sábado, 18 de novembro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma XIII

    1. A escolha em servir ao Senhor é individual. "Se temerdes ao Senhor, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz..." É assim que a Palavra de Deus nos orienta sempre. A escolha é individual. Se quisermos experimentarmos a bondade e a graça de Deus a decisão é nossa. O amor de Deus se estende a todas as pessoas. Jesus fez o sacrifício de salvação para todos. Mas, os que quiserem viver uma vida longe desse amor a escolha é individual. Não é por força e nem por violência. Você decide o caminho a seguir. É assim que Deus estabeleceu. 

    2. Longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar. Uma verdade essencial que devemos sempre ter em mente é o poder da oração. Orar é falar com Deus em silêncio. Do fundo da nossa alma o Senhor ouve o nosso grito, a nossa gratidão a Ele e nos ajuda no que precisamos. A oração pode ser em todos os lugares. Devemos sempre lembrarmos de que o Senhor é Onipresente e, portanto, está conosco em todos os momentos. Então, através do nosso pensamento colocamos toda a nossa ansiedade em Deus e Ele nos ajudará a enfrentarmos os desafios do dia a dia. 

    3. Mantenha a sua integridade. Confiarmos em Deus não significa que Ele sempre nos livrará da aflição, nem a fidelidade a Deus garante prosperidade e sucesso. É isso que muitas vezes não entendemos. Estamos no mundo e somos humanos sujeitos a todos os tipos de intempéries. Mas devemos sempre mantermos a nossa integridade. O que significa isso? Significa que a nossa confiança em Deus deve ir além do material e do aqui agora. Não conhecemos os propósitos e os caminhos que Deus tem para nós, mas devemos confiar que Ele sabe de todas as coisas. 

    4. Que nossa mente e nosso coração seja esquadrinhado por Deus. "Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha a minha mente e o meu coração". Esse deve ser o desejo de nossa alma diante de Deus. Uma mente transformada pela compreensão das grandezas de Deus e um coração voltado para os desígnios do Senhor é o segredo para uma vida nos propósitos do Deus que tudo sabe e tudo vê. Não podemos permitir que a maldade e os vícios tomem conta de nossa mente e coração. Ter uma vida dentro dos propósitos de Deus é a melhor coisa que podemos desejar nesta vida. 

    5. Nos momentos de temor e ansiedade que nos abalam devemos depositar a nossa confiança sempre em Deus. Ele ouve o nosso clamor e nos atende no momento certo. "Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará". Por mais que as dificuldades, as aflições e os perigos possam querer nos ameaçar e nos destruir, Deus sempre virá com o seu auxílio em nossas vidas. Em nossa caminhada vamos enfrentar muitos obstáculos que não podemos vencer sozinhos, mas podemos confiar no Deus Todo Poderoso que sempre estará conosco e disposto a nos ajudar a vencer. 

    6. Aos justos nasce luz nas trevas. Eis uma verdade incontestável. É fato que vivemos em um mundo onde impera as injustiças, onde a maldade prolifera e muitas pessoas sofrem injustamente. Nós mesmos, muitas vezes somos injustiçados. Mas, devemos sempre ter em mente que o Senhor não dorme e seus olhos não estão encobertos para as injustiças. Ele que é Justo, fará justiça. Nada escapa ao seu olhar e nenhuma injustiça passará sem a sua justa retribuição. Portanto, que possamos confiar nas misericórdias do Senhor e ter confiança de que a luz da justiça irá brilhar. 

    7. Não recorra às bebidas para tentar sanar as suas angústias. Muitas pessoas agem de forma errada ao pensarem que as bebidas podem fazê-las esquecerem as aflições. Na verdade, as bebidas tem o efeito contrário, isto é, elas aumentarão as suas angústias. A receita de Deus para a aflição é o ser humano buscá-lo em oração, e não recorrer à bebida embriagante. A escolha de tentar solucionar os problemas através das bebidas só vão fazer com que os problemas se multipliquem. Não permita ser dominado pelas bebidas e por vício nenhum. Deposite a sua confiança em Deus, confia nEle e Ele te ajudará. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário