segunda-feira, 9 de junho de 2014

Requisitos Necessários ao Mestre



Na lição Bíblica Dominical de ontem estudamos sobre o Dom Ministerial de Mestre ou Doutor. Uma lição muito importante porque aprendemos alguns princípios básicos na vida do cristão que recebe de Deus esse ministério. Dentre os destaques da lição quero pontuar quatro verdades fundamentais, isto é, requisitos necessários ao mestre.

Ser salvo em Cristo.

O Apóstolo Paulo é claro sobre esse princípio quando afirma: Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:10-13. O cristão que recebe o dom ministerial de Mestre deve ser, em primeiro lugar, um salvo em Cristo Jesus e levar a mensagem da cruz conforme ela é. Em segundo lugar, mais não menos importante, precisa acreditar no evangelho que prega. Isso significa dizer que a mensagem tem que ser fruto da vida espiritual do mestre que a ensina. Somente a partir deste princípio é que ele está apto a ensinar a palavra de Deus. Afirmo isso porque já vi pessoas que se dizem mestres que nem mesmo acredita na mensagem que ensina. Isso é inaceitável dentro da obra de Deus. Paulo tinha convicção da sua fé e enfrentou todos os desafios em defesa do evangelho de Cristo. Um exemplo de Mestre para as nossas vidas.

Precisa ter o hábito de ler.

Até parece uma incoerência dizermos isso, mais não é. É fácil notarmos pessoas que se dizem mestres que não tem o hábito da leitura. Sabemos, sem muita dificuldade, que o hábito de leitura ainda é insuficiente em nosso país. Culturalmente dizendo o brasileiro lê pouco e isso, também, é uma estatística negativa nas igrejas. Até pouco tempo perdurava a ideia de não se ler livros seculares, mas só a Bíblia. Nos dias de hoje essa ideologia vem sendo derrubada. O fato é que o Mestre que ensina tem que ler. Na verdade, tem que ler muito. O Apóstolo Paulo lia. Podemos inferir do que ele escreve a Timóteo: Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 2 Timóteo 4:13. Ao ler esse versículo bíblico lembro-me de minhas mudanças. As caixas mais pesadas são os livros. Normalmente falo para os carregadores que elas são o peso do conhecimento. A leitura ajuda-nos a entender o mundo que nos cerca e o mundo bíblico. Ajuda-nos a entender as filosofias e ideologias que o mundo apresenta. É preciso muita leitura, por exemplo, para se ensinar em uma Escola Dominical. É preciso muita leitura para saber refutar as falsas doutrinas e falsos ensinamentos que solapam a igreja nos últimos tempos. Por isso Paulo exortou veemente a Timóteo: Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 1 Timóteo 4:13. Persistir é ler continuamente, sem parar.

Preparo intelectual.

Logicamente se falamos de leitura estamos falando de preparo intelectual. No entanto, é preciso salientar que esse preparo intelectual é possível ser feito através de estudos bíblicos, cursos seculares, faculdades e, mais recentemente, pela internet. Não precisamos correr muito para encontrarmos respostas para o que quiser na rede mundial de computadores. O que acontece, as vezes, é que há um medo de pesquisar na internet por causa de sites mundanos. Isso depende do nível espiritual da pessoa. Falo sempre para os meus alunos que nossa geração é a geração mais informada da História. No entanto, informação não é conhecimento. É preciso sabermos estudar e tirar proveito das informações contidas na internet e disponível em larga escala para uma parcela considerável de pessoas no mundo todo. Há menos de 15 anos, lembro-me de procurar livros para elaborar sermões da Bíblia, hoje encontramos centenas de sites que disponibilizam milhares de esboços de sermões e estudos bíblicos. Logicamente, que é preciso estar atentos as falsas doutrinas e falsos ensinos que, também, tem aos milhares na internet. Mas, com a orientação do Espírito Santo de Deus poderemos ter um vasto conhecimento para utilizar na obra de Deus. Usando para a pregação do evangelho e salvação das almas. Tenho convicção que essas mensagens alcança milhares de pessoas que talvez eu nunca venha conhecer pessoalmente. Só Deus sabe o tamanho dessa obra. Eu sempre oro para que Ele direcione essas mensagens e elas alcancem aqueles que precisam dessas palavras. Que possamos seguir o conselho do Apóstolo Pedro que diz: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2 Pedro 3:18. Que possamos sempre crescer na graça e no conhecimento.

Um coração em chamas.

Ser salvo é essencial, acreditar na mensagem do evangelho fundamental, ler muito é primordial e ter o preparo intelectual importante para o Mestre. Mas, tudo isso não é nada se não tiver uma vida de oração. O coração em chamas é ser cheio do Espírito Santo. É sentir o que Jesus sentia pelas almas. É ser convertido e transformado pelo poder de Deus. Isso aconteceu com Pedro. Aquele homem que havia negado Jesus e que era sempre intempestuoso passou por uma transformação radical após a ressurreição de Jesus. Cheio do Espírito Santo de Deus, a Bíblia nos diz que ele e João subiam ao templo para orar quando viram um coxo na porta do Templo. Com a unção de Deus ele ordenou que aquele coxo fosse curado em Nome de Jesus e, logo após, fez um discurso cheio de poder sobre o ministério de Jesus. E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? Atos 3:12. Uma pessoa que se entrega de corpo e alma ao Senhor Jesus Cristo e derrama seu coração perante Ele recebe essa autoridade para transformar vidas. Um coração em chamas só é possível quando colocamos a vida no altar e suplicamos pela misericórdia de Deus sobre as vidas. Mas, ao fazermos isso, o inferno estremece porque não pode contra uma pessoa que tem um coração em chamas. Que Deus nos ajude a sermos assim e que Ele nos transforme em atalaias nessa última hora da igreja na face da terra. Nunca se precisou tanto de mestres para divulgar a Palavra de Deus com autoridade do céu.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário