quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O que aprendi em Gênesis



Cada vez que lemos um livro da Bíblia encontramos uma fonte com novos ensinamentos. Uma fonte que jorra água límpida e saudável para a nossa alma. Gênesis me mostrou o quanto Deus é maravilhoso. Ele é o Criador eterno. Tudo fez para sua glória. Criou os céus e a terra para o engrandecimento de seu nome. Entendi que os discursos modernos de evolução e explicações científicas nada podem comprovar contra a beleza da criação. Deus é o Todo Poderoso que criou todas as coisas para a glória do seu Santo nome. Deus seja louvado!

Aprendi, também, que Deus criou a família. Ele instituiu o lar. Criou o homem e deu-lhe uma companheira. O homem é a obra prima do Criador. O homem, porém, desviou-se do projeto original estabelecido por Deus. O pecado transgrediu a humanidade e trouxe consequências trágicas para todos os homens. Mas, Deus, mesmo assim, proveu uma promessa de redenção para resgatar o homem do pecado. Da semente da mulher nascerá um que esmagará a cabeça da serpente.

Aprendi que os caminhos de Deus não são fáceis de passar porque temos uma natureza contrária a sua vontade. Vários personagens tiveram que ser provado na sua mais intima relação com o Deus eterno. Mas, todos que seguiram fielmente seus desígnios foram felizes. As lutas vieram, mas eles venceram pela graça de Deus. Pela fé Noé construiu a arca e salvou sua família do dilúvio. Pela fé Enoque andou com Deus trezentos anos e foi recebido no céu sem passar pela morte. Pela Fé Abraão saiu da sua terra e do meio de sua parentela e foi para uma terra que Deus havia prometido a ele. Pela fé ele foi ao extremo de provar o seu amor para com Deus ao levar seu filho para ser imolado no monte Moriá e Deus o honrou pela sua atitude de devoção. Livrou o menino da morte, apresentou-lhe o cordeiro para o sacrifício e prometeu-lhe bênçãos sem fim.

Aprendi que as escolhas de Deus são diferentes das nossas. Ele escolheu Jacó enquanto escolheríamos Esaú. Jacó teve uma vida difícil devido seus deslizes enganosos, mas sempre lutou com Deus e buscou encontrar o caminho certo. Lutar com Deus significa ver os céus abertos e os anjos descendo e subindo. Isso faz com que possamos caminhar sempre com Deus.

São inúmeras as lições desse livro maravilhoso que poderia escrever outro livro só com as lições que Deus me iluminou. No entanto, devemos guardar em nossos corações aquilo que Deus nos fala pessoalmente. Não poderia deixar, no entanto, de descrever a maior experiência que aprendi neste livro. A vida de José.

José é um exemplo a ser seguido. Sua vida não foi nada fácil e ele passou por situações que muitos de nós não suportaríamos nem a metade. Mas, a Bíblia nos diz que José sempre acreditou em seus sonhos. Deus mostrou a ele o que ele seria e ele acreditou nesse sonho. Não foi uma jornada fácil. Ele foi desprezado pelos irmãos. Foi jogado no fundo do poço. Foi vendido como escravo e levado para uma terra estranha. Ficou longe do carinho do pai. Quando se recuperava na casa de Potifar foi tentado pela mulher dele a pecar contra seu senhor. Longe de mim pecar contra Deus e contra meu senhor. Foram suas palavras convictas de um caráter inabalável. Mesmo assim não se livrou de uma acusação injusta de assédio sexual que o levou para o calabouço. Na prisão, no entanto, não vemos José reclamando e nem amaldiçoando sua situação. Logo ele já é o ajudante do carcereiro e ajuda os outros presos a cumprirem sua sentença. Revela os sonhos do copeiro e do padeiro e é esquecido outra vez por aquele que conseguiu a liberdade. Mas, o mais importante de tudo é que a todo o momento vemos que Deus estava com José.

O que importa mesmo na vida é estarmos dentro do projeto de Deus. Seguir suas pisadas. Seus mandamentos. Mesmo que a jornada seja difícil devemos acreditar que o final já foi escrito por Deus. Isso foi o que aconteceu com José. No tempo certo ele saiu da prisão direto para o palácio, onde se tornou o Primeiro Ministro de Faraó. Deus o havia treinado para a missão mais importante de sua vida: o perdão. Esqueceu as afrontas causadas pelos seus irmãos e os perdoou de coração. Salvou milhares de pessoas da fome e, principalmente, sua família. Sustentou toda sua família em tempos de crise.

Outras tantas lições estão embutidas neste livro santo. Que Deus nos ajude a entender sua Palavra cada vez mais e possa nos orientar no caminho certo. Que possamos aprender com esses personagens bíblicos que Deus tem um plano especial para cada um de nós e que devemos andar em seus propósitos. Fazendo isso estaremos escrevendo nossa história com as palavras certas. Deus estava com ele.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário