quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma XVI

    1. Você não pode ficar parado no tempo. Não pode cruzar os braços e esperar que as coisas acontecem. Não fomos feitos para isso. Você precisa agir. O tempo não espera por ninguém. A vida passa e nós voamos. Quando menos esperamos a vida já se foi. Então fica a pergunta: O que fizemos de nosso tempo? Acorde para a vida. Olhe com esperança o tempo que ainda lhe resta e faça as coisas acontecerem para você. Tire das gavetas os sonhos que sempre teve e batalhe para conquistá-los. A vida é um dom precioso que deve ser valorizada a cada novo amanhecer. 

    2. A linguagem, como algo peculiar ao ser humano, é muito preciosa para ser usada iniquamente. Não permitamos, pois, que a nossa língua seja instrumento de um dos pecados que Deus mais abomina: a disseminação de contendas entre os irmãos. À luz da Palavra de Deus, somos encorajados a andar em união, harmonia e paz. Portanto, com a nossa língua abençoemos o nosso semelhante, pois assim fazendo, bendiremos também ao Senhor nosso Deus. Nossas vidas devem servir de exemplos a outros. Portanto, que a nossa língua seja controlada. 

    3. Um dos maiores males que podemos cometer é nos esquecermos de onde o Senhor Deus nos tirou. Éramos pecadores perversos e estávamos atolados no mundo de corrupção e podridão espiritual. Estávamos perdidos para sempre. Não havia nenhuma esperança. Tudo era escuridão. No entanto, o Senhor foi misericordioso e nos resgatou de um mundo perdido. O Senhor nos tirou de um charco de lodo. Nos resgatou da escravidão do pecado e nos garantiu a salvação eterna. Não podemos nos esquecer desse amor tão grande. Não merecíamos. Não fizemos nada para merecer este amor. 

    4. Tem momentos na vida que parece que chegamos no fundo do poço. Parece que tudo está perdido e que não existe mais solução para os nossos problemas. No entanto, é nesses momentos que podemos contar com a misericórdia de Deus. Quando chega o abatimento na alma devemos clamar com fé ao Senhor nosso Deus e Ele irá nos socorrer. Nossos inimigos podem até parecerem invencíveis, mas, Deus é maior e vai nos ajudar. Ele é Senhor e está vivo cuidando de cada um de nós. Creia na bondade e proteção de Deus e viva uma vida de vitória. 

    5. Vivemos dias turbulentos neste planeta. Um aumento considerável da violência e falta de consideração das pessoas. A maioria das pessoas parecem estar prestes a explodirem. Por isso é preciso termos calma e cultivar a paz neste momento. Procurar a paz, viver a paz, resolver conflitos. Esse deve ser o nosso lema. Afinal, somos chamados para fazermos a diferença neste mundo. Um segredo para a vitória pessoal do autocontrole é sabermos pensar antes de qualquer decisão. Isso evita muitos constrangimentos em nossa vida. Aprenda a procurar a paz onde você está. Desenvolva o autocontrole e deixe Deus resolver os problemas que você não pode resolver. 

    6. Ter comunhão com Deus é o primeiro passo para se ter sabedoria. Ele diz que se alguém tem falta de sabedoria que peça a Deus, pois Ele dá a verdadeira sabedoria. Não sejas tolo em permanecer nesta vida medíocre que vives até hoje. Busque a sabedoria que vem de Deus. O verdadeiro cristão é aquele que teme ao Senhor e se afasta do pecado. A sabedoria só é concedida para aqueles que percebe o seu valor e que, por isso, busca com perseverança e diligência. Saiba você que Jesus Cristo é a suprema manifestação da sabedoria de Deus. 

    7. O tempo de agradecer chegou. O tempo de elevar as mãos para o céu e louvar o Deus da nossa criação. No mundo passamos por momentos de aflições, angústias, medos e, até mesmo, de desespero. No entanto, nunca devemos nos esquecer de quem está sempre conosco. O Deus que criou os céus e a Terra. O Senhor Todo Poderoso que criou cada um de nós com um propósito e que cuida de cada um com cuidados especiais. Você é muito importante para Deus, não se esqueça disso. Por sua causa Ele enviou Jesus Cristo, seu único Filho, para nos garantir a salvação. Deus é aquele que nos ama com amor incondicional. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário