quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ninguém está longe demais


Por Odair José da Silva 

A Bíblia, a Palavra de Deus, expressa categoricamente que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Não temos como expressar a magnitude deste amor revelado por Deus em prol da humanidade. Mas, como podemos entender isso? Após algum tempo refletindo sobre isso e fazendo perguntas de como poderia entender esse amor, deparei-me com uma passagem bastante conhecida que, como num passe de mágica, me abriu os olhos para compreender um pouco como é essa demonstração de amor de Deus pela humanidade. Partindo, então, da premissa do alcance do amor de Deus, compartilho com meus leitores a história de um resgate miraculoso registrado em Lucas 19. 1-10. Esse texto fala de Zaqueu, um publicano cobrador de impostos que teve um encontro com Jesus e sua vida transformada por causa desse encontro.

Diz o texto sagrado: "Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje". Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’”. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lucas 19.1-10).

A partir da leitura desse texto podemos considerar algumas lições que nos mostra o alcance do amor de Deus. Em primeiro lugar compreendemos que o amor de Deus em Cristo Jesus alcança qualquer pessoa, em qualquer lugar. Não importa o que a pessoa é ou fez na sua vida. Se essa pessoa reconhecer o amor de Deus através de Jesus Cristo e o aceitar como Senhor e Salvador essa pessoa é alcançada pelo amor de Deus.

Quando olhamos para a vida de Zaqueu podemos dividi-la em duas fases: a primeira quando ele estava lá no alto e não era salvo; a segunda quando ele estava por baixo e agora era alcançado pelo amor de Deus. E, a partir dessa perspectiva, podemos inferir algumas lições que são preciosíssimas para compreendermos o amor de Deus em nossas vidas.

A primeira lição é que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, mas nos tornamos pecadores. Foi assim com Zaqueu. Ele, como qualquer um de nós, foi feito a imagem e semelhança de Deus, mas se afastou de Deus por causa do pecado. “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. (Isaías 59.1,2). O pecado é que afasta o homem de Deus. Mas, mesmo assim, Deus busca o pecador perdido. Ele estende suas mãos e os procuram. Ele anuncia o ano aceitável do Senhor. Ele disponibiliza o tempo da graça e misericórdia para salvar o pecador. Ah! Se não fosse o amor de Deus para conosco. O que seria de nós?

A segunda lição é que dentro de nós há um desejo de buscar a Deus, mas o pecado nos impede. Vemos isso em Zaqueu. Quando ele soube que Jesus ia passar por ali ele procurou ver quem era Jesus. Mas encontrou diferentes dificuldades para realizar esse desejo. Isso representa o desejo do ser humano em ser salvo. Há um vazio na alma que ainda não encontrou a salvação em Jesus Cristo. Por mais que algumas pessoas insistem em dizer o contrário, sabemos que há no interior do ser humano o desejo de encontrar o seu Deus.

A terceira lição que aprendemos é que não devemos esperar tornarmos perfeitos para buscar a Deus. Zaqueu correu rápido para subir na figueira e ver Jesus. Apesar das dificuldades e sabedor que era mal visto pela sociedade ele foi atrás de sua salvação. Ele procurava um alívio para o vazio que sentia na sua alma. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. (Isaías 55.6). A Bíblia salienta que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23), mas mostra-nos o caminho dizendo “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2.8,9). Existem muitas pessoas enganadas querendo se aperfeiçoar e fazendo boas obras para serem salvas, mas estão iludidas porque a salvação é só através de Jesus Cristo. É dom de Deus. O que é preciso fazer é aceitar o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. Isso porque só existe um mediador entre Deus e os homens pelo qual podemos ser salvos, Jesus Cristo. (Atos 4.12).

A quarta lição que aprendemos aqui é que quando vamos até Jesus com uma atitude sincera ele nos acolhe. Foi o que aconteceu com Zaqueu. Ele foi sincero na sua busca. Ele queria ver Jesus. Quem sabe ele já tinha ouvido falar muito de Jesus e dos seus milagres, de suas palavras e ele buscava ver quem era Jesus. Mas, o mais importante de tudo isso é que ele buscava algo de diferente para sua vida. Ele era um homem rico, mas não era feliz. Tinha riqueza, mas não tinha felicidade. E buscou isso em Jesus. Mas ele foi com um coração sincero. E Jesus viu isso. Quando ele olha para Zaqueu ele viu a sinceridade do coração dele.

A quinta lição é não se preocupar com o que vão dizer de você. Jesus te recebeu e isso é o que importa. Aconteceu com Zaqueu e acontece nos nossos dias. O julgamento das pessoas. Ele é um pecador! Foi o que disseram. Como Jesus entra na casa de um pecador? Mas aquele homem não se importou com isso. Ele estava muito feliz para dar atenção para aquelas pessoas. Ele tinha encontrado o Mestre e a salvação de sua alma. Sua alma se rejubilava de alegria por ter encontrado Jesus. Nos dias atuais ainda vemos pessoas sendo discriminadas por causa do evangelho. Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Sim. Ele quer salvar e libertar os viciados, as prostitutas, os assassinos, enfim, não importa o pecado que a pessoa cometeu. O evangelho é para essas pessoas. Todos aqueles que se afastaram de Deus por causa do pecado, Jesus está buscando para salvar.

A sexta, mas não a última lição que percebemos aqui é que um coração aberto para Deus produz arrependimento e santidade. Vemos isso em Zaqueu quando ele aceita Jesus. Ele se arrepende de seus pecados e procura apresentar uma vida de santidade para o Mestre a partir de então. É isso que precisamos. Entregar nossas vidas a Jesus e segui-lo com fidelidade.

Para concluir esta mensagem quero dizer a você prezado leitor, que o amor de Deus é imenso. Ele está de braços abertos te esperando. Procure Jesus e aceite-O como seu Senhor e Salvador. O amor de Deus está derramado em nossos corações. Não importa o que você tenha feito e a sua situação atual. Se você crer em Jesus Cristo ele perdoará os seus pecados e transformará a sua vida. “Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. (Isaías 1.18). Entregue a sua vida para Jesus e deixe-o mudar o seu coração e então você encontrará alívio para a sua alma. Ninguém está longe demais do alcance do amor de Deus.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário