segunda-feira, 2 de junho de 2014

Deus fala através da natureza - Parte IV




Deus fala através de uma jumenta.

E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Números 22:30-31.

Até que ponto a dureza de coração do ser humano é capaz de chegar? Essa é uma pergunta de difícil resposta uma vez que não há limites para a dureza de coração. O homem sempre procura andar pelos seus próprios desejos e fazer sempre o que lhe agrada. Mas, precisamos estar atentos para o chamado de Deus e ouvir sua voz.

Na história de Balaão, veja a que ponto chegou a negligência do ser humano. Foi preciso Deus usar uma jumenta para que ele compreendesse a voz de Deus. Na verdade, o animal já tinha notado a presença de Deus e alertado para não tomar o caminho errado. E se não fora a jumenta o anjo teria cortado a cabeça de Balaão porque o mesmo não obedecera a voz de Deus.

Ficamos impressionado quando vemos as formas de Deus agir na vida do homem. A uns Deus fala suavemente, a outros Deus fala através de sonhos, a outros através de sinais. No caso de Balaão, Deus usou uma jumenta para falar com ele. Em duas ocasiões a jumenta desviou-se do anjo e Balaão ficou irritado com isso e começou a espancar o animal que o transportava. Na terceira vez a jumenta caiu sobre os seus pés o que o deixou ainda mais nervoso. Nesse momento, Deus usa a jumenta para o advertir sobre a mensagem de Deus. O anjo o advertiu porque estava indo por um caminho que o levaria ao precipício.

Essa história nos ilustra a cegueira espiritual e a altivez que domina muitas pessoas. Ao receber um mandamento de Deus de que não devemos seguir determinadas pessoas ou grupos e, mesmo assim, desobedecemos a voz de Deus Ele pode tomar medidas drásticas para nos colocar de volta ao caminho. Não permita que Deus tenha que usar um animal para que venhas a entender a voz de Deus. Ele fala aos nossos corações e nos adverte a seguir os seus preceitos.

O que tem acontecido no seu caminhar? Tens notado os obstáculos surgindo diante de você a todo instante? Tens visto o sinal de que não é esse o caminho que você deve seguir? Peça orientação de Deus para a sua vida. Peça a Ele para abrir os seus olhos espirituais para que você possa ver o anjo com a espada desembainhada. Peça a misericórdia de Deus e volte ao caminho que Ele ordena você seguir. Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário