sexta-feira, 11 de abril de 2014

E se moveu de íntima compaixão




E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Lucas 15:20.

Gostamos muito quando as pessoas queridas nos tratam bem e demonstram carinho pelo que fazemos. Há uma alegria no coração humano quando as coisas dão certo e os planejamentos vão bem. No entanto, a vida é feita, também, de momentos ruins onde nem tudo acontece da forma que queremos. E, em muitos casos, as consequências das decisões erradas são pesadas. Quando menos tarda as pessoas encontram-se no mais profundo abismo em sofrimento. Uma decisão errada hoje pode ter sérias consequências amanhã.

Foi o que aconteceu com o filho pródigo. Jesus contou uma parábola onde um filho toma uma decisão séria. Pede sua herança e vai para longe de casa e gasta toda sua fortuna. Logicamente que quando a pessoa tem dinheiro ele tem amigos. Naturalmente, no entanto, não é raro de se ver a pessoa abandonada quando não tem mais o dinheiro ou o sucesso. Nessas horas as pessoas fogem. Isso acontece rotineiramente. O filho pródigo pode constatar isso na pele. Ao se ver no profundo do abismo ele lembrou-se de sua casa e de seu pai. Desejava ser tratado pelo menos como um dos empregados da casa que recebia melhor tratamento do que ele naquela terra distante.

Ao voltar para casa ele é surpreendido pelo carinho de seu pai. A Bíblia diz que ao ver o filho o pai moveu-se de íntima compaixão e correu ao encontro dele. Não é difícil imaginar essa cena. Provavelmente o pai ficava todos os dias com o coração apertado na esperança de ver o filho voltando. E quando isso acontece ele não consegue conter a sua alegria. Essa parábola é um exemplo muito claro do amor de Deus pela humanidade. Prova disso foi que o próprio Jesus contou-a e ilustrava o amor do Pai celestial pelos seus filhos.

Mas, o que chama atenção nesse relato bíblico e quero compartilhar com os amigos é sobre a compaixão de Deus. Essa palavra é tão profunda que não somos capazes de descrever o grande amor de Deus. O que podemos fazer é nos deleitar em receber essa dádiva. E se moveu de íntima compaixão. Que profundidade do amor de Deus! Que força! Que maravilha! Não somos merecedores e mesmo assim Deus move-se de íntima compaixão pelo pecador. Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ele estendeu suas mãos de misericórdia para que todos alcançassem a salvação.

Compaixão é a compreensão do estado emocional do próximo. É quando descobrimos o quanto a outra pessoa está sofrendo e nos colocamos no lugar dela. Só que isso não é uma coisa fácil de se fazer. Sentirmos os sofrimentos alheios é uma coisa, nos colocar no lugar do sofredor é outra coisa. E foi isso que Deus fez. Ele viu a miserabilidade do ser humano e sentiu íntima compaixão. A Bíblia diz Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Tal maneira é uma expressão de grandiosidade. Algo que não pode ser expressado em linguagem humana. Deus amou de tal maneira. Eis a grande compaixão de Deus pelo homem.

Compaixão é o desejo de aliviar o sofrimento alheio. Jesus é o exemplo máximo de compaixão. Ele andou entre os homens, viveu entre nós e sentiu as mesmas dores. Ele colocou-se no lugar do homem e levou sobre si as nossas enfermidades. Veja dois exemplos: Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram. Mateus 20:34. Dois cegos que necessitam da misericórida de Deus recebe de Jesus a visão. Quantos cegos espirituais perambulam pela vida e não percebem que Jesus está de braços abertos para lhes dar a visão espiritual. O outro exemplo é o filho da viúva de Naim. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. Lucas 7:13-14. Que Deus maravilhoso!

Compaixão é caracterizada pelas ações. Não adianta sentirmos compaixão das pessoas e não fazermos nada para ajudar. Deus olhou para a situação miserável do ser humano e tomou uma atitude. Com um amor grandioso Ele enviou seu único filho para morrer por nós. Essa era a única forma que existia para que pudéssemos ser salvos. A salvação não vem de nós ela é dom de Deus. Uma graça, isto é, um favor imerecido.

Depois de sabermos tudo isso é necessário que nos voltemos para Deus. Prezado amigo que estás a ler estas palavras creio que Deus tem uma mensagem para o seu coração. Quem sabe você tem passado por momentos de dificuldades e sofrimentos e não sabe o porque de tudo isso. Quem sabe você afastou-se dos caminhos de Deus e hoje está distante da casa do Senhor e sente no coração o desejo de estar de volta. Saiba que Deus está te esperando. Ele move-se de íntima compaixão por você. Ele deseja ardentemente que você o aceite como Senhor e Salvador. E Ele te espera de braços abertos. Faça isso ainda hoje. Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário