terça-feira, 23 de junho de 2015

A Mercantilização das Almas (Introdução)



Por Odair José da Silva 

Este artigo tem como finalidade problematizar uma questão que muito tem me atormentado nos últimos tempos. Procuro apenas deixar fluir minhas ideias com relação ao tema no objetivo de compartilhar com os leitores uma angústia na alma pelo que vemos no mundo atual. Me refiro ao que denomino “Mercantilização das Almas”, ou seja, essa forma exacerbada que virou o comércio religioso no mundo capitalista em que estamos inseridos. Na verdade, o que tenho comigo é uma revolta sobre todo o processo que envolve as almas e como as pessoas fazem comércio da fé, principalmente da fé cristã.

Não me atenho as outras religiões, mas exclusivamente a religião cristã, isto é, o cristianismo. O que percebo, e coloco em discussão, não é a fé em si, ou se o cristianismo é a religião verdadeira ou não, o que coloco em questão é a forma que se utiliza a fé cristã para ganhar dinheiro ao longo dos tempos. O comércio que gera bilhões em cifras aos cofres das igrejas e utiliza a fé dos incautos para a propagação de ideologias que deturpam o verdadeiro evangelho.

Neste sentido, propus-me a debruçar sobre o assunto e, na medida do possível, estar levantando questões, ao meu ver, bastante pertinentes para entendermos a atual conjuntura do mundo religioso que nos cerca. De antemão, confesso que não é possível deixarmos nossas crenças de lado, por isso, não sou demagogo em dizer que serei imparcial. Acho que isso é praticamente impossível. Mas, procuro ser ético no desdobramento de minhas idéias e esclarecer o porque penso dessa forma e não de outra.

Neste artigo procuro dialogar sobre alguns assuntos como os usos e costumes, doutrinas de homens e doutrinas de demônios, negar-se a sim mesmo, teologia da prosperidade, riquezas materiais, proliferação de novas denominações, pastores milionarios, entre outros temas que se fizer pertinentes.

(Continua...)

Obs. Esse texto faz parte de um estudo que estou elaborando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário