1. Quantas pessoas gastam o seu tempo reclamando da vida e das coisas que acontecem com ela. Não faça como tais pessoas que só sabem queixar-se de seus infortúnios. Invista o tempo contando as suas bênçãos, em vez de queixando-se. Você verá que seus dias serão melhores. Do que adianta reclamar das coisas? Se estiverem dentro do nosso controle, devemos fazer o possível para que sejam resolvidas e fiquemos em paz. Se estiverem fora do nosso controle não temos muito a fazer. Então, o melhor que podemos fazer é manter uma vida equilibrada, fazer sempre o bem e ajudar quem precisa de uma mão amiga. Aprenda a agradecer em vez de só reclamar. Gratidão sempre!
2. Não gaste o seu tempo com coisas banais desta vida. O tempo passa e nem percebemos e, cada minuto perdido, é um tempo que não volta mais e que nunca vamos recuperar. Nesse sentido, procure empregar o tempo com sabedoria. E a melhor forma de fazermos isso é investindo na eternidade. Como isso é possível? Simples. Sabemos que a vida aqui é passageira e estamos aqui por um breve período. Por isso, o melhor que fazemos é investir na eternidade. Buscar as coisas que são de cima significa confiar em Deus e em suas promessas de que Ele cuida de nós. É entregar os caminhos ao Senhor e confiar nEle porque fazendo assim o nosso tempo é bem aproveitado.
3. Aprenda a escutar com alegria. Talvez o melhor presente que você possa oferecer aos outros seja o seu tempo. Sabemos que vivemos dias cheios de agitação e quase ninguém tem mais tempo de ouvir outras pessoas. No entanto, tem momentos na nossa vida que precisamos parar um pouco e dar ouvidos aos gritos de socorro a nossa volta. Pessoas que estão bem perto e não sabemos de suas angústias e, em muitos casos, precisam apenas de alguém que possa ouvi-las. Escute com alegria os que lhe falam de seus problemas, mesmo quando você tenha problemas maiores que os deles. Fazendo assim você estará empregando bem o seu tempo e dando um grande presente a alguém que tanto precisa.
4. Quem sabe você não está tendo um bom dia. As coisas não estão saindo da forma que você pensou ou planejou e isso tem tirado a sua paz. No entanto, quando andamos com Deus, o melhor ainda está por vir. Por isso, o segredo de uma vida na plenitude de Deus é deixar-se ser guiado pela orientação do Senhor. A vida tem sempre altos e baixos e, por mais que sabemos disso, nunca estamos preparados para enfrentar as situações difíceis. Achamos que estamos no fundo do poço e abandonados por Deus. Mas, precisamos ter em mente que no mundo teremos aflições e sofreremos infortúnios. No entanto, precisamos saber que o Senhor prometeu estar conosco todos os dias até a consumação do século. Então, não estamos sozinhos.
5. Faça o seu melhor e deixe o restante com Deus. Não precisamos nos preocupar com o que não podemos fazer, mas devemos fazer o melhor que podemos fazer e deixar que Deus faça o impossível. Nosso mundo está repleto de pessoas destruídas e feridas. Não podemos ser causa de mais sofrimento e, sim, sermos bálsamos para essas pessoas. Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas com doçura e de sabedoria. Essa é a recomendação da Palavra do Senhor. Não é ser religioso que vai me garantir um lugar ao lado do Senhor. É minha atitude de verdadeiro cristão cheio de compaixão e sentimento de solidariedade com quem está sofrendo. Por isso, devemos sempre fazer o nosso melhor.
6. Existe um grande paradoxo na vida. Alguém busca o que você tem enquanto alguém tem o que você busca. Isso é a interdependência que Deus quis que houvesse entre os seres humanos. Não somos independentes uns dos outros. Na verdade, dependemos uns dos outros. Por isso os seres humanos são seres sociais. Por mais que eu deseje, em alguns momentos, viver sozinho e estar só, na maioria das vezes eu dependo da companhia de alguém e alguém depende da minha companhia. Portanto, o segredo de uma vida em conformidade com esse paradoxo é deixar nas mãos do Senhor. Ele é o único que nunca nos abandonará. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.
7. Os poetas cantam com ternura as flores, assim como todos nós nos extasiamos diante da pomposidade das rosas, com o aroma dos cravos e a ternura das orquídeas. Da mesma forma, em nossa vida, devemos ser como as flores. Devemos exalar o bom perfume de Cristo. Essa é a recomendação bíblica. Infelizmente, temos em nosso meio muitos que são apenas espinhos. Amargurados, reclamões e fofoqueiros acabam por exalar um odor fétido de maus comportamentos. Não podemos ser coniventes com isso. O Senhor nos chamou para fazer a diferença neste mundo. Devemos exalar o bom perfume de Cristo que é bondade, paz e mansidão. Atitudes que promovam a comunhão com o próximo, isso é ser como as flores.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário