terça-feira, 9 de junho de 2015

Quando Deus pede um retorno do ser humano



Por Odair José da Silva

Nós somos falhos. Quantas vezes nos esquecemos do que Deus fez por nós. Mesmo que não merecemos, Deus sempre nos ajuda. Sempre nos acompanha em nossa caminhada. E muitas vezes nos afastamos dos seus propósitos e pagamos caro por isso. Mas, Deus é tão misericordioso que, em sua paciência Ele convida o ser humano a lembrar-se dos seus votos e que o mesmo possa voltar ao caminho original traçado por Deus.

Foi o que aconteceu com Jacó. Em Gênesis 35, a Bíblia nos mostra Deus falando para Jacó retornar a Betel. “Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugiste diante da face de Esaú, teu irmão”. Percebemos pelo texto bíblico e seu contexto anterior que Jacó, alguns anos antes estava em aflição por causa de seu irmão que o queria matar. Ele pede socorro a Deus e Deus o atende. Mostra a ele o céu aberto e uma escada onde os anjos de Deus sobem e descem até ele. Ali ele exclama: este não é outro lugar, senão a casa de Deus. E, Betel significa justamente isto, Casa de Deus. No entanto, passado alguns anos, vemos Jacó vivendo em Siquém, onde constrói um altar. Mas, Siquém não é o lugar certo. Siquém representa o mundo a nossa volta. E notamos que Jacó tem sérias conseqüências por isso. Tragédias familiares e ameaças acontecem em sua vida. Tudo isso porque ele está fora da direção de Deus.

Abro um parêntese aqui para alertar muitos que estão com suas tendas armadas em Siquém, isto é, no mundo. Quem sabe você tem estado nessa situação há muito tempo. Já se esqueceu das maravilhas que Deus fez em sua vida. Está sofrendo conseqüências terríveis de sua escolha e ainda não percebeu que Deus está te alertando para voltar à sua casa.

Deus, então, conclama Jacó para que volte a Betel. O Senhor cobra de Jacó uma atitude. Levanta-te. Isto é, não fique ai prostrado e com medo. Levantar significa tomar uma atitude de fé e ir para o lugar certo. Foi o que aconteceu com o Filho Pródigo. Quando se encontrava na situação terrível junto aos porcos ele olhou para dentro e si mesmo e disse: Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai. Quantos que estão precisando tomar essa atitude nos dias atuais. Afastaram-se da presença de Deus e estão sofrendo sérias conseqüências pelos seus pecados. Mas, Deus convida você nesta hora para que retorne ao lugar certo. A Casa de Deus.

E Deus continua falando a Jacó. Sobe a Betel e habita ali. Isto significa que devemos subir a casa do Senhor e habitar nela. Devemos fazer como o salmista, nos alegrarmos em estar na Casa do Senhor. Muitos hoje em dia estão se afastando da casa de Deus e deixando que o mundo secular tome todo o seu tempo. Nas escolas dominicais e cultos de ensinos os templos estão vazios. As pessoas estão sempre ocupadas demais para irem à casa de Deus. Mas, Deus está falando. Subam a Betel e habitem ali.

Por último, Deus fala para Jacó fazer ali um altar ao Deus que o havia socorrido e que nunca o havia abandonado. Prezados, Deus conclama o seu povo a lembrar as maravilhas que Ele tem realizado na vida de cada um. Não podemos nos esquecer aquilo que Jesus fez na cruz do Calvário para nos salvar. É hora de atentarmos para o chamado de Deus em nossas vidas. É preciso concertar o altar. Colocar a vida em dias e adorar a Deus na beleza de sua santidade. Ele conclama os seus filhos a edificar o altar da adoração. Lembrar das primeiras obras, do primeiro amor. Os tempos são difíceis e a volta de Jesus está muito próxima. É preciso habitar na Casa do Senhor. Que Deus em Cristo nos ajude a voltarmos para Betel.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário