quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Falsos pregadores são piores que estupradores de virgens


Por Odair José da Silva

Quem ponderou essa épica frase foi nada mais nada menos do que o ícone da Reforma Protestante, Martinho Lutero (1483-1546). Como Lutero estudava a Palavra de Deus?

Ele dizia que pesquisava a sua Bíblia do mesmo modo como colhia maçãs. Primeiro, sacudia toda a árvore e as maçãs bem maduras caiam. Em seguida, subia à árvore e sacudia cada galho; depois, cada ramo, e finalmente, cada folha. Desta maneira, colhia todos os frutos em condições de serem colhidos. 

Devemos examinar as escrituras como um todo, sacudindo toda à árvore. Poderemos ler tão depressa quanto leríamos qualquer outro livro e, então, sacudir cada galho e estudar livro após livro. Depois, sacudiremos cada ramo, dando atenção aos capítulos, quando eles não quebrarem o sentido. Finalmente, balançaremos cada folha com um cuidadoso estudo de parágrafos e frases. E seremos fartamente recompensados se atentarmos para cada folha, com a investigação do significado das palavras.

Precisamos atentar para o que o Apóstolo advertiu Timóteo sobre a corrupção dos últimos dias. Hoje nos deparamos com uma proliferação dos falsos mestres inseridos nos seios cristãos que já não conseguimos distingui-los. Por isso, é necessário, cada vez mais, que nos atentemos para o que diz a Bíblia Sagrada. Senão fizermos isso seremos presas fáceis dos falsos mestres.

Texto: Odair José, o Poeta Cacerense
Adaptado: Mensageiro da Paz, 1998 - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário