quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Não farás imagens de esculturas



Por Odair José da Silva 

Texto com base na Lição Bíblica Adulto nº 04 da Escola Bíblica Dominical 

“Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos”. Êxodo 20. 4-6.

Há uma advertência solene de Deus no segundo mandamento contra as imagens de esculturas. Deus abomina a adoração a ídolos. A idolatria é um pecado tão sério que nenhum idolatra entrará no céu. Então, porque tanta gente ainda continua nesse caminho da adoração aos ídolos? Uma massa enorme anda após ídolos. Em procissão e adoração a deuses de madeiras, de pedras que nada podem fazer pelo ser humano porque precisam ser carregados. Deus abomina a idolatria porque ela transforma o ser humano em animais cegos. Tiram a glória que só pertence ao Criador dos céus e da Terra.

A adoração aos ídolos remonta aos primórdios da humanidade. Na busca pelo divino e o sagrado os homens criaram seus ídolos. Imagens de animais, aves, répteis e outras infinidades de deuses na esperança de que pudessem atendê-los. O ser humano criou vários deuses porque acreditavam que um só não seria capaz de resolver os problemas humanos. Neste sentido, o entendimento da humanidade foi cauterizado e levado a acreditarem em vários deuses.

Nos dias atuais a idolatria se modernizou. Os ídolos modernos são ícones do cinema, da televisão, dos esportes e da música. Celebridades que são adoradas e imitadas, principalmente, pela juventude. As imagens “esculturais” de modelos expostas na mídia provocam a adoração de milhares de pessoas que as querem imitá-las ou tê-las para si. Há suspiros quando uma mulher de corpo “escultural” aparece nas propagandas. Ídolos da música e do futebol são imitados em todos os seus trejeitos como cabelos e estilos de vestimenta. E o segundo mandamento continua afirmando: não te encurvarás a elas nem as servirás.

No entanto, a adoração as imagens de esculturas é uma constante nas vidas de milhares de adeptos de religiões que pregam um falso cristianismo. Milhares de pessoas seguem em procissão uma imagem de escultura. Milhares de lares ainda mantêm uma mesa repleta de imagens de esculturas sendo adoradas. Uma afronta direta ao mandamento do Senhor. Deus é único e só Ele merece a adoração. E a Bíblia diz importa que o adoremos em Espírito e em verdade. É preciso atentar que reproduzir imagens humanas, de animais ou qualquer outra coisa, com a finalidade de adorar, foi proibido por Deus. Só Ele é digno de adoração.

“Os homens que têm feito imagens de seres indignos, e as têm adorado, têm-se tornado, por isso, depravados” (A Bíblia Explicada). Que possamos ter consciência de que somos feitura de Deus e que Ele, por ser nosso Criador, não pode ser comparado a nenhuma imagem de escultura. Deus é Espírito e importa que os que o adora o adorem em Espírito e em verdade.

Prezado amigo, quem sabe você até hoje têm adorado uma imagem de escultura, talvez por desconhecimento da Palavra de Deus, ou se curvado diante dos ídolos da modernidade. Ouça a voz do Senhor que o convida a se voltar para o único Deus verdadeiro. Ele quer salvar a sua vida para que você o adore e sinta a Sua presença em sua vida. As imagens de esculturas são feitas por mãos humanas e não podem fazer nada pelo ser humano. Mas, Deus pode e Ele quer fazer a sua vida valer à pena. Leia as Escrituras e descobrirá que fazer a vontade de Deus é o melhor caminho.

Texto: Odair

Um comentário:

  1. E PARA QUEM ESTÁ NA IGREJA O QUE FAZER????

    R: EU PARTICULARMENTE PENSO Q DEVO SÓ ORAR POR ELE E VC???

    ResponderExcluir