quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vencendo desafios



Por Odair José da Silva

E desejou Davi e disse: Quem me dará a beber da água do poço de Belém, que está junto à porta? Então, aqueles três romperam pelo arraial dos filisteus e tiraram água do poço de Belém que estava à porta; e tomaram dela e a trouxeram a Davi. I Crônicas 11. 17,18.

Nas teorias administrativas existem alguns fatores motivacionais que são: responsabilidade, reconhecimento, desafios, realização e crescimento. Ao ler sobre isso me veio a memória os valentes de Davi. E quero fazer um paralelo deles com essas teorias.

Destacamos que a responsabilidade é o sentimento de responsabilidade pelo trabalho que executa, independentemente de qualquer coerção exterior. O indivíduo envolvido e motivado no seu ambiente de trabalho e responsável vai executar suas atividades com um sentimento de responsabilidade sem se importar com outros fatores. A Bíblia registra que esses bravos guerreiros tinham o senso de responsabilidade. Eles estavam com Davi em qualquer circunstância que ele se encontrasse.

O reconhecimento trata-se da capacidade de trabalho e do desempenho no cargo pelos superiores. Quando o funcionário é reconhecido pelo seu desempenho isso gera motivação. O inverso, no entanto, é o que mais acontece. E com o tempo o trabalhador vai ficando desmotivado porque não vê um reconhecimento por parte de quem administra a empresa. Os valentes de Davi eram reconhecidos. Quando executaram as tarefas “impossíveis” de serem feitas por qualquer outro eles entraram para a galeria dos feitos memoráveis.

Os desafios são disposições para realizar tarefas reconhecidas como difíceis. Quanto mais desafiador, mais a pessoa se envolve no processo porque almeja uma vitória sobre as dificuldades. Em empresas onde tem grande número de pessoas que ousam vencer os desafios as metas são sempre alcançadas. Os valentes de Davi fizeram isso. Quanto maior o desafio, maior a força que eles tinham. Quem não se lembra da vez em que Davi queria beber água da cisterna que estava cercada de inimigos? Os seus valentes se infiltraram nas fileiras inimigas e trouxeram água ao rei. Isso é vencer desafios.

Os desafios vencidos levam ao fator motivacional da realização. A realização é a percepção de que o trabalho está adequado às expectativas. E, consequentemente, gera o crescimento. O crescimento é a sensação de estar alcançando ou ter ultrapassado os objetivos relacionados às tarefas.

Vivemos uma época em que somos desmotivados e pensamos em desistir da caminhada o tempo todo. Nunca somos reconhecidos pelo que fazemos e as pessoas estão mais preocupadas consigo mesmas e, se preciso for, puxam o tapete de quem quer crescer. Mas, que possamos fazer como os valentes de Davi. Vencer desafios o tempo todo. Não podemos ficar parado neste mundo. Prossigamos para o alvo que é Jesus Cristo.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário