domingo, 23 de agosto de 2015

Noites que marcaram vidas


Por Odair José da Silva

Nicodemos vai a noite ter um encontro com Jesus. Como um dos anciões dos fariseus ele tinha medo de ser visto falando com Jesus. Mas, em seu coração ele sente o desejo de encontrar-se com Jesus. Ele sabe que Jesus é o Filho de Deus prometido, mas tem medo dos seus colegas de Conselho. Então ele procura Jesus à noite. (João 3.1,2).

Os israelitas querem sair do Egito, mas o Faraó, mesmo sofrendo com várias pragas, ainda está relutante em deixar o povo de Israel ir embora. Ele permanece irredutível. Deus, então ordena ao povo que se prepare. Naquele dia eles deveriam marcar suas casas com o sangue de um cordeiro. Onde não houvesse o sangue nas ombreiras das portas o Anjo do Senhor ia passar e ferir todo o primogênito. Naquela noite aconteceu o que Deus predisse. O Anjo do Senhor passou e feriu de morte todos os primogênitos desde o filho de Faraó até os primogênitos dos animais. Foi uma noite de terror. Mas, onde tinha a marca do sangue não aconteceu nada. O sangue de Jesus nos garante a vitória mesmo em meio à mortandade. (Êxodo 12. 29-36).

Jacó teme encontrar com o seu irmão Esaú. Não sabe qual será sua reação uma vez que o enganou anos atrás e fugiu de sua presença. Agora ele sabe que não pode evitar esse encontro. Seu coração está apertado e ele precisa da ajuda do Senhor. Então, manda sua família ir na frente e ele fica só no vau de Jaboque onde passa a noite em luta com o Anjo do Senhor. Ao amanhecer, o Anjo do Senhor quer ir embora e Jacó se agarra a ele. Não te deixarei ir senão me abençoares. Sua luta resulta na mudança do seu nome. Antes Jacó, isto é, enganador, agora Israel, ou seja, aquele que luta com Deus. A partir daquela noite a vida do patriarca teve um novo recomeço. (Gênesis 32. 22-32).

Na noite em que o Senhor Jesus foi traído ele esteve reunido com os seus discípulos e depois foi para o jardim do Getsêmani onde agonizou dores terríveis que antecedeu sua morte. No entanto, Ele estabeleceu com seus discípulos um memorial. Na manhã de domingo Ele ressuscitou dos mortos e garantiu a vitória de todos nós. Aquela noite marcou a vida dos discípulos que estavam ali com Ele. (Lucas 22. 14-30; I Coríntios 11. 23-34).

Já era noite quando Jesus entra no barco com seus discípulos para atravessar o mar da Galiléia quando, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas. Jesus dormia. Sim. Jesus estava dormindo. Os discípulos ficaram apavorados e gritaram de medo. Acordaram Jesus e Ele olhando para eles disse: Por que temeis? Não tenham medo. E olhando para os ventos os repreendeu e eles se acalmaram. (João 8. 23-27).

Deus é poderoso para fazer grandes coisas, independente da hora e do lugar. O agir de Deus não está restrito a horários específicos, o agir dEle se dá a todo instante, cumprindo os seus propósitos. No entanto, nos fatos elencados acima, vemos o Senhor agindo de noite. A Bíblia nos mostra alguns encontros de pessoas com Deus durante a noite e a transformação que tiveram a partir desse encontro. Na vida dessas pessoas houve um novo amanhecer.

Nicodemos foi ter com Jesus à noite por medo dos judeus. Amanheceu com a salvação. Jesus mostrou a ele que era necessário nascer de novo para entrar no Reino de Deus. Era lhe necessário nascer da água e do Espírito. Naquela noite esse príncipe dos judeus encontrou a salvação com o Príncipe da Paz.

No caso da noite com mortandade no Egito, de manhã o povo foi liberto da escravidão. Saíram do Egito levando todos os seus pertences e foram livres da amarras do inimigo que os prenderam durante anos. A noite foi de terror, de medo, mais o amanhecer foi de libertação.

Ao raiar o dia, Jacó já estava com o nome mudado e reconciliou com seu irmão. Já não tinha mais medo do futuro, pois Deus havia mudado a sua vida. A partir de agora ele tinha um novo nome e uma nova direção na presença de Deus. Aquela noite marcou a sua vida para sempre.

Na noite em que o Senhor foi traído Ele tomou o pão e o cálice e celebrou a última ceia com seus discípulos. Ele os amou até o fim. Estabeleceu um memorial até que Ele volte. Naquela noite Ele cumpriu mais uma etapa do plano da salvação. Após a noite em que foi traído Ele garantiu a vitória na Cruz do Calvário e mudou para sempre a vida de todos aqueles que nEle crêem.

A tempestade nunca mais atormentou a vida daqueles discípulos após aquela noite em que Jesus falou aos ventos para aquietarem. Na manhã seguinte eles estavam vendo o Senhor realizar novo milagre. A noite foi de tormenta, mas o amanhecer trouxe novas esperanças.

A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Eu não sei quanto tempo tem durado a sua noite de sofrimento. Nem qual é a tormenta em sua vida. Mas, neste momento apresento-te ao Salvador. Jesus quer dar-te um novo amanhecer. Nesta hora o Senhor entra com providência na sua vida. Ele transforma o seu sofrer em vitória. Lute com Deus. Deixe que Ele te cubra com o seu Sangue remidor e você terá um novo amanhecer. Nesta noite vá ao encontro dEle. Ele enxugará toda lágrima de seus olhos. Creia no milagre na sua vida neste momento. O Senhor fala contigo. O choro durou até agora, mas Ele está transformando a sua realidade. O amanhecer da liberdade chegou para você.

Mensagem: Odair José da Silva
Obs. (Mensagem que Deus me deu para pregar no culto deste domingo. Toda Honra e Glória seja dada ao Senhor Jesus Cristo)
Adaptado: Sermonário da Revista Obreiro Aprovado - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário