1. Como podemos nos manter de pé? Paciência e fé. Paciência para aprendermos a confiar no Senhor e esperar dEle o livramento. Fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Uns encurvam-se e caem nas armadilhas sutis do inimigo; uns encurvam-se e cai nas ciladas da concupiscência dos olhos e cedem às tentações da carne. Uns encurvam-se e caem diante dos ídolos desta geração incrédula e egoísta. Adoram mais a criatura do que o Criador. E, fazendo assim, caminham a passos largos para a destruição. No entanto, nós que buscamos o Senhor continuamente, nos levantamos e estamos de pé diante de Jesus Cristo nosso Senhor.
2. O mundo tem sido um lugar contaminado desde que o pecado entrou nele. E, a cada geração, as atrocidades, crimes, violência e maldade só aumenta. O mal nos cerca de todos os lados. Só uma vida dedicada aos ensinos da Palavra de Deus e perseverança na oração para termos a vitória em meio a tanta corrupção. Olhamos para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Olhamos para Jesus que deu a sua vida na cruz do Calvário para que fossemos salvos por Ele. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé pela infinita misericórdia do Senhor. Que assim possamos prosseguir. Olhando para Jesus!
3. De onde vem a tentação? Deus pode provar a nossa fé como fez com Abraão ou Jó. É certo também que Ele não tenta ninguém para o mal. Quem nos apresenta o pecado e nos induz a ele é o Diabo, ainda assim mediante permissão divina. Não é Deus, portanto, quem coloca diante de você aquele atraente exemplar do sexo oposto que o convida a prazeres ilícitos. Tampouco Ele envia alguém para oferecer-lhe drogas ou propor-lhe atos desonestos. O que Deus requer de nós é que saiamos vencedores, que dominemos nossos desejos e permanecemos dentro de sua vontade. Que nossa oração seja ouvida por Deus e Ele nos ajude a vencermos as tentações.
4. O sistema opressor que assola o mundo inteiro e não respeita fronteiras. Os ricos ficam mais ricos a cada dia e boa parte dessa riqueza é pela exploração dos mais pobres. O ser humano que não pensa em seu semelhante. Que é ambicioso e só pensa em ter mais e mais. Olhe agora para o seu lado e veja o que você está fazendo para amenizar tudo isso. Você é só mais um opressor? Você é um egoísta que só pensa em ter mais e mais? Ou você olha para o seu lado e ajuda o seu irmão que necessita de ajuda? Cada um de nós devemos ter a consciência de que temos uma missão especial nesta vida. Não é explorar o nosso próximo. Portanto, que cada um de nós possa estender as mãos aos mais necessitados e ajudá-los.
5. Só o Senhor Jesus Cristo pode salvar o ser humano e o resgatar de seus pecados. Sim. O Filho do Homem veio para perdoar os pecadores que se arrependem. Veio para libertar os cativos e oprimidos pelo pecado. Só através do sacrifício de Cristo é que temos acesso ao céu. Então, pare de se justificar diante de Deus. Não há meios de salvação longe do Senhor. E hoje, Ele te convida a entregar-lhe sua vida. Ele é longânimo e misericordioso. Ele espera pacientemente. No entanto, quando a porta se fechar não haverá justificativas diante dEle. Portanto, aproveite a porta aberta e permita que a graça de Jesus Cristo preencha o seu coração.
6. Escolha fazer o bem. Decida obedecer aos princípios da Palavra de Deus. Busque a presença do Senhor continuamente. Deixe de ter uma vida medíocre e sem sentido longe do Senhor. A escolha é nossa. Onde queremos estar? Que o desejo de minha alma seja de estar constantemente aos pés do Senhor. Que eu possa te amar e honrar. A vida me proporciona oportunidades e quero estar sempre dentro da vontade e orientação de Deus. Ele sabe todas as coisas. Cuida de mim, ó Deus! No teu nome e na tua memória está o desejo da minha alma. Nem um passo quero dar longe da tua orientação. Eis o desafio que tenho na vida. Buscar a face do Senhor continuamente.
7. Seguimos os nossos desejos e, para realizar as nossas ambições materialistas, acabamos com o planeta. Estamos vivendo nas misérias das grandes cidades cheias de pessoas nas sarjetas, nos lixões e nos semáforos. A natureza geme e é consumida pelo fogo, pelo calor excessivo e pelas enchentes. O ser humano não pensou no planeta com recursos limitados e destruiu tudo o que pode. Agora lamentamos toda essa destruição e pedimos a sua misericórdia. Lembra-te de nós e nos ajude. Sabemos que tens um propósito para todas as coisas e que tudo está em seu controle. Por isso entregamos a ti, em tuas mãos, a nossa angústia com a destruição do planeta. Vem em nosso auxílio e faça resplandecer sobre nós o seu amor.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário