terça-feira, 16 de junho de 2015

Quando Deus manda concertar o altar



Por Odair José da Silva 

Nesta noite o Senhor nos dá a oportunidade de estarmos falando de sua santa e poderosa Palavra e quero meditar com os irmãos sobre a vida de Jacó. Deus, no capítulo 35 de Gênesis, conclama Jacó para levantar, subir a Betel, habitar em Betel e concertar o altar e renovar seu concerto com o Senhor que o mesmo havia feito quando fugia da face de seu irmão Esaú. Neste sentido, a mensagem desta noite procura fazer uma análise sobre os acontecimentos na vida deste homem que está na galeria dos heróis da fé, mesmo tendo tantas imperfeições como as que encontramos nele. Por isso, sabemos que Deus é misericordioso e tem nos estendido a sua graça sobre as nossas vidas. Vemos em Jacó a infinita graça de Deus e a grande incapacidade do ser humano de andar na presença de Deus. É possível detectar as fraquezas concernentes a Jacó e vermos em cada um de nós as mesmas fraquezas. No entanto, para uma maior compreensão da chamada de Deus na vida de Jacó para que o mesmo suba a Betel faz-se necessário um retrospecto, mesmo que breve, da vida deste homem.

A Bíblia nos revela que Jacó foi escolhido por Deus antes do nascimento. Pelo seu nascimento ele seria apenas mais um na multidão sem ter privilégio algum, uma vez que apenas o primogênito gozava dos favores e privilégios. Mas, antes de seu nascimento, vemos Deus prometer que o abençoaria e que o maior serviria o menor. Plano de Deus e quem somos nós para questionar? Na fase adulta vemos Jacó enganar o seu irmão e receber de seu pai as bênçãos da primogenitura. No entanto, ele é perseguido e tem que fugir para não ser morto. Nessa fuga é que o encontramos num momento crucial de sua vida. Longe de tudo e no meio do nada, cansado de um dia causticante, ele pega uma pedra e a faz de travesseiro. O dia já se foi e o céu começa ficar estrelado. E ele, olhando para as estrelas, o coração cheio de angústia e temor, dorme. É quando tem um sonho. Neste sonho ele contempla uma escada que toca o céu. O céu está aberto e anjos sobem e descem nessa escada. E Deus aparece para ele fazendo-lhe promessas imensuráveis. Eu sou contigo, vou te dar toda essa terra e sua descendência será abençoada. Sou o Deus de Abraão e de Isaque seu pai e confirmo contigo o meu concerto. Uma demonstração da graciosidade de Deus na vida dele. Jacó acorda assustado e faz um juramento a Deus. Se for comigo na minha viagem e me der o que comer e o que vestir, prometo voltar aqui e fazer um altar ao Senhor e dar o dízimo de tudo quanto conseguir. Uma promessa que parece Jacó ter esquecido.

Deus o protege na sua viagem e ele chega a Harã. Passam-se ali 14 anos trabalhando para seu sogro para ter suas filhas e consegue a base de algumas negociações suspeitas, adquirir riquezas e posses. Foge então de seu sogro e é perseguido por ele. Pede socorro a Deus e o Senhor o atende. Ele parte, então, de volta a sua terra. Mas, em vez de voltar a Betel, ele estabelece-se em Sucote, um lugar próximo a região de Siquém e passa a viver ali. Nessa região é que acontecem algumas tragédias na vida de sua família. Quem sabe Deus o está despertando para um retorno. Quem sabe Deus está falando: Lembra do juramento que fez Jacó?

Deus conclama Jacó a se levantar, subir a Betel, habitar ali e fazer um altar. Aqui encontramos algumas lições preciosas para as nossas vidas. Quando Deus pede ao ser humano para se levantar Ele está pedindo uma atitude. Deus não quer ver ninguém prostrado, parado pelo caminho. Levantar é tomar uma atitude. O Filho Pródigo é um exemplo claro disso. Quando se encontrava na miséria absoluta ele se lembrou da casa do pai. Levantar-me-ei! Disse ele e tomou essa atitude. É isso que Deus está cobrando de Jacó e requer de você nesse instante. Tome uma atitude. Levante-se! Deus tem uma grande obra para realizar através de você. Creia no seu poder e faça a obra de Deus.

Em segundo lugar, Deus manda Jacó subir a Betel. Isto é, suba à casa de Deus. Não podemos ficar presos neste mundo. Jacó havia fincado suas cabanas em Sucote e habitado em Siquém, mas Deus exigia dele que subisse a Betel. Quantas pessoas estão nessa situação? Estão com suas cabanas armadas no mundo e por isso sofrem sérias conseqüências. Mas, Deus exige que você suba à sua casa. O salmista muito se alegrava quando recebia o convite para ir à casa de Deus. E ele preferia à casa de Deus do que outros lugares mil. Essa deve ser a nossa vontade. Subir a casa de Deus e habitar ali.

Por último, o Senhor cobra de Jacó que edifique um altar. Isso nos fala de arrumar a nossa vida para estarmos com Deus. Concertar o altar. Precisamos ter comunhão com Deus e precisamos ter uma vida no altar de Deus. Altar fala de adoração. Fala de lugar elevado para oferecer sacrifícios. É isso que Deus exige de nós. Estamos afastados da sua presença, mas Ele quer que nos aproximemos dEle com o coração contrito. Deus quer nos abençoar.

Quando Jacó fez isso, Deus renovou com ele sua aliança e prometeu nunca o deixar sozinho. Mudou o nome dele e sua vida para sempre. Vemos Jacó na galeria dos heróis da fé. Tudo isso para mostrar a grande misericórdia de Deus. A graça bendita de Deus na vida de Jacó é uma lição importante para nós. Deus nos ama com um amor incondicional. Ele nos ama e quer nos abençoar ricamente. Só precisamos nos colocar no lugar certo da bênção e Deus vai nos abençoar.

*Mensagem que Deus me concedeu para pregar na igreja domingo a noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário