1. Concentre-se nas coisas que estão sob o seu controle, como suas atitudes, pensamentos e escolhas. Aceite com serenidade o que está no seu controle e aprenda com serenidade que não pode fazer muita coisa com as que estão fora do seu controle. Por que perder tempo e energia se preocupando com o que os outros estão pensando de você quando, na verdade, você não sabe o que as outras pessoas pensam? Dê sentido a sua vida e faça as coisas que estão ao seu alcance. A vida é muito curta para perdermos tempo com bobagens.
2. Pratique o controle emocional. Não permita que a impulsividade governe suas ações. Em vez disso, procure desenvolver a capacidade de responder com calma e racionalidade. Ouvir atentamente antes de tomar alguma decisão. Pensar antes de falar alguma coisa que poderá ofender ou ferir alguém. Ter o controle sobre sua mente e não agir no calor do momento. Tudo isso pode ajudar a termos uma vida mais equilibrada e sem motivos para arrependimentos depois. O controle emocional é uma prática essencial para uma vida feliz.
3. Valorize o momento presente. Não se preocupe com o outro ou o futuro, concentre-se no que está acontecendo agora. A ansiedade é o mal do nosso tempo e isso, na maioria das vezes, acontece pelo fato de ficarmos preocupados demais com os outros e com o futuro. Ao fazermos isso, não vivemos o presente e tudo se perde. A sensação de fracasso ou de não realização nos faz ficarmos mais angustiados ainda. Por isso, é de suma importância valorizarmos o tempo presente. Viver a vida aqui e agora também.
4. Reconheça a impermanência da vida e a inevitabilidade da morte. Isso pode servir como um lembrete para viver de forma significativa o tempo que ainda temos de vida. A vida é passageira. Ela terminará um dia. Ciente desse fato eu não temo a morte, porque ela é inevitável, mas valorizo cada minuto de minha vida. Diante de mim passa escolhas diárias que resultará em ações boas ou ruins para mim e as pessoas próximas a mim. Por isso, devo valorizar a vida que tenho e dedicar meu tempo em fazer coisas de que me orgulharei depois.
5. Agradeça sempre pela da vida. A gratidão pode ajudar no desenvolvimento de uma perspectiva positiva, em meio aos desafios constantes da vida. Saber que cada dia nos oferece lutas constantes mas que temos a capacidade de vencer é fundamental para uma vida vitoriosa. Seja grato a Deus pela proteção diária e por todos os benefícios da vida que Deus nos oferece em cada novo amanhecer. Agradecer é um ato de fé e sabedoria. Ajuda a termos confiança no Deus que tudo pode e que sempre nos protege.
6. Cultive uma autodisciplina em todas as áreas da vida. Isso envolve o autocontrole, a capacidade de pensar e desenvolver a persistência aos desafios. Uma vida de autodisciplina é fundamental para se conseguir vencer os desafios do dia a dia. Autocontrole diz respeito ao controle pessoal que você desenvolve em sua mente e estende às suas ações cotidianas. A capacidade de pensar sobre as decisões, pesar sempre na balança os prós e os contras antes de qualquer decisão. E, por fim, a serenidade para persistir constantemente em busca de vencer os desafios.
7. Regularmente reflita sobre as coisas pelas quais você é grato. Isso pode criar uma mentalidade mais positiva e aumentar a apreciação pelas pequenas alegrias da vida. O quanto isso é imprescindível em nossas vidas. Refletir sobre nossas ações de gratidão. Mas, gratidão a quê? A Deus pela vida. A nossa família pelas experiências, aconchego e proteção. Aos amigos pelos conselhos e amizade sincera. É muito melhor sermos gratos pelas pequenas coisas que nos acontece cotidianamente do que ficar pelos cantos reclamando de tudo e de todos.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário