terça-feira, 30 de julho de 2024

Discernindo os tempos

 
    Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu(Eclesiastes 3.1).
 
1. A transitoriedade da vida. 
 
    Um tema bem claro em Eclesiastes é o da transitoriedade da vida. Ela é efêmera, passageira. E Salomão estava consciente disso (Ec 1.4). Sendo a vida tão curta, que “vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?” (Ec 1.3). Esse é o dilema que Salomão procura responder. A vida é passageira, dura pouco. Por isso, muitos buscam satisfazer-se de várias formas. Há os que acham que a sabedoria resolverá o seu problema (Ec 1.16-18; 2.12-16). Outros buscam preencher a sua alma com os prazeres dessa existência (Ec 2.1-3). Ainda outros recorrem às riquezas (Ec 2.4-11). E, por último, há aqueles que se autorrealizam no trabalho (Ec 2.17-23). Tudo é vaidade! O centro da realização humana não está nessas coisas. 
 
2. A eternidade de Deus. 
 
    Cerca de 40 vezes o Pregador refere-se a Deus no Eclesiastes. Ele o identifica pelo nome hebraico Elohim, o Deus criador. Isto é proposital, pois Salomão alude com frequência àquilo que acontece “debaixo do sol” (Ec 1.3,9,14; 2.18). É debaixo do sol que está a criação; é debaixo do sol que o homem se encontra. Mas o Pregador tem algo mais a dizer. Ele quer destacar o enorme contraste entre a criação e o Criador, mais especificamente entre Deus e o Homem. Deus é eterno, onipotente, autoexistente, enquanto o homem é finito, frágil e transitório. Por ser mortal, o homem não deve fixar-se apenas nas coisas dessa vida, pois o Deus Eterno pôs a eternidade em seu coração (Ec 3.11 — ARA). 
 
Fonte: Lições Bíblicas CPAD

domingo, 28 de julho de 2024

Pensamentos de paz

    "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." (Jeremias 29:11) 

    Lembre-se de que, mesmo nos momentos mais difíceis, Deus tem um plano de paz e esperança para cada um de nós. Confie em Sua fidelidade e permaneça firme na fé, pois Ele nunca nos desampara. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Salmo 27:1). Será que precisamos mais do que essa promessa gloriosa? O Senhor tem pensamentos de paz para as nossas vidas e isso significa que Ele cuida das nossas vidas e nos garante essa paz. Que essa verdade fortaleça seu coração e renove sua esperança! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Se Cristo conosco vai

    Devemos saber e esperar que as lágrimas que derramamos, as lutas que enfrentamos, a dor emocional, a tristeza por amigos e entes queridos perdidos, se tornarão memórias, como as cicatrizes de Jesus. As cicatrizes nunca desaparecem completamente, mas também não doem mais. Algum dia, teremos o nosso corpo transformado e um novo céu e uma nova terra para habitarmos e vivermos. Isso se chama esperança. O cristão tem essa esperança porque sabe em quem tem crido. Sabe que Jesus veio ao mundo para resgatar todos aqueles que depositam nEle a sua confiança. Todos aqueles que O aceitam como Senhor e Salvador passa a ter essa viva esperança no coração. 

    O mundo em que vivemos é cheio de obstáculos e situações que, na maioria das vezes, nos fazem chorar. Muitas vezes a tristeza por algo que nos decepciona nos fazem querer desistir da vida. Nos trazem decepções e nos levam as lágrimas. No entanto, não podemos nos deixar sermos abatidos por esses sentimentos. O próprio Senhor Jesus Cristo nos disse que neste mundo teríamos aflições, mas pediu para que tenhamos bom ânimo porque Ele sempre estaria conosco. Temos a convicção de que não estamos sozinhos na caminhada e, nada mais do que a presença de Jesus, nos é suficiente para vencermos as lutas e desafios deste mundo. Se Cristo conosco vai, nós iremos até o fim. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 27 de julho de 2024

O mestre da aventura de viver

    O nosso Senhor é o mestre da aventura de viver; seguir a sua sabedoria nos traz a plenitude da vida. Nunca podemos nos esquecer de onde viemos, isto é, das mãos poderosas de Deus. Ele nos criou a sua imagem e semelhança e nos deu o fôlego de vida para vivermos uma vida abençoada. Nós que nos afastamos de seus propósitos e desviamos do caminho que Ele traçou para nós e, por isso, pagamos o preço da desobediência. Mas, quando voltamos o nosso olhar para a sua bondade e suplicamos a sua misericórdia, Ele nos atende e nos restaura. 

    Algumas vezes a nossa vida também pode parecer estar em ruínas. Criamos problemas por nós mesmos e os conflitos que nos são inevitáveis podem nos deixar devastados. Mas temos um Pai que compreende. Suave e pacientemente, Ele limpa todo o entulho, nos dá um novo propósito e constrói algo melhor. É assim que devemos viver. Buscar a sabedoria do Senhor e andar em seus propósitos. Fazendo isso teremos a comunhão e a graça do Senhor em nossas vidas e, nada neste mundo, pode ser melhor do que viver sob a plenitude do amor de Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Como deve um cristão ver os esportes/atletismo?

    O esporte é uma grande parte da vida de muitas pessoas, seja assistindo a eventos esportivos, levando seus filhos a treinos ou participando diretamente de esportes. 
 
    Esportes e competições atléticas são populares desde os tempos antigos. A Bíblia extrai várias analogias sobre a vida cristã do mundo dos esportes: 1 Coríntios 9:26 contém uma referência ao Boxe Sombra; o autor de Hebreus compara a vida cristã a uma corrida (Hebreus 12:1); e Paulo nos adverte: “Corram de tal maneira que ganhem o prêmio” (1 Coríntios 9:24). 
 
    Dado o uso positivo da Bíblia de analogias relacionadas a esportes, não pode haver nada inerentemente errado em assistir ou participar de eventos esportivos. Seguir o time de futebol favorito, jogar algumas partidas de golfe, assistir a uma partida de vôlei ou se inscrever no softball comunitário é algo que os cristãos podem fazer e curtir. Atletas e treinadores cristãos muitas vezes têm a oportunidade de usar sua proeminência nos esportes como uma plataforma para o avanço do evangelho. 
 
    Os cristãos que praticam esportes podem atestar os muitos benefícios que tal envolvimento pode proporcionar, incluindo a redução do estresse; controle de peso; camaradagem; e o desenvolvimento de habilidades de responsabilidade, liderança e comunicação, estabelecimento de metas e resolução de problemas. A resistência e a perseverança exigidas na competição atlética podem ser valiosas na construção e fortalecimento do caráter. 
 
    Um dos maiores benefícios de competir nos esportes é o desenvolvimento do autocontrole: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1 Coríntios 9:25). No cadinho da ação competitiva, a presença de autocontrole — ou a falta dele — torna-se óbvia para todos os observadores. Alguns atletas (e fãs) lidam com as adversidades relacionadas ao jogo com graça e equilíbrio; outros derretem em uma birra adulta. O problema não é o esporte; é o caráter interior do atleta ou torcedor. De muitas maneiras, um evento esportivo oferece uma ocasião para testar o caráter de vencedores e perdedores. Atletas, treinadores e torcedores cristãos devem ser cheios do Espírito Santo e mostrar o fruto do Espírito, não importa onde estejam, seja na quadra, no campo ou no vestiário. 
 
    Como em todas as áreas da vida, devemos ter equilíbrio em relação ao nosso envolvimento no esporte. Devemos estabelecer prioridades. É fácil para um fã de esportes exagerar, comprometendo muito tempo, dinheiro e outros recursos no que deveria ser uma diversão. É fácil para um atleta que deseja ter sucesso dedicar uma quantidade excessiva de tempo e energia ao treinamento, negligenciando a família, os amigos ou a sua caminhada com Deus. A Bíblia nos ajuda a esclarecer as nossas prioridades: “Pois o exercício físico tem algum valor, mas a piedade tem valor para tudo, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de vir” (1 Timóteo 4:8). 
 
    O esporte é bom e benéfico quando mantido em perspectiva. Nunca se deve permitir que os esportes interrompam o tempo com Deus ou se tornem mais importantes do que buscar o reino e a justiça de Deus (Mateus 6:33). Os ídolos não devem fazer parte da vida cristã (1 João 5:21). E em tudo o que fazemos, dentro ou fora do campo, devemos fazer tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). 
 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Ainda reténs a tua integridade?

    "Julga-me, SENHOR, conforme a minha justiça e conforme a integridade que há em mim” (Salmos 7.8) 
 
    O Cristianismo é a religião da integridade. Os que o professam têm a obrigação de agir com inteireza de caráter quer na vida particular, quer na social e espiritual. 
 
    Há quem diga que era mais fácil ser um crente fiel nos dias de Jó que nos de nosso tempo. Entretanto, sabemos que as dificuldades de se manter uma vida santa diante de Deus sempre foram as mesmas. A pureza de Jó era consequência de um conceito de vida, da convicção de que “o temor do Senhor é a sabedoria” (28.28). O patriarca não só absteve-se da contaminação pela luxúria, adultério, imoralidade e corrupção de seus dias como também manteve-se íntegro em seus pensamentos mais íntimos (vv.1,7,9). E nós, que esforço temos feito nesse sentido? 
 
    Uma das expressões com que Deus define o caráter de Jó é integridade. Em todos os aspectos de sua vida, Jó não permitiu que houvesse brecha. Mesmo estando em condição vil, ele não cedeu à tentação, não perdeu a fé e não se deixou influenciar pelos constrangimentos. Além disso, voltou o olhar para si mesmo tentando encontrar uma resposta. Tão diferente do que vemos hoje, quando é muito comum transferir responsabilidades, em todos os níveis, à semelhança de Adão que não titubeou em acusar Eva ao ser questionado por seu pecado: “A mulher que tu me deste…”. Avaliar a própria conduta deve ser primordial em meio à provação. Se for pecado, busque arrependimento. Se for tentação, resista. 
 
    “Ainda reténs a tua integridade?”. Embora ciente de que a integridade do patriarca não lhe era um mero ornamento, mas algo inerente ao caráter, a esposa de Jó queria saber se, apesar de todas aquelas provas, conservava ele a perfeição moral e espiritual (Jó 2.9). Sim, ainda reténs a tua integridade? Como se haverá você diante dessa pergunta? Se chegou o momento de respondê-la, não vacile; aja com firmeza e determinação. De sua resposta, depende o seu destino eterno. 
 
    Você ainda retém a sua integridade? Ou já se conformou com este mundo? Os que o rodeiam podem atestar-lhe a idoneidade moral e espiritual? Sua vida é um protesto contra o pecado? Ou um aval para as coisas que vêm ocorrendo neste século que jaz no maligno? 
 
Fonte: Lições Bíblicas CPAD

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Em meio as tempestades da vida

    Em meio às tempestades da vida, busquemos a serenidade da alma, como os sábios estoicos nos ensinaram. Reconheçamos que não controlamos os eventos externos, mas temos domínio sobre nossas reações e atitudes. Aceitar o que não podemos mudar nos liberta, e cultivar a virtude nos guia para a verdadeira paz interior. 
 
    Lembremo-nos das palavras de Epicteto: "Não são as coisas que nos perturbam, mas a nossa visão sobre elas." Quando enfrentamos desafios, pratiquemos a resiliência e a sabedoria, mantendo a calma e a clareza mental. Encontremos força na nossa capacidade de escolha, na nossa vontade de viver em harmonia com a natureza e com os princípios da razão. 
 
    Que cada ação nossa seja refletida com cuidado, guiada pela virtude e pela justiça. Que hoje, e todos os dias, possamos ser como a rocha que permanece firme, inabalável pelas ondas do destino. Cultivemos a gratidão pelo presente, a coragem diante do desconhecido e a serenidade em nossos corações.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 23 de julho de 2024

Nada me faltará

    "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." Salmos 23:1. 

    Este versículo do Salmo 23 é uma das passagens mais reconfortantes da Bíblia. Ele nos lembra que Deus é como um pastor amoroso que cuida de nós com zelo e atenção. Assim como um pastor guia e protege suas ovelhas, Deus nos guia e nos protege em todos os momentos. 

    Quando enfrentamos dificuldades ou sentimos que estamos em falta de algo, podemos nos lembrar desta promessa: com Deus como nosso pastor, nada nos faltará. Ele sabe do que precisamos e provê para nós de acordo com Sua sabedoria e bondade. Podemos descansar seguros, sabendo que estamos sob Seus cuidados constantes. 

    "Senhor, obrigado por seres o meu pastor e por cuidares de mim com tanto amor. Ajuda-me a confiar em Ti em todas as áreas da minha vida, sabendo que Tu suprirás todas as minhas necessidades. Dá-me a paz de saber que estou sob Tua proteção e orientação"

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Os projetos de Deus são bons

    "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." Jeremias 29:11. 
 
    Este versículo de Jeremias é uma poderosa lembrança do amor e cuidado de Deus por nós. Mesmo quando enfrentamos dificuldades e desafios, podemos confiar que Deus tem um plano para nossas vidas. Esses planos são para o nosso bem, para nos dar paz e esperança. 
 
    Às vezes, podemos não entender o caminho pelo qual estamos passando, mas este versículo nos assegura que Deus está no controle e tem um propósito para cada situação. Ele nos chama a confiar n'Ele e a entregar nossas preocupações, sabendo que Ele está trabalhando para o nosso bem. 
 
    "Senhor, obrigado por teus planos perfeitos para minha vida. Ajuda-me a confiar em Ti mesmo quando eu não entender os caminhos que estou percorrendo. Dá-me a paz que excede todo o entendimento e a esperança que vem de saber que Tu estás no controle. Amém"
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 21 de julho de 2024

A minha graça te basta

    "Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." — 2 Coríntios 12:9. 

    Em nossa vida, enfrentamos momentos de fraqueza, desafios e dificuldades que parecem ser insuperáveis. É nessas horas que podemos nos sentir desanimados e sem forças para continuar. No entanto, a Palavra de Deus nos lembra que Sua graça é suficiente para nós. Paulo, aqui, compartilha uma poderosa verdade: o poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza. Quando reconhecemos nossas limitações e nos voltamos para Deus, permitimos que Sua força se manifeste em nossas vidas. Nossas fraquezas se tornam oportunidades para o poder de Cristo brilhar ainda mais. 

    Hoje, pense em uma área da sua vida onde você se sente fraco ou desanimado. Entregue essa fraqueza a Deus em oração e peça para que Seu poder se aperfeiçoe em você. Confie que Sua graça é suficiente para sustentar e fortalecer você em todas as circunstâncias. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Alguns Conselhos a Mim Mesmo (Parte VI)

    Lembrar que a vida é finita pode ajudar a valorizar cada dia e a viver de acordo com os seus valores e prioridades. 
 
    Busque viver de acordo com princípios éticos e morais, cultivando virtudes como sabedoria, coragem, justiça e temperança. 
 
    Encare os desafios como oportunidades para fortalecer seu caráter. A adversidade pode ser um professor valioso. 
 
    Valorize suas relações e contribua para o bem-estar da comunidade. A solidariedade e o apoio mútuo são importantes para uma vida equilibrada e feliz. 
 
    Reserve um tempo para refletir sobre suas ações, pensamentos e emoções. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e a reforçar comportamentos positivos. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Alguns Conselhos a Mim Mesmo (Parte V)

    Concentre-se no que está ao seu alcance e deixe de lado o que não está. Você não pode controlar eventos externos ou as ações dos outros, mas pode controlar suas próprias atitudes e reações. 
 
    Desenvolva a capacidade de manter a calma e a compostura em situações difíceis. Isso ajuda a tomar decisões mais racionais e menos impulsivas. 
 
    Aceite as coisas como elas são, em vez de lutar contra elas. Veja cada situação, boa ou ruim, como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. 
 
    Imagine cenários negativos para se preparar para possíveis adversidades. Isso ajuda a valorizar o que você tem e a não ser pego de surpresa por infortúnios. 
 
    Concentre-se no momento presente e nas tarefas à sua frente. Preocupar-se excessivamente com o futuro ou remoer o passado pode gerar ansiedade desnecessária. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Quando confiamos no Senhor

    "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento." — Provérbios 3:5. 

    Nossa inclinação natural é confiar em nosso próprio entendimento e nas coisas que podemos ver e controlar. No entanto, a Bíblia nos chama a confiar no Senhor de todo o nosso coração. Isso significa entregar nossas ansiedades, dúvidas e medos a Deus, acreditando que Ele tem um plano maior e perfeito para nossas vidas. 

    Provérbios 3:5 nos desafia a dar um passo de fé e confiança total em Deus, mesmo quando não entendemos completamente o que Ele está fazendo. Quando confiamos no Senhor, reconhecemos Sua soberania e sabedoria acima da nossa. É um convite para descansar em Sua fidelidade e amor inabaláveis. 

    Hoje, pense em uma área específica da sua vida onde você está se apoiando no seu próprio entendimento. Entregue essa área a Deus em oração, pedindo por Sua direção e confiança em Seus planos. Tome uma decisão consciente de confiar no Senhor e seguir Sua orientação. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Como vencer as aflições da vida

    "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." - João 16:33 

    Os obstáculos e desafios são partes inevitáveis da vida. Eles podem surgir sob a forma de problemas de saúde, dificuldades financeiras, conflitos nos relacionamentos ou incertezas no trabalho. Jesus nos lembra que enfrentaremos aflições neste mundo, mas Ele também nos encoraja a ter coragem, pois Ele já venceu o mundo. 

    Esses desafios não são sinais de que Deus nos abandonou, mas oportunidades para fortalecer nossa fé e crescer espiritualmente. Cada obstáculo pode ser visto como uma chance de nos aproximarmos mais de Deus, buscando Sua orientação, força e paz. 

    Quando enfrentamos dificuldades, é essencial lembrar que não estamos sozinhos. Deus está conosco em cada passo do caminho, pronto para nos sustentar e guiar. A nossa confiança em Deus deve ser maior que o medo dos obstáculos, sabendo que Ele tem o controle de todas as coisas e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam como afirma o Apóstolo Paulo em Romanos 8:28. 

    Mas, para alcançarmos a vitória em Cristo Jesus devemos confiar em sua Palavra. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." - Provérbios 3:5-6 

    Certamente que a vida é cheia de desafios e incertezas, e muitas vezes nos encontramos tentando resolver tudo por conta própria. Este versículo nos lembra da importância de confiar plenamente em Deus. Quando colocamos nossa fé e confiança Nele, reconhecendo Sua soberania em todos os aspectos da nossa vida, Ele nos guia e endireita nossos caminhos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Quem conhece os caminhos de Deus?

    Quem conhece os caminhos de Deus? Por onde Ele quer nos conduzir? E o que fazemos enquanto estamos neste caminho? 

    Davi escreveu seus salmos enquanto passava pelo vale da sombra e da morte e era perseguido pelos exércitos. Elias ouviu a voz suave de Deus depois de sair da caverna onde se escondia da perseguição imposta pela temível rainha. Ezequiel foi levado a um vale de ossos secos para profetizar a esperança e restauração de Deus para o seu povo. 

    É, meu nobre irmão e minha querida irmã, não sabemos onde Deus vai nos levar, mas se Ele estiver conosco, tudo terminará bem! Só o Senhor nosso Deus pode nos ajudar a viver uma vida dentro de sua soberana vontade. A pessoa que teme ao Senhor viverá e aprenderá a caminhar nos preceitos divinos que são irrevogáveis. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 16 de julho de 2024

A paz de Deus

    "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus." — Filipenses 4:7. 
 
    Vivemos em um mundo cheio de estresse, preocupações e incertezas. Muitas vezes, buscamos paz em coisas temporárias que nos dão apenas um alívio momentâneo. No entanto, a verdadeira paz, aquela que transcende todas as circunstâncias, vem de Deus. Neste versículo, Paulo fala sobre a paz de Deus que ultrapassa todo entendimento humano. Essa paz é um presente que guarda nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Quando colocamos nossas preocupações nas mãos de Deus através da oração e confiança, Ele nos envolve com uma paz que não pode ser explicada, mas que é profundamente sentida. Faça uma lista de coisas que estão te preocupando. Leve essa lista em oração a Deus, pedindo por Sua paz em cada situação. Confie que Ele está no controle e que Sua paz guardará seu coração e mente.  
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Vivemos por fé

    "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." — 2 Coríntios 5:7. 
 
    Em nossa jornada de vida, muitas vezes enfrentamos desafios e situações que nos fazem duvidar do caminho à nossa frente. É nesses momentos que a fé se torna nossa âncora. A fé não é apenas acreditar em algo sem ver, mas confiar em Deus, mesmo quando o caminho parece incerto. Paulo nos lembra neste versículo que devemos viver por fé e não pelo que vemos. Isso significa que, apesar das dificuldades e incertezas, devemos confiar que Deus tem um plano para nós. Ele nos guia e sustenta, mesmo quando não entendemos completamente Suas maneiras. Hoje, reserve um momento para refletir sobre uma área da sua vida onde você sente incerteza. Entregue essa preocupação a Deus em oração e peça por fé para confiar em Seus planos. Lembre-se de que Ele está sempre ao seu lado, guiando cada passo do caminho. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Poder

    "A verdadeira medida de um homem é o que ele faz com o poder." - Platão 
 
    A natureza do poder é uma questão central na filosofia política e ética, refletindo sua complexidade e a maneira como ele influencia a sociedade e os indivíduos. O poder, em sua essência, é a capacidade de influenciar ou controlar o comportamento dos outros, seja através da autoridade legítima, da persuasão ou da força. É uma força omnipresente que molda as estruturas sociais, políticas e econômicas, definindo relações e determinando o curso dos eventos históricos. 
 
    No entanto, o poder não é uma entidade estática; ele é fluido e dinâmico, mudando de mãos e assumindo diversas formas. Em um contexto democrático, o poder idealmente reside no povo, exercido através de representantes eleitos. Em regimes autoritários, o poder é concentrado em uma única entidade ou grupo. Em ambos os casos, a maneira como o poder é exercido e controlado determina a justiça e a equidade da sociedade. 
 
    Os perigos do poder são igualmente profundos. Como observou Lord Acton, "o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente." Esta corrupção pode se manifestar de várias maneiras: desde a tirania e o abuso de autoridade até a criação de desigualdades profundas e injustiças sociais. O poder sem controle pode levar à opressão, à perda de liberdades individuais e à degradação moral daqueles que o exercem. A história está repleta de exemplos de líderes que, uma vez no poder, se desviaram dos princípios éticos e morais, colocando seus interesses pessoais acima do bem comum. 
 
    A responsabilidade associada ao poder é imensa. Aqueles que detêm o poder têm o dever de exercê-lo com justiça, equidade e compaixão. Eles devem ser guardiões do bem comum, tomando decisões que beneficiem a sociedade como um todo e não apenas um grupo seleto. A transparência, a responsabilidade e a prestação de contas são essenciais para garantir que o poder não seja abusado. Além disso, aqueles que detêm o poder devem estar cientes de sua própria falibilidade e buscar constantemente o conselho e a crítica construtiva para evitar a corrupção e o erro. 
 
    A ética do poder envolve também a necessidade de empatia e compreensão das necessidades e desejos dos outros. O verdadeiro líder é aquele que utiliza seu poder para capacitar e elevar os outros, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa. A liderança ética reconhece que o poder é um meio para um fim maior - a criação de um mundo onde todos possam prosperar. 
 
    Em última análise, a natureza, os perigos e as responsabilidades associadas ao poder são interligados. O poder, quando exercido de maneira justa e ética, tem o potencial de promover o bem-estar e o progresso. No entanto, quando mal utilizado, pode levar à corrupção, à opressão e à injustiça. Portanto, a reflexão contínua sobre a ética do poder é crucial para a construção de sociedades mais justas e equitativas. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 14 de julho de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma LII

    1. "Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos." — 2 Coríntios 5:7. Em nossa jornada de vida, muitas vezes enfrentamos desafios e situações que nos fazem duvidar do caminho à nossa frente. É nesses momentos que a fé se torna nossa âncora. A fé não é apenas acreditar em algo sem ver, mas confiar em Deus, mesmo quando o caminho parece incerto. Paulo nos lembra neste versículo que devemos viver por fé e não pelo que vemos. Isso significa que, apesar das dificuldades e incertezas, devemos confiar que Deus tem um plano para nós. Ele nos guia e sustenta, mesmo quando não entendemos completamente Suas maneiras. Hoje, reserve um momento para refletir sobre uma área da sua vida onde você sente incerteza. Entregue essa preocupação a Deus em oração e peça por fé para confiar em Seus planos. Lembre-se de que Ele está sempre ao seu lado, guiando cada passo do caminho. 

    2. "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus." — Filipenses 4:7. Vivemos em um mundo cheio de estresse, preocupações e incertezas. Muitas vezes, buscamos paz em coisas temporárias que nos dão apenas um alívio momentâneo. No entanto, a verdadeira paz, aquela que transcende todas as circunstâncias, vem de Deus. Neste versículo, Paulo fala sobre a paz de Deus que ultrapassa todo entendimento humano. Essa paz é um presente que guarda nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Quando colocamos nossas preocupações nas mãos de Deus através da oração e confiança, Ele nos envolve com uma paz que não pode ser explicada, mas que é profundamente sentida. Faça uma lista de coisas que estão te preocupando. Leve essa lista em oração a Deus, pedindo por Sua paz em cada situação. Confie que Ele está no controle e que Sua paz guardará seu coração e mente. 

    3. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento." — Provérbios 3:5. Nossa inclinação natural é confiar em nosso próprio entendimento e nas coisas que podemos ver e controlar. No entanto, a Bíblia nos chama a confiar no Senhor de todo o nosso coração. Isso significa entregar nossas ansiedades, dúvidas e medos a Deus, acreditando que Ele tem um plano maior e perfeito para nossas vidas. Provérbios 3:5 nos desafia a dar um passo de fé e confiança total em Deus, mesmo quando não entendemos completamente o que Ele está fazendo. Quando confiamos no Senhor, reconhecemos Sua soberania e sabedoria acima da nossa. É um convite para descansar em Sua fidelidade e amor inabaláveis. Hoje, pense em uma área específica da sua vida onde você está se apoiando no seu próprio entendimento. Entregue essa área a Deus em oração, pedindo por Sua direção e confiança em Seus planos. Tome uma decisão consciente de confiar no Senhor e seguir Sua orientação. 

    4. "Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." — 2 Coríntios 12:9. Em nossa vida, enfrentamos momentos de fraqueza, desafios e dificuldades que parecem ser insuperáveis. É nessas horas que podemos nos sentir desanimados e sem forças para continuar. No entanto, a Palavra de Deus nos lembra que Sua graça é suficiente para nós. Paulo, aqui, compartilha uma poderosa verdade: o poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza. Quando reconhecemos nossas limitações e nos voltamos para Deus, permitimos que Sua força se manifeste em nossas vidas. Nossas fraquezas se tornam oportunidades para o poder de Cristo brilhar ainda mais. Hoje, pense em uma área da sua vida onde você se sente fraco ou desanimado. Entregue essa fraqueza a Deus em oração e peça para que Seu poder se aperfeiçoe em você. Confie que Sua graça é suficiente para sustentar e fortalecer você em todas as circunstâncias. 

    5. "Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." Jeremias 29:11. Este versículo de Jeremias é uma poderosa lembrança do amor e cuidado de Deus por nós. Mesmo quando enfrentamos dificuldades e desafios, podemos confiar que Deus tem um plano para nossas vidas. Esses planos são para o nosso bem, para nos dar paz e esperança. Às vezes, podemos não entender o caminho pelo qual estamos passando, mas este versículo nos assegura que Deus está no controle e tem um propósito para cada situação. Ele nos chama a confiar n'Ele e a entregar nossas preocupações, sabendo que Ele está trabalhando para o nosso bem. "Senhor, obrigado por teus planos perfeitos para minha vida. Ajuda-me a confiar em Ti mesmo quando eu não entender os caminhos que estou percorrendo. Dá-me a paz que excede todo o entendimento e a esperança que vem de saber que Tu estás no controle. Amém". 

    6. "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." Salmos 23:1. Este versículo do Salmo 23 é uma das passagens mais reconfortantes da Bíblia. Ele nos lembra que Deus é como um pastor amoroso que cuida de nós com zelo e atenção. Assim como um pastor guia e protege suas ovelhas, Deus nos guia e nos protege em todos os momentos. Quando enfrentamos dificuldades ou sentimos que estamos em falta de algo, podemos nos lembrar desta promessa: com Deus como nosso pastor, nada nos faltará. Ele sabe do que precisamos e provê para nós de acordo com Sua sabedoria e bondade. Podemos descansar seguros, sabendo que estamos sob Seus cuidados constantes. "Senhor, obrigado por seres o meu pastor e por cuidares de mim com tanto amor. Ajuda-me a confiar em Ti em todas as áreas da minha vida, sabendo que Tu suprirás todas as minhas necessidades. Dá-me a paz de saber que estou sob Tua proteção e orientação"

    7. Em meio às tempestades da vida, busquemos a serenidade da alma, como os sábios estoicos nos ensinaram. Reconheçamos que não controlamos os eventos externos, mas temos domínio sobre nossas reações e atitudes. Aceitar o que não podemos mudar nos liberta, e cultivar a virtude nos guia para a verdadeira paz interior. Lembremo-nos das palavras de Epicteto: "Não são as coisas que nos perturbam, mas a nossa visão sobre elas." Quando enfrentamos desafios, pratiquemos a resiliência e a sabedoria, mantendo a calma e a clareza mental. Encontremos força na nossa capacidade de escolha, na nossa vontade de viver em harmonia com a natureza e com os princípios da razão. Que cada ação nossa seja refletida com cuidado, guiada pela virtude e pela justiça. Que hoje, e todos os dias, possamos ser como a rocha que permanece firme, inabalável pelas ondas do destino. Cultivemos a gratidão pelo presente, a coragem diante do desconhecido e a serenidade em nossos corações. 

    8. Pare e pense sobre a sua vida e suas atitudes. Você tem alcançado um grau de maturidade espiritual com o passar do tempo? Ou sente que estás estagnado na vida? Saiba que cada pequeno passo de fé é um passo gigante de crescimento. Você fica desanimado com sua aparente falta de crescimento espiritual? Talvez você costume perder a calma ou gostar daquele bocado picante de fofoca que você simplesmente não consegue resistir a repassar. Ou talvez você se levante tarde demais para ter tempo de orar e ler a Bíblia, apesar da resolução de ligar o alarme para mais cedo. Se isso está acontecendo, você precisa redirecionar as ações de sua vida. Precisa de compromisso com Deus. Precisa urgentemente voltar-se para a presença do Pai e buscar o seu auxílio. Quanto mais perto de Deus você estiver, mais a presença dEle se fará visível em sua vida. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 13 de julho de 2024

Palavras escritas para os perdidos

Palavras escritas fluem pelas veias 
São essências da vida e o vazio é eliminado 
Quando se sabe ter as palavras certas 
Que podem despertar os ignorantes 
E levá-los as alturas da imaginação 
Além do escuro das cavernas que viviam 
Porque alguns fantasmas ficaram pelos becos vazios. 

Existe um entorpecimento em diversas pessoas 
Mentes enfumaçadas de ópio e crendices 
Crenças capazes de ruir os sonhos dos cidadãos 
Paranoia de ilusões que paira nestes dias 
No ar que todos somos obrigados a respirar 
Sem saber que nada é uma mera ficção 
Mas apenas uma sombra gigantesca da realidade. 

Pode ser que a imortalidade esteja a caminho 
Mas quem pode acreditar piamente nessa história 
Quando não se enxerga o caminho 
Os passos são sempre de grandes indecisões 
Em algum lugar escondido sempre tem 
Uma grande serpente que segue engolindo verdades 
Bem diante de nossos olhos cegos pela ignorância. 

Conta-se de uma lenda antiga incrível 
De que os deuses morrem se não souberem dançar 
E tem aqueles que acreditam nas histórias 
Escritas nos livros para os perdidos 
Porque dizem que são palavras impressionantes 
Oráculos que predizem o futuro com precisão 
E não escondem as verdades que devem ser proferidas. 

Afirmam os profetas das desilusões 
Os que percorrem as cidades opulentas e sujas 
Que o buraco dá sempre no fundo do abismo 
Mas quase ninguém dá ouvidos a eles 
Então o tolo desce da montanha com algumas previsões 
E destilam as suas reflexões milenares 
Convencendo os sábios de que estão errados. 

Nunca haverá tantas perguntas perturbadoras 
Quanto as que indagam sobre a existência 
Como pode ser assim as nossas inquietações? 
Quem pode esconder a sua dor e o seu sofrimento? 
Até quando você pode suportar essa afronta? 
Alguns tem os seus olhos desfocalizado 
Enquanto existem palavras na boca de um solitário. 

 Poema: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 12 de julho de 2024

O tempo de agradecer chegou

    O tempo de agradecer chegou. O tempo de elevar as mãos para o céu e louvar o Deus da nossa criação. 

    No mundo passamos por momentos de aflições, angústias, medos e, até mesmo, de desespero. No entanto, nunca devemos nos esquecer de quem está sempre conosco. O Deus que criou os céus e a Terra. O Senhor Todo Poderoso que criou cada um de nós com um propósito e que cuida de cada um com cuidados especiais. 

    Você é muito importante para Deus, não se esqueça disso. Por sua causa Ele enviou Jesus Cristo, seu único Filho, para nos garantir a salvação. Deus é aquele que nos ama com amor incondicional. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 11 de julho de 2024

As muralhas de Jericó: 5 lições que aprendemos!

    "Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava. Então o Senhor disse a Josué: 'Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes tocarão as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá, e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver.'" Josué 6:1-5 (NVI) 
 
    5 Lições que aprendemos com esse episódio: 
 
    1. Obediência à Palavra de Deus: A história das muralhas de Jericó nos ensina a importância da obediência à Palavra de Deus. Josué e os israelitas seguiram as instruções divinas à risca, mesmo que parecessem ilógicas do ponto de vista humano. Muitas vezes, Deus nos pede para fazer coisas que não entendemos completamente, mas a nossa obediência demonstra nossa fé e confiança Nele. 
 
    2. Fé em Ação: A caminhada ao redor das muralhas de Jericó é um exemplo poderoso de fé em ação. Os israelitas não apenas acreditaram que Deus lhes daria a vitória, mas agiram conforme a orientação divina. A fé verdadeira não é passiva; ela se manifesta através das nossas ações. 
 
    3. O Poder da Unidade: Os israelitas marcharam juntos ao redor da cidade. Esta unidade é crucial para vencer as batalhas espirituais e os desafios da vida. Quando estamos unidos em propósito e fé, somos mais fortes e podemos testemunhar o mover poderoso de Deus em nossas vidas. 
 
    4. A Importância da Perseverança: Os israelitas marcharam por sete dias antes que as muralhas caíssem. Às vezes, precisamos perseverar em nossas orações e ações, mesmo quando não vemos resultados imediatos. A perseverança é uma demonstração de nossa fé e confiança de que Deus está no controle e agirá no tempo certo. 
 
    5. A Vitória é do Senhor: Finalmente, a queda das muralhas de Jericó nos lembra que a vitória pertence ao Senhor. Não foi a força militar dos israelitas que derrubou as muralhas, mas o poder de Deus. Quando enfrentamos desafios, devemos lembrar que a nossa confiança deve estar em Deus, que é capaz de fazer o impossível. 
 
    Oração: Senhor Deus, agradecemos por Tua Palavra e pelas lições que aprendemos através dela. Ajuda-nos a obedecer à Tua voz, a agir com fé, a permanecer unidos como corpo de Cristo, a perseverar nas dificuldades e a confiar plenamente em Ti. Que possamos ver as muralhas em nossas vidas caírem pelo Teu poder, e que a Tua glória seja manifestada em nós e através de nós. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 10 de julho de 2024

A Cura de Naamã: A Humildade e a Obediência que Transformam

    “Então ele desceu e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou limpo.” – 2 Reis 5:14 
 
    A história de Naamã, um comandante do exército sírio, é uma poderosa lembrança de como a humildade e a obediência podem trazer cura e transformação em nossas vidas. Naamã era um homem de grande posição e poder, mas sofria de lepra, uma doença que o fazia sentir-se impuro e isolado, apesar de toda sua autoridade e riquezas. 
 
    Ao ouvir sobre o profeta Eliseu, Naamã viajou em busca de cura. Esperava que Eliseu viesse até ele, realizasse algum grande ato e o curasse imediatamente. No entanto, o profeta nem sequer saiu de sua casa, mas enviou um mensageiro com instruções simples: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada e ficarás limpo” (2 Reis 5:10). 
 
    No início, Naamã ficou furioso. Como poderia um simples banho no rio Jordão, um rio insignificante comparado aos grandes rios de sua terra natal, curá-lo? Mas seus servos o encorajaram a obedecer às instruções do profeta. Naamã, finalmente, cedeu, mergulhou-se no rio sete vezes e foi curado. 
 
    Esta história nos ensina algumas lições valiosas: 
 
    Humildade: Naamã precisou deixar de lado seu orgulho e sua expectativa de um grande espetáculo para aceitar uma instrução simples e humilde. Às vezes, Deus nos chama a ações simples que requerem a humildade de reconhecer nossa dependência Dele. 
 
    Obediência: A cura de Naamã veio através de sua obediência à palavra de Deus transmitida por Eliseu. A obediência a Deus, mesmo quando não entendemos completamente Seus caminhos, pode nos levar a experiências de cura e renovação. 
 
    Confiança em Deus: Naamã teve que confiar que Deus, através do profeta Eliseu, sabia o que era melhor para ele. Nossa fé é fortalecida quando colocamos nossa confiança em Deus, acreditando que Seus caminhos são mais altos que os nossos. 
 
    Hoje, pense sobre as áreas de sua vida onde Deus está pedindo humildade e obediência. Talvez você esteja esperando por uma grande mudança ou um sinal espetacular, mas Deus pode estar pedindo que você dê um passo simples de fé. Confie Nele, siga Sua orientação e experimente a cura e a renovação que Ele tem para você. 
 
    Oração: Senhor, ajuda-me a ser humilde e obediente à Tua palavra. Que eu possa confiar em Teus caminhos, mesmo quando não os compreendo completamente. Obrigado pelo exemplo de Naamã e pela cura que Tu ofereces a todos que se voltam a Ti com fé. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 9 de julho de 2024

Como evitar a ansiedade

    “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pedro 5.7). 
 
    A ansiedade está no topo da lista dos grandes males que afligem a sociedade dos nossos dias. Acontecimentos veementes e pavorosos por toda parte, têm levado inúmeras pessoas a se preocuparem demasiadamente com a segurança e o futuro. Mesmo entre os crentes em Jesus, há os que se deixam dominar pela ânsia, agitação e medo, anulando a fé em suas vidas. O Senhor Jesus, em seus ensinos, revelou-nos o caminho para vencermos a ansiedade, demonstrando que o Deus que cuida das aves e dos lírios do campo, é o mesmo que cuida de nós com seu imenso amor. Para tanto, basta tão somente confiarmos nEle e buscarmos seu reino e justiça em primeiro lugar. A ansiedade não terá lugar em nossas vidas quando dermos prioridade a Deus, especialmente nas seguintes situações: 
 
    1. Diante das finanças. A Bíblia afirma que Deus deve estar em primeiro lugar também em nossas finanças (Mt 6.19-34). Portanto, devemos evitar a avareza e a busca desesperada pelos recursos deste mundo (1Tm 6.6-11). As riquezas que acumulamos nesta vida são perecíveis e passageiras, mas as que ajuntamos no céu são perenes (Mt 6.19-20; Lc 12.16-21). Por isso Jesus nos alertou: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21). Os bens materiais e a prosperidade são dádivas divinas (Ec 5.19 cf. 3.13; 1Tm 6.17). O que a Palavra de Deus condena é o materialismo avaro que cativa suas vítimas a este mundo, fazendo-as desprezar o Reino de Deus (Mt 13.21,22; 2Tm 4.10). 
 
    2. Diante das necessidades cotidianas. Segundo Mateus 6.25-32, não precisamos nos preocupar sobre o que iremos comer, beber ou vestir. Tal inquietação é infrutífera (v.27), inadequada para o crente e sinônimo de incredulidade (vv.31,32). O Senhor se apraz em suprir todas as nossas necessidades (2Co 8.9; Ef 1.3; Fp 4.19). 
 
    3. Diante do trabalho para o Senhor. Deus deve estar acima do trabalho que realizamos para Ele mesmo. A Palavra afirma: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça” (v.33), isto é, as realidades celestiais deverão vir à frente das terrenas. Aqui temos uma verdadeira escala de valores: o corpo vale mais que seu vestuário, a vida vale mais do que a comida que a sustenta (vv.25-32), e acima das coisas terrenas, está o Senhor, Todo-Poderoso. Entregue a Cristo a direção e o controle total de sua vida, e desfrutarás do seu onipotente e eterno cuidado (Rm 8.32; 2Co 9.8-11). 
 
    A ansiedade não terá lugar em nossa vida se dermos prioridade a Deus diante das finanças, das necessidades cotidianas e no trabalho para o Senhor. Nosso maior anseio deve ser a presença de Deus e a busca de seu Reino (Sl 42.1; 130.6). Não se preocupe com as demais coisas! Descanse no Senhor! Coloque um fim a toda ansiedade que procura tirar sua paz e prejudicar sua comunhão com Deus (Sl 37.7). Saia imediatamente do labirinto da escuridão e do medo! Liberte-se das correntes que o prendem a esse mal! Permaneça em Cristo pela fé (Sl 55.22; 1Pe 5.7) e aceite o amoroso convite de Jesus (Mt 11.28-30). 
 
Fonte: Lições Bíblicas CPAD

segunda-feira, 8 de julho de 2024

O Senhor é o meu Pastor

    “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.” - Salmos 23:1-3 
 
    Neste salmo, Davi descreve Deus como um pastor amoroso que cuida de suas ovelhas. Assim como um pastor provê todas as necessidades de suas ovelhas, Deus cuida de nós com o mesmo zelo e dedicação. 
 
    Quando Davi diz "de nada terei falta", ele está expressando uma confiança profunda na provisão de Deus. Mesmo em tempos de necessidade ou dificuldade, podemos confiar que Deus sabe exatamente o que precisamos e Suas provisões são sempre perfeitas. 
 
    A imagem de "verdes pastagens" e "águas tranquilas" nos lembra que Deus não apenas nos sustenta fisicamente, mas também nos oferece descanso e renovação espiritual. Ele nos conduz a lugares de paz onde podemos encontrar descanso para nossas almas cansadas. 
 
    Além disso, Deus nos guia "nas veredas da justiça". Ele nos mostra o caminho certo a seguir e nos guia para vivermos de acordo com Seus princípios, tudo isso por amor do Seu nome. A orientação divina é um reflexo de Seu amor e caráter. 
 
    Hoje, tome um momento para meditar sobre a bondade e a provisão de Deus em sua vida. Agradeça a Ele por ser seu pastor e por sempre cuidar de você, mesmo nos momentos mais difíceis. Confie que Ele continuará a guiá-lo e sustentá-lo, proporcionando paz e renovação para sua alma. 
 
    Que você encontre conforto e segurança no cuidado constante do Senhor, sabendo que Ele é o seu pastor fiel. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Paz que transcende o entendimento

    “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.” - Filipenses 4:6-7 
 
    Em nosso dia a dia, é fácil sermos consumidos pelas preocupações. As responsabilidades, os desafios e as incertezas podem rapidamente nos sobrecarregar. No entanto, a Palavra de Deus nos convida a um caminho diferente — um caminho de entrega e confiança. 
 
    Paulo, ao escrever aos Filipenses, nos exorta a não nos preocuparmos com nada. Em vez disso, devemos levar todas as nossas necessidades a Deus em oração, com um coração cheio de gratidão. Essa atitude de fé não é apenas um exercício espiritual, mas um caminho para experimentar a paz de Deus. 
 
    Essa paz, descrita como transcendente, é algo que vai além do nosso entendimento humano. É uma paz que não depende das circunstâncias externas, mas que guarda nosso coração e mente em Cristo Jesus. Quando escolhemos confiar em Deus e entregar nossas preocupações a Ele, somos envolvidos por essa paz divina. 
 
    Hoje, reserve um momento para apresentar suas preocupações a Deus. Seja específico em suas orações e lembre-se de agradecer por todas as bênçãos já recebidas. Permita que a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guarde seu coração e mente. 
 
    Que você encontre descanso e renovação em Cristo, sabendo que Ele cuida de você e que Sua paz é sempre suficiente. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense