sexta-feira, 14 de junho de 2024

Alguns Conselhos a Mim Mesmo (Parte III)

    "Aceite as coisas como elas são, não como você deseja que elas sejam. O verdadeiro poder está em ajustar nossas expectativas à realidade, não em tentar moldar a realidade às nossas expectativas." 
 
    "Lembre-se que você tem controle apenas sobre suas próprias ações e pensamentos. O que acontece ao seu redor está além do seu controle e, portanto, não deve perturbar sua paz interior." 
 
    "A adversidade é uma oportunidade para desenvolver virtude. Cada desafio que enfrentamos nos fortalece e nos prepara para o próximo. Agradeça pelas dificuldades, pois elas são os verdadeiros testes do caráter." 
 
    "Medite sobre a mortalidade. Saber que a vida é finita nos ajuda a valorizar cada momento e nos livra do medo da morte. Cada dia é uma dádiva, e a consciência da nossa mortalidade dá urgência e propósito às nossas ações." 
 
    "A verdadeira liberdade está na autodisciplina. Ao dominar nossos desejos e impulsos, nos libertamos das correntes das paixões. A disciplina é a chave para uma vida equilibrada e virtuosa." 
 
    "A única coisa que verdadeiramente pertence a nós é o nosso caráter. Busque a virtude em todas as ações, pois a verdadeira felicidade vem da integridade e da retidão moral, não das posses materiais ou do reconhecimento externo." 
 
    "Cultive a ataraxia, a tranquilidade da mente, permanecendo imperturbável diante das flutuações externas. A serenidade é alcançada ao se manter equânime, aceitando com igual disposição tanto a alegria quanto a tristeza." 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário