sábado, 22 de junho de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLIX

    1. Abra o seu coração para ouvir a voz silenciosa de Deus sussurrando como o vento. Quem sabe você já passou pela tempestade, pelas tormentas da vida, pelo fogo e ainda não crê no agir de Deus na sua vida. Mas, Ele está falando com você. Agora Ele sussurra como um vento suave no amanhecer e diz o quanto te ama. Não se desespere. Tudo tem um propósito do qual você ainda não sabe, mas Deus, que é onisciente, sabe e tem estabelecido para você. A tormenta vai passar. Ela foi apenas uma provação na sua vida. As promessas de Deus não falham. Tudo tem o seu tempo para acontecer. Por isso, não se assuste com os acontecimentos. O Senhor cuida de cada detalhes e está trabalhando para o seu bem. Apenas creia no grande amor de Deus. 

    2. Vivemos dias de extremas incertezas no mundo. Conflitos em diversas nações, crises financeiras nas antigas potências europeias, desemprego pelo mundo afora e outras mazelas que impedem a humanidade em celebrar as conquistas tecnológicas e científicas dos últimos tempos. Alguns emitem uma falsa esperança de um mundo melhor, mas a realidade, sempre cruel, mostra o ser humano preso em seus desejos e necessidades. Na busca desenfreada pelo sucesso muitas pessoas não respeitam os direitos alheios e destroem vidas para alcançar o sucesso a todo custo. Nesse caos moderno nos resta alguma esperança? A resposta para essa pergunta é tão simples como complexa. Existe sim uma esperança. Jesus Cristo. 

    3. Não há nenhuma desculpa. Para ninguém. O ser humano tornou-se um pária e obstinado ao pecado. Afastou-se de Deus e de seus mandamentos e querem seguir as suas próprias diretrizes. Logicamente que isso não deu e nunca dará certo. Os caminhos dos seres humanos são imperfeitos porque somos imperfeitos. São caminhos que parecem ser bons, mas o seu final são caminhos de morte. Nesse sentido, muitos reclamam de suas vidas miseráveis e colocam a culpa no Criador. Isso não faz sentido algum. Cada um queixa-se de seus próprios pecados. Não importa o que você tenha feito, se entregar a sua vida a Jesus, Ele perdoará os seus pecados e te dará uma nova vida em Deus. 

    4. Vivemos tempos difíceis e sabemos, pelos acontecimentos, que o fim está próximo! Daí ser necessário mais sobriedade, discernimento, oração e um profundo amor entre os irmãos, numa vida de sinceros préstimos e dedicação. Seja qual for a ajuda ou serviço que prestemos aos outros, conforme o dom ou a graça que recebemos de Deus, deverá ser feito no espírito de amor para que o produto final do nosso trabalho seja sempre a glorificação de Deus. Deixe o amor de Deus abundar em seu coração e viva o amor intensamente. Assim, teremos condições necessárias para amarmos o próximo como a nós mesmos. 

    5. Os tesouros desta terra não nos satisfazem. Eles não preenchem o vazio da alma. Por isso estamos sempre insatisfeitos mesmo que tenhamos tudo. As coisas deste mundo não preenchem o coração que só pode ser preenchido pela graça de Deus. Por isso busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça. Os tesouros que podem preencher o coração estão escondidos em Deus e é preciso ir buscá-los o tempo todo. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? Nossa maior riqueza está em Deus. Esqueça as coisas deste mundo. Tudo aqui é passageiro e não satisfazem a nossa alma. Deixe o Senhor preencher o vazio de sua alma e te dar a alegria da salvação. A verdadeira felicidade do céu está no Senhor Jesus Cristo. 

    6. A salvação é um andar na presença de Deus, conforme a sua vontade, e não segundo a carne. O verdadeiro cristão que é humilde quer sempre, de coração, obedecer os mandamentos do Senhor. Aquele que é humilde dá a glória a quem ela pertence, isto é, ao Senhor. Ele sabe que tudo o que possui foi recebido de Deus e tudo que fazemos é pela graça de Deus e, dessa forma, só Ele merece toda honra e toda glória. Aquele que busca a glória para si mesmo e quer aparecer não está sendo humilde o bastante para engrandecer o nome do Senhor e está, de forma muito perigosa, incorrendo no perigo da soberba e do orgulho. 

    7. A causa da ruína de diversas pessoas na longa história da humanidade é pelo simples fato de confiarem na pessoa errada. Confiar nos deuses, nas cartas, nos conselhos errôneos, na força humana, nas armas. Todas essas coisas são falíveis e não pode dar o refúgio de que a alma humana necessita. Somente o Senhor é poderoso para cuidar de nossas vidas e dar-nos o alento na hora certa. Melhor é confiar no Senhor, naquilo que Ele pode fazer por nós do que na força ou sabedoria humana. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor. Só Ele é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Sabe o segredo da vitória em sua vida? Confiar no Senhor. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário