sábado, 4 de maio de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLI

    1. Faça uma reflexão sobre as suas atitudes e veja quanto tempo você tem tirado para meditar na Palavra de Deus. Uma coisa é certa. Se você gasta mais tempo vendo e ouvindo coisas na internet do que lendo e meditando na Bíblia, permita-me dizer com sinceridade, você tem sido um tolo. O verdadeiro sábio é aquele que busca a orientação do Senhor. Muitas pessoas perdem muito tempo de suas vidas ocupados com coisas que não trazem resultados nenhum. Jogos, bebedeiras, coisas supérfluas que não alimenta a alma. Quem faz isso perde muito. Mas, aqueles que dedicam tempo para aprender com a Palavra de Deus encontra refrigério e consolo para a alma. 

    2. Nossos olhos nos enganam porque o nosso coração é enganoso. Desejamos as coisas passageiras deste mundo e as concupiscências da carne. Por isso, se não confiarmos em Deus, nossas escolhas sempre serão os caminhos que levarão a morte no final. Na maioria das vezes não escolhemos com a razão e sim com o coração. E a emoção, ela nos engana porque vemos aquilo que desejamos como sendo algo bom e, muitas vezes não é. Por isso, o melhor conselho para as nossas vidas e nos colocarmos diante do Senhor e deixarmos que Ele nos oriente. O Senhor conhece os nossos corações. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós e Ele nos conduz ao melhor destino. Que possamos deixar o Senhor nos orientar no melhor caminho. Esse é o segredo para uma vida vitoriosa. 

    3. O vazio existencial que faz parte da vida de milhares de pessoas, não ocupa o espaço no coração daqueles que vivem a vida abundante. Deus preenche todos os espaços de alegria e paz espiritual. Não quer dizer que não tenhamos angústias e aflições. Quer dizer que Deus está conosco nesses momentos e nos ajuda a carregar os nossos fardos. Afinal, todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus e o salário do pecado é a morte. Por isso, só tem a verdadeira paz àqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. Em Deus encontramos paz porque nEle está o manancial da vida. A vida flui do trono de Deus e enche os nossos corações. Quando estamos em Deus não estamos na escuridão porque Deus é a nossa luz. 

    4. Um dos nossos maiores defeitos é não sabermos confiar. A confiança deve ser total em Deus, uma vez que não conseguimos fazer quase nada. Somos seres bem limitados e, por isso, dependemos muito de Deus. Não podemos livrar-nos das doenças e, em alguns casos, só mesmo um milagre para que tenhamos mais alguns dias de vida. Muitos, mesmo que tenham uma vida difícil, quando se deparam com a doença temem a morte e lutam pela vida. E quando vemos isso sabemos o quanto queremos viver. Mas, muito pouco podemos fazer em determinadas situações. Só mesmo dependendo exclusivamente da graça de Deus para vencermos. O caminho da vitória nesta vida é confiar inteiramente no Senhor. 

    5. Não importa o que essas pessoas dizem. Queira acreditar ou não, Deus existe de qualquer forma. Ele não está sujeito a conjecturas humanas. Não está preso a dogmas ou crendices. Ele é Deus no céu como é na Terra. A busca pela compreensão desesperada do ser humano é a busca pela revelação divina. Todos que se distanciam de Deus abre espaço para que Satanás possa ocupar esse espaço. Por isso, encha-se de Deus e todo o esforço do inimigo em encher a sua mente será em vão. No lugar onde Deus está há abundância de paz. O mundo pode até parecer hostil e nos causar dores, mas quando depositamos nossa confiança em Deus, Ele nos ajuda em tempo oportuno. 

    6. Só Deus tem o poder de transformar o ser humano. Eis uma verdade fundamental para entendermos a situação do mundo em que vivemos. Uma sociedade violenta e egoísta. Perversa e selvagem. Uma sociedade que não respeita a moral e nem valoriza os bons costumes. Homens amantes de si mesmos que destroem a esperança e sufoca os justos. Quem pode resolver o problema do pecado que está no coração humano? Apenas o Senhor Deus. Somente Deus tem este poder. Por isso, quem tem a fé em Deus deve regozijar-se no Senhor. Ele é verdadeiro e poderoso para nos dar a salvação. Que possamos buscá-lo de todo o nosso coração e viver dentro de sua soberana vontade. 

    7. A morte chegará para nós a qualquer momento. Hoje estamos vivos, amanhã não sabemos. Quantos amigos, parentes, conhecidos que já não estão entre nós porque a morte chegou para eles. Nós, no entanto, aqui estamos. O Senhor Jesus diz-nos categoricamente: enquanto há vida, há esperança. Enquanto estamos vivos a obra do Senhor deve ser feita. Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Seguimos em frente. Cada dia de vida é uma nova oportunidade para fazer alguma coisa na obra de Deus. Jesus venceu a morte e o inferno. Ele nos garante a vida eterna. Deus limpará todas as lágrimas derramadas com a morte. Choramos pelo nossos entes queridos, mas não podemos parar a caminhada. A vida segue para nós. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário