. Cita o rei Davi e posteriormente cita Abraão. Quero deter-me nesses dois personagens bíblicos e analisar sucintamente os detalhes interessantes que Mateus estabelece aqui. De forma brilhante o evangelista está mostrando para seus leitores a importância da linhagem de Jesus. Davi vem primeiro nessa linhagem porque é o nome mais importante na História do povo de Israel. Foi o rei que consolidou a monarquia e conquistou os povos inimigos. Os judeus o consideravam, na época, o mais importante personagem de sua História. E, esperavam o Messias que, de acordo com as profecias, descenderia de Davi. Por isso, Davi vem antes de Abraão na descrição feita por Mateus, quando poderia ser o contrário. O povo de Israel, sob a dominação romana, ansiava desesperadamente a chegada de seu rei prometido. Almejavam o cumprimento da profecia de Jeremias: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra”. Jeremias 23.5.

Mateus mostra em detalhes para os judeus de seu tempo que Jesus Cristo era o cumprimento literal da profecia de Jeremias.

Quando Deus chama Abraão para sair de sua terra e do meio de sua parentela Ele promete “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que tem amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gênesis 12.3. Essa bênção espiritual que viria através de um descendente de Abraão é Jesus Cristo. Mateus mostra isso para os judeus, os legítimos descendentes de Abraão pela linhagem de Isaque. Isso demonstra que nos propósitos de Deus já estava o seu amor pela humanidade. O evangelho, a mensagem de boas novas, já está explícito para todos.

Quando Mateus inicia o seu evangelho afirmando que Jesus Cristo era descendente de Davi e de Abraão, ele está dando ênfase na importância em crer que Jesus é o Filho de Deus enviado para salvação da humanidade. Está sendo claro na sua importância como Rei que reinará com justiça e como bênção espiritual para todos aqueles que o recebem como salvador.

Jesus, Filho de Davi! Esse foi o grito dos cegos de Jericó quando souberam que Jesus estava passando por ali. Tenha misericórdia de nós! A lição aqui é muito profunda e poderia haver muitos desdobramentos. No entanto, quero atentar-me apenas para o fato de que aqueles cegos tinham consciência do poder e autoridade de Jesus. Eles tinham conhecimento da promessa de um descendente de Davi que seria capaz de livrar o povo da sua escravidão espiritual. Aqueles cegos viam com o coração. Um contraste com os líderes religiosos que cercavam Jesus só por interesses e não acreditavam que Ele era o Messias. Na verdade, eles tentaram calar aqueles cegos para que não interrompessem a passagem de Jesus. Eles, porém, gritavam com mais ênfase: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de nós. A Bíblia diz que Jesus parou e movido de íntima compaixão, curou aqueles cegos.

A lição que aprendemos é que muitas vezes “enxergar com os olhos não garante que a pessoa tenha a capacidade de ver com o coração”. Temos muitos em nossos dias que pensam estar vendo e não enxergam a grandeza de Cristo. Enquanto muitos considerados cegos, estão clamando por Jesus e estão sendo impedidos por esses falsos religiosos. Que Deus tenha misericórdia de nós.

A verdade deve ser a inspiração da nossa vida. Devemos estar atentos ao que Deus fala em nossos corações a todo o momento. De forma clara e objetiva o evangelista Mateus apresenta Jesus, o Salvador e Senhor, como o Filho de Davi, Filho de Abraão. Já parou para pensar o que significa isso? Aceite-O como Senhor e Salvador de sua vida. Ele é o Rei que reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário