"Julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça e conforme a integridade que há em mim” (Salmos 7.8)
O Cristianismo é a religião da integridade. Os que o professam têm a obrigação de agir com inteireza de caráter quer na vida particular, quer na social e espiritual.
Há quem diga que era mais fácil ser um crente fiel nos dias de Jó que nos de nosso tempo. Entretanto, sabemos que as dificuldades de se manter uma vida santa diante de Deus sempre foram as mesmas. A pureza de Jó era consequência de um conceito de vida, da convicção de que “o temor do Senhor é a sabedoria” (28.28). O patriarca não só absteve-se da contaminação pela luxúria, adultério, imoralidade e corrupção de seus dias como também manteve-se íntegro em seus pensamentos mais íntimos (vv.1,7,9). E nós, que esforço temos feito nesse sentido?
Uma das expressões com que Deus define o caráter de Jó é integridade. Em todos os aspectos de sua vida, Jó não permitiu que houvesse brecha. Mesmo estando em condição vil, ele não cedeu à tentação, não perdeu a fé e não se deixou influenciar pelos constrangimentos. Além disso, voltou o olhar para si mesmo tentando encontrar uma resposta.
Tão diferente do que vemos hoje, quando é muito comum transferir responsabilidades, em todos os níveis, à semelhança de Adão que não titubeou em acusar Eva ao ser questionado por seu pecado: “A mulher que tu me deste…”. Avaliar a própria conduta deve ser primordial em meio à provação. Se for pecado, busque arrependimento. Se for tentação, resista.
“Ainda reténs a tua integridade?”. Embora ciente de que a integridade do patriarca não lhe era um mero ornamento, mas algo inerente ao caráter, a esposa de Jó queria saber se, apesar de todas aquelas provas, conservava ele a perfeição moral e espiritual (Jó 2.9).
Sim, ainda reténs a tua integridade? Como se haverá você diante dessa pergunta? Se chegou o momento de respondê-la, não vacile; aja com firmeza e determinação. De sua resposta, depende o seu destino eterno.
Você ainda retém a sua integridade? Ou já se conformou com este mundo? Os que o rodeiam podem atestar-lhe a idoneidade moral e espiritual? Sua vida é um protesto contra o pecado? Ou um aval para as coisas que vêm ocorrendo neste século que jaz no maligno?
Fonte: Lições Bíblicas CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário