quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma XII

    1. Quando não encontramos repouso para os nossos pés devemos voltar à arca. "A pomba, porém, não achou repouso para a planta de seu pé e voltou a ele para a arca". Quantas vezes nos afastamos para longe das orientações do Senhor e então não encontramos um lugar seguro para descansar os nossos pés da caminhada. O medo, a insegurança e o vazio toma conta da nossa alma. Quando falhamos miseravelmente e nos encontramos assim, devemos reconhecer a nossa fraqueza e voltarmos imediatamente para a arca que é o nosso Deus. Não vamos conseguir sobreviver neste mundo tenebroso sem a presença de Deus. A arca é nossa única salvação. 

    2. No mais escuro que você possa estar, deixe a luz de Cristo te iluminar. "O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e os que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou". É uma verdade inquestionável de que não vamos conseguir andar na escuridão. O mundo jaz no maligno e em constante escuridão porque se afastou da verdadeira luz que é Cristo. Portanto, a nossa única esperança é deixarmos que a luz de Cristo ilumine a nossa vida e nos guie em meio a essa escuridão. Por mais que esteja se sentindo perdido neste mundo tenebroso, permita que a luz de Cristo brilhe na sua vida e vença essa escuridão. 

    3. Só conseguimos ter uma boa noite de sono se estivermos em paz com Deus. "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança". No mundo agitado em que estamos inseridos onde há uma busca frenética e incansável para cumprir-se as demandas do dia a dia, muitas pessoas já não conseguem mais ter uma boa noite de sono. As preocupações, a ansiedade e os pensamentos agitados não dão trégua e muitos rolam de um lado para o outro sem conseguir descansar. É necessário que tenhamos paz com Deus e uma mente tranquila para que possamos ter noites agradáveis onde, através do sono, possamos descansar dos dias maus. 

    4. O que você tem feito de grandioso nesta vida tem o propósito de agradar a Deus? "E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus...". A torre de Babel foi uma grande realização humana, uma das maravilhas do mundo. Mas era um monumento para as próprias pessoas, em vez de ser para Deus. Era uma obra notável à própria grandeza, algo para o mundo inteiro ver. Mas, não adianta nada ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma. Tudo que fazemos nesta vida deve ser para engrandecer o nome santo de Deus. Ele nos deu a vida e a sabedoria para fazermos grandes empreendimentos, mas devemos saber dar-lhe glória sempre. 

    5. Fazer coisas loucas sem pensar e continuar na maldade não leva ninguém a lugar nenhum. "Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade". Deus não é Deus de confusão. Portanto, não podemos fazer coisas sem pensar e achar que Deus está satisfeito. Quantas aberrações temos presenciado sendo feitas em nome de Deus que, na verdade, escandaliza o nome do Senhor? Ele nos deu a inteligência e pode nos dar sabedoria para termos discernimentos das coisas. Muitos fazem barulhos e extravagâncias em nome de Deus e continua com o coração cheio de maldade e ódio pelas pessoas. Deus não se agrada disso. 

    6. Devemos saber confiar no tempo de Deus para que as coisas possam acontecer da forma que Ele planejou para as nossas vidas. Quando pedimos algo a Deus e temos de esperar, podemos ficar tentados a agir por conta própria e interferir em seus propósitos. Se fizermos isso, estamos assumindo o papel de Deus e impedindo a fé de crescer. O tempo de Deus não é o nosso tempo e a sabedoria do Senhor é muito superior a nossa. Portanto, devemos ter confiança no que Deus está fazendo. Se queremos algo do Senhor temos que entregar o nosso caminho a Ele e confiarmos de todo o nosso coração. Só assim receberemos o auxílio que vem de Deus. 

    7. Precisamos tomar muito cuidado com o espírito egocêntrico que ronda a nossa alma. É mais fácil fazer o que é certo quando recebemos reconhecimento e exaltação. Mas Jesus incentivou atos de autos sacrifícios feitos em silêncio e com sinceridade. Ele queria que as pessoas adotassem disciplinas espirituais pelos motivos certos, e não por causa de um desejo egoísta de auto exaltação. Precisamos sempre analisar qual é o verdadeiro motivo do nosso coração quando nos dispomos a fazer algo para alguém ou para nós mesmos. Será que o nosso desejo é egoísta e só quer ser visto pela sociedade? Ou estamos fazendo para glorificar o nome do Senhor? Eis uma boa reflexão antes de fazer qualquer coisa. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário