segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O Caminho de Balaão



Por Odair José da Silva

Essa mensagem é um alerta. Não siga o caminho de Balaão. A Bíblia relata nos capítulos 22 a 24 de Números a história de um profeta chamado Balaão que foi chamado pelo rei dos midianitas Balaque para amaldiçoar os filhos de Israel. Na primeira vez que ele consulta a Deus se devia ir até Balaque, Deus diz não e ele obedece. No entanto, Balaque continua insistindo e Balaão também insiste com Deus de que quer seguir aquele caminho. Então Deus permite que ele vá.

No caminho Deus se irrita com o profeta pela sua teimosia e manda o Anjo do Senhor para matá-lo. A jumenta de Balaão vê o anjo e desvia-se do caminho. O profeta fica bravo e espanca a jumenta para que volte ao caminho. Mais adiante a jumenta vê o anjo novamente e ao desviar dele acaba apertando o pé do profeta na rocha. Ele fica furioso e espanca a jumenta outra vez. Em seguida eles chegam em um lugar onde o caminho é estreito e outra vez o anjo se coloca diante deles com a espada desembainhada para matar o profeta e a jumenta abaixa-se. Balaão fica uma fera e espanca a jumenta pela terceira vez. É nesse momento que acontece um dos maiores milagres registrado no Antigo Testamento. A Jumenta fala com voz humana e pergunta por que o profeta está a espancando.

Nesse momento Balaão vê o Anjo do Senhor e entende que a jumenta o salvou de ser morto pela fúria de Deus.

A história é muito interessante e vale à pena ler. O Novo Testamento adverte-nos severamente sobre Balaão. O Apóstolo Pedro adverte-nos a não seguirmos o caminho de Balaão, o Apóstolo Judas nos orienta a não cairmos no erro de Balaão e no Apocalipse, encontramos uma séria advertência a não seguirmos a doutrina de Balaão.

Mas a minha mensagem diz respeito a três pontos que quero abordar.

Primeiro que uma jumenta vê o anjo e o profeta não. Isso significa que muitas vezes estamos seguindo a nossa vontade e não a vontade de Deus e não vemos o perigo que corremos a nossa volta. Que o Senhor possa ter misericórdia de nós e nos abrir os olhos espirituais para vermos o Anjo do Senhor. Que possamos andar no caminho que Deus tem nos orientado a seguir.

Segundo que Deus fala através de um animal. Isso significa que Deus tem as suas formas de falar conosco. O que precisamos é estar atentos para entendermos quando Deus está falando. Ele usa um ímpio para nos advertir. Usa um irmão, um Pastor. Nós é que muitas vezes não damos ouvidos a essa voz. E ai incorremos no perigo de sermos encostado na parede.

Terceiro é o perigo de se ter Deus como adversário. A partir do momento em que saímos da direção de Deus vamos incorrer no perigo de ter Ele como nosso adversário e isso significa uma tragédia na nossa vida. A Bíblia nos adverte em Amós dizendo: andarão dois juntos se não estiverem de acordo? Sabemos que não. Por isso, devemos estar na direção de Deus. Com Ele ao nosso lado tudo irá bem.

Qual é o teu caminho? Por onde tens andado? Está na direção que Deus traçou para a sua vida? Faça essa reflexão nesta hora e volte-se para o caminho que Deus escolheu para você.

Resumo da mensagem pregada na noite de ontem. Pela misericórdia de Deus!

Mensagem: Odair José da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário