sábado, 16 de setembro de 2023

Meditações do Poeta Cacerense LXXI

    1. Se a tempestade que enfrentamos hoje, seja ela resultado de um trágico acidente, a perda de um emprego, uma doença, ou qualquer outra coisa, podemos ter a confiança de que o Senhor Jesus não nos abandonou e que está conosco. Ele nos ajudará a atravessar em segurança. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. Jesus sabe como lidar com tempestades. Se Ele disse que vamos passar para o outro lado, pode confiar. Portanto, não precisamos temer. 

    2. A verdade é que não entendemos os propósitos de Deus e, por isso, também, não entendemos o processo do sofrimento. Mas, de uma coisa eu tenho certeza: é do sofrimento que brota uma vida santa. O ouro é purificado pelo fogo. O aço é moldado pelo fogo. O cristão é santificado pelo sofrimento. Dessa forma, não se desespere se estiver passando pelo vale da sombra da morte. Não temas os perigos e nem se aflija por estar trilhando o caminho do sofrimento. Deus está te preparando para algo grandioso. Apenas confie na misericórdia do Senhor. 

    3. Nosso Deus nunca é previsível, mas é infalivelmente confiável. A grande questão é confiar. Quando não sabemos o que fazer e, quase nuca sabemos mesmos, o que precisamos, de verdade, é confiarmos na soberania do Senhor. Às vezes, a situação é tão complicada que, de todas as formas que olhamos, não vemos saída. Mas, se confiarmos em Deus, Ele vai resolver. Ele é extremamente imprevisível, mas é totalmente confiável. Que maravilha! 

    4. Se escolhermos uma vida desenfreada na busca por bens materiais vamos acabar sendo ludibriados pelos desejos do mundo. A luxúria, a ganância, a inveja, entre outros, são males de um mundo totalmente voltado na busca desenfreada para satisfazer o ego humano. Além disso, se não estamos contentes com o que temos, corremos o risco de perder a nossa alma por causa desses desejos. 

    5. Senhor, que eu ouça a sua voz mansa e suave a confortar-me nos momentos de angústia. Dá-me orientação e conceda-me a alegria da salvação. Quero ter paz no coração, por isso , faze-o consagrado a Ti, pronto para trabalhar no seu Reino e desejar, cada vez mais, a Tua volta para buscar os seus. O Senhor mostrou o seu grande poder na antiguidade e guiou muitos servos ao caminho da excelência. Que eu possa trilhar este caminho. 

    6. Precisamos aprender com a experiência, com os conselhos produtivos. Tudo isso nos fará crescer no conhecimento todos os dias. O que não podemos é tolerar os mendigos permanentes. Os ociosos que não querem nada com a vida. Esse tipo de gente só nos atrapalha. Eles tem o poder de nos sugar as energias. 

    7. Esse deve ser o maior desejo do nosso coração. Ver a glória de Deus. Sim. Essa é a melhor coisa porque não existe nada mais revelador e profundo do que a glória de Deus. Ver a glória de Deus significa sentir a maravilha do Deus todo poderoso, do Senhor Criador dos céus e da Terra. Ele que é sobre todas as coisas pode nos fazer ver a sua grandeza. 

    8. Os planos de Deus são maiores do que os nossos planos. Os caminhos do Senhor são melhores do que os nossos caminhos. Então, por que não fazermos a coisa certa? Quem pode nos orientar melhor do que aquele que conhece todas as coisas? Por isso a melhor decisão sobre a nossa vida futura precisamos tomar hoje. Uma vida dedicada a Deus exige preparação mental, espiritual e física. Se assim fizermos, com certeza o Senhor nos ajudará nas melhores escolhas para as nossas vidas e isso nos ajudará hoje e sempre. 

    9. Essa é uma verdade fundamental que devemos entender. Só é perdoado quem reconhece que necessita de perdão. Todos nós pecamos e nos distanciamos de Deus e existe milhares de pessoas que vão continuar caminhando em direção a perdição simplesmente porque não querem reconhecer essa dependência. Muitos não aceitam o fato de que é pecador e que necessita do perdão de Deus. Outros vivem a sua vida como se não houvesse um amanhã e ninguém para prestar contas. Fazem o que acham que deve fazer e "ninguém tem nada com isso." Mas, precisamos estar cientes de que necessitamos da graça de Deus na nossa vida. Precisamos do perdão de Deus. Precisamos da sua grande misericórdia. 

    10. É necessário fé para os dias de desespero. Os dias de desespero são as pedras que pavimentam o caminho da eternidade. São oportunidades de nos aproximarmos mais de Deus e de desfrutar do seu amor tão sublime. Os dias de desespero nos ensina a confiar na soberania de Deus e a buscá-lo de forma incondicional. 

    11. A leitura nos faz ter uma visão mais ampla das coisas e isso nos torna mais sábios cada vez que dedicamos a leitura. Busque o conhecimento. Dedique mais tempo da sua vida em boas leituras e você verá o quanto a sua vida pode mudar. A leitura é essencial e fundamental na vida de qualquer ser humano. Leia sempre! Leia muito! 

    12. Estamos no íntimo do coração de Deus. Ele se deleitará contigo se fizeres a sua vontade. O Senhor se alegrará conosco se andarmos em sua presença. Os pensamentos do Senhor são mais altos do que os nossos. Os planos dele são muito melhores do que o que pensamos. Então, por que insistimos em fazer as coisas do nosso jeito, da nossa maneira? Pare agora de andar nos seus próprios caminhos que, por sinal, só te causam dor e sofrimento, e volte a trilhar os caminhos do Senhor onde você encontrará paz e refrigério para a sua alma. 

    13. Você pode até achar que é o fim. Que não dá mais. Você olha e não vê mais saída para o seu problema. A sua angústia é terrível e você já não sabe o que fazer. Não. Não é o fim. Ouça-me neste instante. O Senhor Jesus Cristo é quem nos garante a vitória. Apenas creia no seu grande amor e na sua misericórdia. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário