sexta-feira, 31 de maio de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLVI

    1. Lembre-se de que você não está sozinho. Há pessoas ao seu redor que se importam com você e estão dispostas a ajudar. Não hesite em buscar apoio, seja em amigos, familiares ou na comunidade. A solidariedade é uma das maiores forças que temos, e juntos, podemos superar qualquer obstáculo. Quem pode dizer que o povo de Deus não tem a proteção máxima? Ninguém. Pode até ser que não nos atentemos a esse detalhe, mas as promessas de Deus para o seu povo é de proteção total. Não existe brecha, não existe falha, não existe margem para erro. Deus é perfeito em todas as suas ações. E assim, Ele protege o seu povo. Deus é fiel em suas promessas. 

    2. Em tempos difíceis, é essencial lembrar que a esperança é uma luz que nunca se apaga, mesmo nas noites mais escuras. A vida pode ser cheia de desafios, mas cada um deles é uma oportunidade para crescimento e superação. Você é mais forte do que imagina e mais capaz do que acredita. Deus sabe o que faz e cuida de cada um com amor eterno. Ele vai adiante e, também, está na retaguarda. A nossa sociedade vive uma época onde não há segurança e nem proteção. Ninguém consegue proteger ninguém. Neste caso, só os que confiam inteiramente em Deus é que pode sentir a sua proteção. Saiba você que Deus está atento a todas as situações. Ele nos protege e nos garante a segurança eterna. Confie no Senhor. 

    3. Confie que dias melhores virão. O sol sempre nasce após a tempestade, trazendo consigo novos começos e oportunidades. Mantenha a fé, pois ela é a âncora que nos mantém firmes mesmo nas marés turbulentas. Que Deus te abençoe e guie seus passos, trazendo paz ao seu coração e força para seguir em frente. Acredite em si mesmo e em seu potencial para transformar sua realidade. A esperança é uma chama que nunca deve se apagar. Deus se agrada de seus filhos que assim o faz. Que a misericórdia e a bondade do Senhor possa tomar conta de nossas vidas e que tenhamos comunhão com o seu Filho para sempre. Que Deus nos ajude nessa dedicação. Que nossa vida seja consagrada ao Deus que merece toda honra e louvor! 

    4. Se existe uma coisa que todos deveriam saber é que Deus sempre irá cumprir as suas promessas. Não podemos cair no erro de achar que tudo está perdido, que o mundo está um caos, sem controle. Não podemos cair nesse engodo. Existe uma certeza no universo: Deus está no controle da História. Às vezes não atentamos para o fato de que Deus sabe de todas as coisas e nós não sabemos de nada. Nem o maior cientista de todos os tempos pode ser comparado a sabedoria infinita de Deus. A humanidade levou milhares de anos para descobrir pouca coisa dos infinitos mistérios do universo. Então, quem somos nós para questionar os desígnios de Deus? O segredo é confiar nesse Deus Todo Poderoso. 

    5. Só o Senhor para ter misericórdia de nós. Porque de outra forma estávamos perdidos. Temos em nós uma natureza pecaminosa que só deseja o mal e, se não fora a misericórdia do Senhor estaríamos perdidos. Isso, porque, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. O Senhor é santo e abomina o pecado. Por isso, só estando em Jesus Cristo é que podemos ter uma vida nova em Deus. O Senhor Jesus Cristo realizou o sacrifício na Cruz do Calvário para nos dar o direito de chegarmos a Deus. Ele nos reconciliou. Essa é a maior dádiva que poderíamos receber. Apenas creia no grande amor de Deus e aceite a sua proteção. 

    6. Você já parou para agradecer a Deus pela sua vida hoje? Ou quem sabe você acordou atrasado, levantou apressado e correu para o trabalho ou para os afazeres que tinha agendado para hoje e nem teve "tempo" para agradecer a Deus pela vida. Vivemos uma época em que estamos presos a tirania do urgente e quase não sobra mais tempo para bendizer o nome do Senhor. No entanto, é necessário que atentemos para esse importante fato. Deus está em todas as partes. Ele tem o domínio de tudo em todos os lugares. Não há nenhuma possibilidade do ser humano se esconder de Deus. Se subir ao alto, ali ele está; se descer ao abismo, ali ele está também. Isso deve ser um refrigério em nossa alma. 

    7. Se soubéssemos, mesmo por um minuto, os perigos que corremos todos os dias, saberíamos o quanto somos protegidos por Deus. No mundo físico existem inúmeros perigos que nos cercam em todos os momentos. No entanto, no mundo espiritual é ainda pior. Somos atacados o tempo todo. Só estamos vivos pela misericórdia de Deus. Se não fosse a proteção do Senhor já teríamos sido engolidos vivos. E a vida, o bem mais precioso dado por Deus só a temos e vivemos porque o Senhor nos conserva em vida. É bom quando descansamos no Senhor. Quando confiamos a Ele a nossa proteção. Ele cuida de seus filhos com amor eterno. O Senhor é o nosso ajudador. O que seria de nós sem essa proteção? 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 29 de maio de 2024

O sol sempre nasce após a tempestade

    Em tempos difíceis, é essencial lembrar que a esperança é uma luz que nunca se apaga, mesmo nas noites mais escuras. A vida pode ser cheia de desafios, mas cada um deles é uma oportunidade para crescimento e superação. Você é mais forte do que imagina e mais capaz do que acredita. 

    Lembre-se de que você não está sozinho. Há pessoas ao seu redor que se importam com você e estão dispostas a ajudar. Não hesite em buscar apoio, seja em amigos, familiares ou na comunidade. A solidariedade é uma das maiores forças que temos, e juntos, podemos superar qualquer obstáculo. 

    Confie que dias melhores virão. O sol sempre nasce após a tempestade, trazendo consigo novos começos e oportunidades. Mantenha a fé, pois ela é a âncora que nos mantém firmes mesmo nas marés turbulentas. 

    Que Deus te abençoe e guie seus passos, trazendo paz ao seu coração e força para seguir em frente. Acredite em si mesmo e em seu potencial para transformar sua realidade. A esperança é uma chama que nunca deve se apagar. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 28 de maio de 2024

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti

    "O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti"; Números 6:25 

    Mais uma vez e aqui estamos nós olhando para a bondade de Deus. Mais um dia em que contemplamos a infinitude do seu amor. A grande misericórdia de um Deus Todo-Poderoso que cuida de seus filhos. Ele nos escolheu, diz a sua santa Palavra, e isso é maravilhoso. Quem era eu? Quem era você? Apenas pecadores condenados a perdição. No entanto, Deus, o Todo-Poderoso Deus, olhou para nós e nos escolheu. Através do seu Filho nos garantiu a salvação eterna. 

    O que mais posso dizer ou expressar a não ser a profunda gratidão da minha alma? Não tenho palavras que possa explicar esse tão grande amor. Vivo cada dia dentro da proteção do Senhor. Ele que faz resplandecer o seu rosto sobre mim e sempre teve misericórdia de mim. E tenho paz porque Jesus me garantiu essa paz. "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós". João 20:21 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Não tome a decisão errada

    “E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis”; Jonas 1.3a. 

    A mensagem que Deus coloca em meu coração nesta manhã diz respeito às decisões que tomamos na vida. Todos os dias estamos diante de decisões que precisam ser tomadas e, às vezes, não sabemos qual a decisão certa. Neste momento é necessário confiarmos em Deus, pois Ele conhece e sabe o que é melhor para as nossas vidas. Se tomarmos a direção errada do que manda a sua vontade teremos consequências muito ruins para a nossa vida. Haverá lágrimas e decepções. Haverá tristeza das quais nos lamentaremos muito. 

    Ouça o que Deus fala no seu coração. Quem sabe o que Deus tem pedido para você fazer seja muito difícil aos seus olhos. No entanto, se Ele mandou é porque Ele vai te ajudar na missão que determinou para você. Foi o que aconteceu com o Profeta Jonas. Deus o enviou para pregar na cidade de Nínive. Ele achou uma missão muito difícil porque os moradores da cidade eram inimigos do povo de Israel e eram cruéis. Jonas imaginou que eles não mereciam a salvação e, mesmo sabendo que Deus era misericordioso, o povo poderia agir com violência contra o profeta. 

    Aos olhos humanos parecia ser uma tarefa difícil mesmo. E Jonas tomou uma direção diferente da que Deus o havia direcionado. Em vez de ir para Nínive, a Bíblia nos diz que ele “desceu” para Társis. 

    Permita-me fazer-te uma pergunta: será que Deus não pede para você voltar ao caminho certo? 

    Deus orienta-me a mostrar-te dois exemplos bíblicos de como a vontade de Deus deve ser realizada dentro da Sua orientação. O primeiro exemplo é de Abraão. Deus disse a Abrão “Sai da tua terra e do meio da tua parentela e vai para uma terra que te mostrarei”. Abraão fez isso, não fez? Parcialmente. A Bíblia nos informa que ele saiu da terra, mas levou um sobrinho com ele. Bondoso ele, não? Parece que sim. No entanto, essa não era a vontade de Deus. E, lá na frente vemos brigas, contenda e sofrimentos por causa dessa decisão. Às vezes, achamos que devemos fazer uma coisa e não sabemos ao certo se realmente é isso que Deus quer de nós. É preciso nos colocar diante de Deus em humildade e pedir a sua orientação. 

    Outro exemplo que encontramos é o exemplo de Eliseu. A Bíblia nos diz em I Reis 19. 19-21 que Eliseu estava trabalhando quando Elias lançou sobre ele a sua capa. Isso significava o chamado de Deus para o trabalho profético. A Bíblia nos diz que Eliseu não olhou para trás. Pediu a Elias apenas para despedir-se de seu pai e sua mãe. Ato contínuo ele matou uma junta de boi e com a madeira do arado fez fogo, cozeu a carne e deu para o povo e seguiu Elias. Eis um exemplo de atitude digna de engrandecimento. Deus honrou essa decisão de Eliseu. A Bíblia nos informa que ele recebeu porção dobrada do Espírito Santo que habitava em Elias. Ele foi um profeta abençoador e cheio da graça de Deus. Uma decisão certa é motivo de honra para Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sábado, 25 de maio de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLV

    1. O Senhor nos conclama a servi-lo com sinceridade. Ele sempre está presente e quer que estejamos com Ele. Deus não está distante, nas alturas. Ele está em cada detalhe da nossa vida. Só precisamos estar atentos quando Ele nos fala. E Deus é tão magnífico que Ele nos fala de muitas maneiras, de várias formas. Se abrirmos o nosso coração Ele estará conosco. Mas, é preciso servi-lo com sinceridade e verdade. Pense você a alegria que será desfrutar com Deus de todas as riquezas de sua glória. Nada neste mundo pode substituir a alegria que é estar junto ao Senhor. Que Ele nos ajude a nos aproximarmos cada vez mais da sua presença. Que sua graça abunde em nossas vidas. 

    2. Estamos no mundo, mas não somos do mundo. O Senhor Jesus Cristo nos chamou para o seu Reino e isso demanda lutar contra as forças do mal que sempre vai querer nos derrotar. O crente é um soldado de Cristo e jamais deve se esquecer que não está lutando contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades, e que, por isso, deve estar sempre revestido de toda a armadura de Deus. Nenhum gigante é imbatível quando o combatemos confiando plenamente no Senhor. Agradeça sempre a Deus pela sua vida. Pelo ar que você respira. Saiba que se não fosse a misericórdia de Deus já teríamos sido destruídos a muito tempo. 

    3. A mensagem é pura dinamite, mas é a verdade. E nunca precisamos tanto da verdade como agora. O mundo, tal como conhecemos, chegará ao fim. Muito em breve. Não há como ter sustentabilidade no mundo capitalista. E, ao lermos a Palavra de Deus encontramos respostas para as nossas indagações. Tudo terá um fim. É preciso restaurar a Terra que o ser humano destruiu. Por isso, a mensagem de alerta é sobre arrependimento. Sim. Arrependei-vos e crede no evangelho. Em breve Jesus voltará e tudo será diferente. Mas, antes disso, o ser humano vai chegar nas últimas consequências e praticamente destruir a natureza. O tempo do arrependimento é agora. Não perca essa oportunidade. 

    4. Na vida temos que fazer escolhas e elas nem sempre são fáceis. O que não podemos é prejudicar o nosso próximo. Temos que arcar com as consequências de nossas escolhas quando as fazemos de forma irresponsável e imprudente. A colheita virá e não podemos culpar ninguém pelas nossas tragédias. Temos que parar de achar que as coisas caem do céu. É preciso levantar cedo e batalhar pelos nossos sonhos e objetivos. Largue mão de sonhar com coisas fáceis. As melhores coisas nas nossas vidas são aquelas conquistadas com muito esforço e dedicação. É Deus quem cuida de cada um de nós com cuidado especial. Então, aprenda a agradecer. 

    5. Dedique mais tempo em oração. O Senhor é aquele que ouve e atende o nosso clamor quando pedimos diretamente a Ele. Em vez de ficar reclamando da vida, da família, do governo, resolva falar diretamente com quem pode todas as coisas. O Senhor nosso Deus está pronto a nos atender e nos dar vitória. Portanto, aproxime-se de Deus cada vez mais e veja o milagre acontecer na sua vida. A vida é um desafio. Uma montanha a ser escalada. Um rio a ser atravessado. Tudo depende do nosso esforço e persistência. Não pense você que irá conseguir alguma coisa sem lutar. Isso não acontece. É preciso perseverança diante da presença do Senhor para que possamos alcançar um lugar mais próximo do nosso Deus. 

    6. Leia bastante. Aprenda a cultivar o hábito da leitura. O conhecimento é algo importante na vida de qualquer pessoa. Seja dedicado na busca pelo conhecimento. Aprenda a tirar um bom tempo de sua vida para ler. Os livros contém histórias que te conduzirá a outros universos. A mente é desenvolvida com o hábito da leitura. Leia sempre! No mundo os prazeres são momentâneos e não satisfazem a alma. Só em Deus podemos sentir essa profunda paz interior. E, com toda a certeza, o melhor momento para sentir a presença de Deus é quando nos dedicamos a oração e leitura da sua Palavra. O refrigério é plausível em nossas vidas neste momento de comunhão com o Criador. 

    7. Não seja um hipócrita. Aprenda a ser honesto. Fale a verdade cada um a seu irmão. Cultive a paz e a sinceridade em sua vida. Um mentiroso mente para o próximo, mas está mentindo a si próprio e será o estopim de sua própria ruína. Seja o seu falar sim, sim, não, não. Não permita que o inimigo mude o seu caráter. O mundo está cheio de pessoas falsas que mudam a verdade em mentira e dissemina mensagens falsas para destruição do próximo. No entanto, nós enquanto servos de Cristo não podemos ser agentes do caos. Temos que falar a verdade com o nosso próximo e nunca ser um disseminador de mentiras. Seja sincero em suas atitudes e, assim, estará sendo um exemplo de Cristo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Do que você tem medo?

    Sempre pensei sobre o medo. E sempre tentei evitá-lo. Isso porque acredito que quando temos medo de alguma coisa isso fatalmente acontecerá. Lembro-me de quando ainda jovem fiquei impressionado com a história de Jó. 

    O patriarca bíblico afirma em suas angústias que o que ele temia lhe aconteceu. Quando li essa história eu acabei deixando-me acreditar que se não tivesse medo de nada poderia evitar muitas coisas. E é isso que sempre fiz. 

    Na verdade, não posso afirmar com certeza que isso tem alguma lógica, mas vivo meus dias com mais confiança e sempre penso nas coisas boas da vida nunca me esquecendo que o dia da minha morte chegará e que eu não poderei fazer nada contra isso. 

    Então, por que temer algo que eu não posso evitar? 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Lançamento Oficial do Livro "Pequenas Histórias, Grandes Lições"

    Cáceres é uma cidade bicentenária e cheia de lindas histórias, lendas fantásticas e uma rica tradição cultural. O autor, cacerense que é, ouviu e viu algumas histórias, causos e prosas sobre essa cidade e reuniu em um livro as "Pequenas Histórias" no intuito de mostrar "Grandes Lições". Este é um livro que tem como objetivo levar o leitor a uma experiência única e salutar. O desejo é que as histórias possam incomodar, inquietar e "mexer" com o cérebro de quem lê. 

    Essa é a premissa do novo livro de Odair José da Silva, o Poeta Cacerense, "Pequenas Histórias, Grandes Lições". O livro foi lançado de forma oficial neste dia 21 de maio de 2024 no Sarau do Centro Acadêmico de Letras no pátio da UNEMAT, Campus Jane Vanini, em Cáceres. O evento realizado pelo Centro Acadêmico de Letras homenageava o Dia do Profissional de Letras e contou com diversas personalidades ligadas ao Curso que possibilita uma inserção ao mundo da leitura e da escrita. 

    "Pequenas Histórias, Grandes Lições" é um livro provocativo que trás diversas histórias sobre a bicentenária cidade de Cáceres, como o Mistério do Marco do Jauru, A Ponte Branca, A Noiva da Ponte Branca, O Anjo da Ventura e o Casal Apaixonado, A Velha Figueira no Campus Jane Vanini, Ari, o Pantaneiro, O Misterioso Homem na Praça Barão, A Prostituta Rose Morena, História do Antigo Califórnia, A Turma do Zé Jacaré, entre outras histórias fascinantes. 

    O livro pode ser adquirido com o autor, na Livraria Ágape em frente a UNEMAT, na Banca de Revistas na Praça Barão e na plataforma de venda na internet (link abaixo).

    Link para adquirir o livro pela internet https://clubedeautores.com.br/livro/pequenas-historias-grandes-licoes


















segunda-feira, 20 de maio de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLIV

    1. Quantas pessoas gastam o seu tempo reclamando da vida e das coisas que acontecem com ela. Não faça como tais pessoas que só sabem queixar-se de seus infortúnios. Invista o tempo contando as suas bênçãos, em vez de queixando-se. Você verá que seus dias serão melhores. Do que adianta reclamar das coisas? Se estiverem dentro do nosso controle, devemos fazer o possível para que sejam resolvidas e fiquemos em paz. Se estiverem fora do nosso controle não temos muito a fazer. Então, o melhor que podemos fazer é manter uma vida equilibrada, fazer sempre o bem e ajudar quem precisa de uma mão amiga. Aprenda a agradecer em vez de só reclamar. Gratidão sempre! 

    2. Não gaste o seu tempo com coisas banais desta vida. O tempo passa e nem percebemos e, cada minuto perdido, é um tempo que não volta mais e que nunca vamos recuperar. Nesse sentido, procure empregar o tempo com sabedoria. E a melhor forma de fazermos isso é investindo na eternidade. Como isso é possível? Simples. Sabemos que a vida aqui é passageira e estamos aqui por um breve período. Por isso, o melhor que fazemos é investir na eternidade. Buscar as coisas que são de cima significa confiar em Deus e em suas promessas de que Ele cuida de nós. É entregar os caminhos ao Senhor e confiar nEle porque fazendo assim o nosso tempo é bem aproveitado. 

    3. Aprenda a escutar com alegria. Talvez o melhor presente que você possa oferecer aos outros seja o seu tempo. Sabemos que vivemos dias cheios de agitação e quase ninguém tem mais tempo de ouvir outras pessoas. No entanto, tem momentos na nossa vida que precisamos parar um pouco e dar ouvidos aos gritos de socorro a nossa volta. Pessoas que estão bem perto e não sabemos de suas angústias e, em muitos casos, precisam apenas de alguém que possa ouvi-las. Escute com alegria os que lhe falam de seus problemas, mesmo quando você tenha problemas maiores que os deles. Fazendo assim você estará empregando bem o seu tempo e dando um grande presente a alguém que tanto precisa. 

    4. Quem sabe você não está tendo um bom dia. As coisas não estão saindo da forma que você pensou ou planejou e isso tem tirado a sua paz. No entanto, quando andamos com Deus, o melhor ainda está por vir. Por isso, o segredo de uma vida na plenitude de Deus é deixar-se ser guiado pela orientação do Senhor. A vida tem sempre altos e baixos e, por mais que sabemos disso, nunca estamos preparados para enfrentar as situações difíceis. Achamos que estamos no fundo do poço e abandonados por Deus. Mas, precisamos ter em mente que no mundo teremos aflições e sofreremos infortúnios. No entanto, precisamos saber que o Senhor prometeu estar conosco todos os dias até a consumação do século. Então, não estamos sozinhos. 

    5. Faça o seu melhor e deixe o restante com Deus. Não precisamos nos preocupar com o que não podemos fazer, mas devemos fazer o melhor que podemos fazer e deixar que Deus faça o impossível. Nosso mundo está repleto de pessoas destruídas e feridas. Não podemos ser causa de mais sofrimento e, sim, sermos bálsamos para essas pessoas. Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas com doçura e de sabedoria. Essa é a recomendação da Palavra do Senhor. Não é ser religioso que vai me garantir um lugar ao lado do Senhor. É minha atitude de verdadeiro cristão cheio de compaixão e sentimento de solidariedade com quem está sofrendo. Por isso, devemos sempre fazer o nosso melhor. 

    6.  Existe um grande paradoxo na vida. Alguém busca o que você tem enquanto alguém tem o que você busca. Isso é a interdependência que Deus quis que houvesse entre os seres humanos. Não somos independentes uns dos outros. Na verdade, dependemos uns dos outros. Por isso os seres humanos são seres sociais. Por mais que eu deseje, em alguns momentos, viver sozinho e estar só, na maioria das vezes eu dependo da companhia de alguém e alguém depende da minha companhia. Portanto, o segredo de uma vida em conformidade com esse paradoxo é deixar nas mãos do Senhor. Ele é o único que nunca nos abandonará. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.

    7. Os poetas cantam com ternura as flores, assim como todos nós nos extasiamos diante da pomposidade das rosas, com o aroma dos cravos e a ternura das orquídeas. Da mesma forma, em nossa vida, devemos ser como as flores. Devemos exalar o bom perfume de Cristo. Essa é a recomendação bíblica. Infelizmente, temos em nosso meio muitos que são apenas espinhos. Amargurados, reclamões e fofoqueiros acabam por exalar um odor fétido de maus comportamentos. Não podemos ser coniventes com isso. O Senhor nos chamou para fazer a diferença neste mundo. Devemos exalar o bom perfume de Cristo que é bondade, paz e mansidão. Atitudes que promovam a comunhão com o próximo, isso é ser como as flores. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 19 de maio de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLIII

    1. Há no coração do homem uma busca para preencher o vazio da alma. Em algum momento da sua vida você irá sentir esse desejo. O caminho é aceitar que temos essa necessidade de Deus. Sim. O vazio na alma só pode ser preenchido pelo Espírito de Deus. Tudo, fora de Deus é vazio e solidão. Tudo é uma sombra sem fim. Tudo é tristeza. Mas, quando o homem deixa que Deus faça morada em seu coração tudo torna-se novo. A luz do Senhor dissipa toda escuridão e você pode sentir a paz interior. Por mais que a ciência avance e a busca humana pela felicidade também, sem buscar a presença de Deus o ser humano nunca encontrará a paz que tanto precisa. 

    2. Há sempre uma esperança para os que servem a Deus e confia no seu poder. Ele se compadece das nossas angústias e dá o alento necessário para superarmos as dificuldades que possam sobrevir sobre nós. Apenas creia no milagre. Nesses momentos devemos agradecer a Deus pela sua bondade e suplicar o conforto para as nossas almas. Senhor, ajude-me a entender os seus propósitos em tudo isso que estou passando. O segredo é estar com Jesus. Buscar a face de Cristo e sua presença em nossas vidas trás o alento e o refrigério para a alma cansada e triste. O Senhor é quem cuida de cada um de nós com amor eterno e nunca devemos nos esquecer desse detalhe maravilhoso. 

    3. Jesus não veio à terra disfarçado de homem. Não era um parasita alienígena, como nos filmes de ficção científica, onde vermes extraterrestres invadem corpos humanos e os controlam, transformando as pessoas em meros instrumentos e usando-as para ocultar a sua estranha natureza. Jesus, sem deixar de ser Deus, foi realmente humano. E, por ter sido humano, é capaz de compreender as nossas fraquezas e necessidades. Hoje, ao lado de Deus Pai, Jesus Cristo exerce a função de Sumo Sacerdote, um intermediário entre você e Deus, posição que alcançou graças ao sacrifício na cruz. Ele conhece as nossas fraquezas e simpatiza com aqueles que se esforçam para não errar. De nós Ele exige que não abandonemos a fé e que perseveremos em conhecê-lo. 

    4. Amar não é obrigação! Ouça-me o que digo. Em sua forma dinâmica, amar é a responsabilidade prática de uma pessoa para com a outra. Se você pode amar, então ame. E digo mais: ame sem fingimento. A Bíblia recomenda isso. Se você pode estender a mão e emprestar o seu ombro à pessoa que se esbarra em você todos os dias com um grito mudo de socorro, faça isso. Amar é o maior sentido da existência do ser humano. Sem amor não há sentido para viver. A pessoa que não ama, não edifica a si mesma. Que Deus possa derramar o seu amor em nossos corações para que aprendamos a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Se você procura amar a Deus sobre todas as coisas e permite que o seu amor seja derramado em seu coração você descobriu a essência do amor. 

    5. Deixe Deus tomar conta da direção de sua vida. Ele conhece o fim desde o princípio. Sabe qual o melhor caminho a seguir, conhece os atalhos para a sua felicidade. Por que viver dando cabeçadas quando Ele pode te guiar pelo caminho certo? Deixe de ser cabeça-dura e permita Deus iluminar os seus passos. Por que viver tropeçando quando Ele pode iluminar e mostrar-te os perigos da estrada? Confie em Deus. Ele sabe qual é o melhor caminho para você. Só Ele conhece o fim desde o princípio. Ele cuidará de você. Apenas confie! Pare de andar na contramão de Deus e pensar que pode ser o fazer alguma coisa longe do Criador. Não pode. Portanto, permita que Deus oriente as suas decisões e guie o seu caminho. 

    6. O coração deve ser aberto para realizações, para receber as inúmeras oportunidades que a vida nos oferece para viver... Não existe maior prisão do que viver uma vida com o coração fechado para os sentimentos. Temos tanto a aprender e isso se torna mais difícil quando mantemos as chaves da prisão em nossas mãos e o coração continua fechado. Abra o seu coração e deixe Deus mudar a sua vida. Não adianta buscar soluções longe de Deus. Elas não existem. Apenas ilusões e promessas falsas esperam aqueles que distanciam-se de Deus em busca de respostas para as grandes questões da vida. Só o Senhor pode realizar os desejos do nosso coração. 

    7. A leitura da Palavra de Deus, a renúncia ao pecado e a prática do bem são os três pontos fundamentais para o crescimento do novo crente em Cristo. Não é suficiente o cristão se apartar do mal; é preciso que faça o bem. A prática da justiça e o desenvolvimento da santidade na vida do cristão demonstram o milagre da salvação operada por Cristo Jesus. Enquanto a velha natureza carnal procura apegar-se às coisas mundanas que a cercam, o novo homem luta em busca do crescimento espiritual. Todos os que aceitam Cristo como Salvador devem deixar todos os vícios e a prática de pecados conhecidos e conscientes. A comunhão intensa com o Senhor mediante a submissão, a oração, a adoração e a santidade de vida é fundamental para vivermos aqui. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

terça-feira, 14 de maio de 2024

O sábio versus o insensato

    1. Sabedoria e humildade. A sabedoria é entendida como a aplicação correta do conhecimento em nosso dia a dia. Em Provérbios, ela é vista como um antídoto contra a arrogância. Daí a insistência do sábio em que se busque adquirir a sabedoria (Pv 16.16). A sabedoria retratada em Provérbios demonstra ser eficaz contra a arrogância e a soberba, pois quem é sábio age com humildade (Pv 11.2). Em o Novo Testamento, o apóstolo Paulo sabia dessa verdade e, por isso, orou para que o Senhor concedesse aos crentes “espírito de sabedoria e de revelação” (Ef 1.17). 
 
    2. Insensatez, arrogância e altivez. Na visão de Provérbios, o arrogante é uma pessoa insensata e desprovida de qualquer lucidez e bom senso. Verdadeiramente, o arrogante está pronto a fazer o mal, pois age com soberba e altivez (Pv 6.18). É uma pessoa inexperiente, sem domínio próprio (Pv 25.28), ingênuo (Pv 27.12), sem bom-senso (Pv 27.7) e que se comporta como um animal ou um bêbado (Pv 26.3,9). Por isso, o insensato não pode ser designado para um serviço (Pv 26.6,10). Ele é fanfarrão, preguiçoso e incorrigível (Pv 25.14; 26.11,13-26; 27.22). Sua presença é um perigo, pois além de falso e maldizente é ignorante (Pv 26.18-22). Ele não age com a razão e não sabe controlar a própria vontade, sendo, portanto, uma abominação para o Senhor (Pv 16.5). 
 
Fonte: Lições Bíblicas

segunda-feira, 13 de maio de 2024

O Legalismo, os legalistas e os santarrões de plantão

    "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8    
 
    Existe uma má interpretação da Bíblia que ronda boa parte de nossas igrejas. O LEGALISMO. O dicionário da língua portuguesa define Legalismo como “Outrora, fidelidade à coroa. Hoje, fidelidade ao regime legal, ao governo constituído. Cuidado de respeitar minuciosamente a lei” e do ponto de vista religioso o Legalismo pode ser definido como “relacionamento entre fé e prática baseado na obediência a regras e regulamentos”. Uma série de ordenanças e exigências são feitas para que a pessoa possa ser salva. No entanto, se observarmos atentamente as palavras do Apóstolo Paulo, vamos identificar que a salvação é pela "GRAÇA" de Deus e não pelos nossos méritos.    
 
    Entendo que obedecemos aos mandamentos do Senhor porque somos salvos e não para ser salvo. Eu não posso anular o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. A salvação, creio eu, não é por méritos humanos e sim pela misericórdia de Deus. Os fariseus eram legalistas. Paulo, antes da sua conversão ao verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, era um legalista. "O Legalismo é o meio humano de tentar através da obediência de regras de homens, ser aceito e amado por Deus, anulando a Graça misericordiosa”, afirma o teólogo Moisés Almeida, em seu artigo “O Legalismo – Escravismo Religioso”.    
 
    Vemos e ouvimos muitas pessoas julgando outras por causa de suas diferentes denominações como se placa de igreja fosse suficiente para salvar alguém. Saiba você que lá no céu não existe "bairros" de diferentes denominações. Jesus Cristo disse que ia nos preparar lugar. Ele não especificou placas de igrejas. Então, antes de julgar o seu irmão, apontando-lhe o cisco em seu olho, veja bem se não existe uma trave no seu.    
 
    Almeida acrescenta ainda que “A salvação é pela graça, somos obedientes porque somos salvos, e não para sermos salvos. A maioria interpreta que Jesus nos salvou, de modo geral na cruz, mas não individual, e assim a salvação individual se dá através da justiça própria, das boas obras ou de conduta moral. De modo que eu é que me salvo (glória a mim! louvado seja eu!), pois Jesus só abriu a possibilidade da salvação na cruz, mas eu é que decido se vou ou não pro céu, de acordo com minhas obras. O que contraria a Palavra, que diz que é pela GRAÇA (favor imerecido), que somos salvos e ISSO NÃO VEM DE NÓS MAS É DOM DE DEUS! O que quer que eu faça, trabalhe, coma, viva, ande, cante, louve, durma, é só consequência dessa graça e não a causa dela”. O legalista, por se achar melhor do que os outros, acaba excluindo os seus semelhantes por causa de seus padrões que não condizem com os do legalista. O Apóstolo Paulo afirma que "se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei". Gálatas 5:18    
 
    O importante aqui é que procuremos fazer a vontade de Deus. O cristão, ao aceitar a Jesus Cristo, recebe a iluminação do Espírito Santo para andar de acordo com a Palavra de Deus. A Palavra é luz que ilumina o nosso caminho. Recebe, também, a sabedoria do alto e "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Portanto, não é por nossos méritos que somos salvos e sim pela graça de Deus.    
 
    O legalismo é, por definição, uma tentativa de acrescentar algo à obra completa de Cristo. É confiar em outra coisa senão em Cristo e em sua obra completa e permanente diante de Deus. As Escrituras ensinam que somos justificados pelas obras do Salvador, não pelas nossas. O último Adão veio para fazer tudo o que o primeiro Adão deixou de fazer. Isso não quer dizer que você deva permanecer no pecado. Muito pelo contrário. Os que aceitam a Cristo de verdade vão sempre procurar evitar praticar coisas que possam desagradar o nosso salvador. Ao aceitar a Jesus vamos procurar viver dentro de sua soberana vontade.    
 
    A Palavra de Deus nos orienta a seguirmos a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. Portanto, que possamos procurar viver uma vida dentro da vontade de Deus. Sem julgamentos e sem acusações. Precisamos saber o que a Palavra de Deus proíbe e os homens permitem e, ao mesmo tempo, identificar o que a Palavra de Deus NÃO proíbe e os homens insistem em julgar como "pecado". É o Senhor quem nos salvou e Ele aperfeiçoará a nossa caminhada até o céu.    
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 12 de maio de 2024

O que são doutrinas de demônios em 1 Timóteo 4:1?

    Em muitos lugares, as Escrituras nos alertam contra a falsa doutrina. Um desses lugares é em 1 Timóteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. Uma doutrina é um ensino ou um conjunto de princípios. As “doutrinas de demônios”, então, são coisas que os demônios ensinam. 

    Pode haver boas e más doutrinas. A palavra doutrina pode se referir aos ensinos bíblicos de uma igreja ou pastor. Ou, no caso de 1 Timóteo 4:1, os ensinos ímpios de Satanás. Aqueles que seguem as doutrinas de demônios “apostatarão da fé”. Ou seja, obedecer à doutrina dos demônios é um assunto sério porque envolve um afastamento da verdade do evangelho de Cristo. 

    Como as doutrinas dos demônios são divulgadas? Elas são transmitidas por instrutores humanos: “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (1 Timóteo 4:2). Esses falsos mestres são hipócritas; isto é, suas vidas não evidenciam a santidade que aparentemente defendem. Eles são mentirosos; isto é, utilizam-se da falsidade e conscientemente levam outros à apostasia. E eles estão além do alcance da consciência; isto é, encontraram uma maneira, em suas próprias mentes, de justificar suas mentiras. Esses falsos mestres podem ser simpáticos, charmosos e persuasivos, mas não recebem sua mensagem do Espírito Santo; antes, lançam sugestões de espíritos malignos, cujo trabalho é desviar as pessoas. 

    Quais são exatamente as doutrinas de demônios? O contexto imediato dá uma ideia dos ensinamentos a serem observados: eles “proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado” (1 Timóteo 4:2-5). De acordo com esta passagem, não devemos seguir nenhuma pessoa ou grupo que proíba o casamento ou que coloque restrições a certos alimentos. Qualquer pessoa ou grupo que diga que a santidade vem por meio de uma dieta seletiva ou da abstinência sexual completa está mentindo. 

    No Jardim do Éden, Eva se deparou com as doutrinas de demônios enquanto a serpente falava com ela: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1). No início da conversa, Satanás questionou o ensino de Deus e, à medida que continuaram a falar, ele substituiu o ensino de Deus pelo seu. Satanás continua a usar engano, dúvida e sutileza para desviar as pessoas. Satanás é o pai da mentira e assassino desde o início (João 8:44), e as doutrinas ensinadas por seus demônios por meio de cúmplices humanos voluntários continuam a separar as pessoas de Deus e de Sua bênção. 

    Satanás sabe como nos manipular, e é por isso que as doutrinas dos demônios são tão eficazes. Podemos identificar as doutrinas dos demônios quando estamos imersos na verdade. Devemos ler e estudar nossas Bíblias. Quando sabemos o que Deus diz sobre um determinado assunto, qualquer desvio desse ensino fará soar alarmes de perigo. Quando estamos em sintonia com a Palavra de Deus, as aberrações de Suas notas soarão vazias e desafinadas. 

sábado, 11 de maio de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XLII

    1. Como podemos nos manter de pé? Paciência e fé. Paciência para aprendermos a confiar no Senhor e esperar dEle o livramento. Fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Uns encurvam-se e caem nas armadilhas sutis do inimigo; uns encurvam-se e cai nas ciladas da concupiscência dos olhos e cedem às tentações da carne. Uns encurvam-se e caem diante dos ídolos desta geração incrédula e egoísta. Adoram mais a criatura do que o Criador. E, fazendo assim, caminham a passos largos para a destruição. No entanto, nós que buscamos o Senhor continuamente, nos levantamos e estamos de pé diante de Jesus Cristo nosso Senhor. 

    2. O mundo tem sido um lugar contaminado desde que o pecado entrou nele. E, a cada geração, as atrocidades, crimes, violência e maldade só aumenta. O mal nos cerca de todos os lados. Só uma vida dedicada aos ensinos da Palavra de Deus e perseverança na oração para termos a vitória em meio a tanta corrupção. Olhamos para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Olhamos para Jesus que deu a sua vida na cruz do Calvário para que fossemos salvos por Ele. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé pela infinita misericórdia do Senhor. Que assim possamos prosseguir. Olhando para Jesus! 

    3. De onde vem a tentação? Deus pode provar a nossa fé como fez com Abraão ou Jó. É certo também que Ele não tenta ninguém para o mal. Quem nos apresenta o pecado e nos induz a ele é o Diabo, ainda assim mediante permissão divina. Não é Deus, portanto, quem coloca diante de você aquele atraente exemplar do sexo oposto que o convida a prazeres ilícitos. Tampouco Ele envia alguém para oferecer-lhe drogas ou propor-lhe atos desonestos. O que Deus requer de nós é que saiamos vencedores, que dominemos nossos desejos e permanecemos dentro de sua vontade. Que nossa oração seja ouvida por Deus e Ele nos ajude a vencermos as tentações. 

    4. O sistema opressor que assola o mundo inteiro e não respeita fronteiras. Os ricos ficam mais ricos a cada dia e boa parte dessa riqueza é pela exploração dos mais pobres. O ser humano que não pensa em seu semelhante. Que é ambicioso e só pensa em ter mais e mais. Olhe agora para o seu lado e veja o que você está fazendo para amenizar tudo isso. Você é só mais um opressor? Você é um egoísta que só pensa em ter mais e mais? Ou você olha para o seu lado e ajuda o seu irmão que necessita de ajuda? Cada um de nós devemos ter a consciência de que temos uma missão especial nesta vida. Não é explorar o nosso próximo. Portanto, que cada um de nós possa estender as mãos aos mais necessitados e ajudá-los. 

    5. Só o Senhor Jesus Cristo pode salvar o ser humano e o resgatar de seus pecados. Sim. O Filho do Homem veio para perdoar os pecadores que se arrependem. Veio para libertar os cativos e oprimidos pelo pecado. Só através do sacrifício de Cristo é que temos acesso ao céu. Então, pare de se justificar diante de Deus. Não há meios de salvação longe do Senhor. E hoje, Ele te convida a entregar-lhe sua vida. Ele é longânimo e misericordioso. Ele espera pacientemente. No entanto, quando a porta se fechar não haverá justificativas diante dEle. Portanto, aproveite a porta aberta e permita que a graça de Jesus Cristo preencha o seu coração. 

    6. Escolha fazer o bem. Decida obedecer aos princípios da Palavra de Deus. Busque a presença do Senhor continuamente. Deixe de ter uma vida medíocre e sem sentido longe do Senhor. A escolha é nossa. Onde queremos estar? Que o desejo de minha alma seja de estar constantemente aos pés do Senhor. Que eu possa te amar e honrar. A vida me proporciona oportunidades e quero estar sempre dentro da vontade e orientação de Deus. Ele sabe todas as coisas. Cuida de mim, ó Deus! No teu nome e na tua memória está o desejo da minha alma. Nem um passo quero dar longe da tua orientação. Eis o desafio que tenho na vida. Buscar a face do Senhor continuamente. 

    7. Seguimos os nossos desejos e, para realizar as nossas ambições materialistas, acabamos com o planeta. Estamos vivendo nas misérias das grandes cidades cheias de pessoas nas sarjetas, nos lixões e nos semáforos. A natureza geme e é consumida pelo fogo, pelo calor excessivo e pelas enchentes. O ser humano não pensou no planeta com recursos limitados e destruiu tudo o que pode. Agora lamentamos toda essa destruição e pedimos a sua misericórdia. Lembra-te de nós e nos ajude. Sabemos que tens um propósito para todas as coisas e que tudo está em seu controle. Por isso entregamos a ti, em tuas mãos, a nossa angústia com a destruição do planeta. Vem em nosso auxílio e faça resplandecer sobre nós o seu amor. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Mensagem ao povo do Rio Grande do Sul

    Sei que neste momento a dor parece insuportável e o peso da tragédia parece esmagador, mas quero lembrar-lhes que até nas mais densas noites, as estrelas continuam a brilhar. Vocês podem estarem enfrentando um túnel escuro agora, mas tenha fé, pois há luz no fim dele. 
 
    A vida nos apresenta desafios que muitas vezes parecem impossíveis de superar, mas acreditem, vocês são mais fortes do que imaginam. Por mais sombrio que seja o cenário, a esperança nunca deve nos abandonar. É como um pequeno raio de sol que encontra seu caminho através das nuvens mais densas, trazendo consigo a promessa de dias melhores. 
 
    Lembrem-se de que as dificuldades são temporárias, e que cada desafio superado nos torna mais resilientes e preparados para enfrentar o futuro. Mantenham a fé inabalável, pois ela é a âncora que os mantém firmes mesmo nos momentos mais turbulentos. 
 
    Vocês não estão sozinhos. Há pessoas de corações solidários no Brasil e no mundo que amam vocês e estão dispostas a oferecer seu apoio incondicional. Permitam-se serem amparados e não tenham vergonha de pedir ajuda quando precisarem. 
 
    Com o tempo, as feridas vão cicatrizar e a dor vai se transformar em aprendizado. A vida é um ciclo constante de altos e baixos, e é durante os baixos que descobrimos nossa verdadeira força e capacidade de superação. Mantenham-se firmes. Dias melhores estão por vir. Nunca percam a fé, pois é ela que nos mantém vivos, mesmo nos momentos mais sombrios. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense 
Em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul neste momento de tragédia!

terça-feira, 7 de maio de 2024

Pessoas caladas, mentes barulhentas

    Pessoas caladas muitas vezes carregam consigo um mundo interior incrivelmente barulhento. O silêncio que as envolve não reflete necessariamente a tranquilidade de suas mentes, mas pode ser um abrigo para um turbilhão de pensamentos, emoções e reflexões. 
 
    Imagine uma biblioteca silenciosa, onde cada livro guarda uma história, um conhecimento, uma emoção. Assim são as mentes daqueles que preferem o silêncio. Por fora, podem parecer serenas, mas por dentro há uma verdadeira sinfonia de ideias, dúvidas, sonhos e preocupações. 
 
    Essas mentes são como oceanos profundos, cheios de correntes e marés desconhecidas. Às vezes, o ruído é tão intenso que parece ensurdecer, mas é um ruído interno, um murmúrio de vozes internas que constantemente conversam, questionam, analisam e criam. 
 
    A razão para essa discrepância entre a quietude exterior e a agitação interior pode variar de pessoa para pessoa. Algumas são naturalmente introspectivas, preferindo observar e refletir antes de falar. Outras podem ser introvertidas, encontrando energia e inspiração na solidão. Há também aquelas que guardam segredos profundos, medos ocultos ou sonhos inconfessáveis, e o silêncio é uma maneira de proteger essas partes vulneráveis de si mesmas. 
 
    No entanto, é importante reconhecer que o silêncio nem sempre é uma escolha consciente. Para alguns, é uma armadura que usam para se proteger do mundo exterior, uma defesa contra feridas emocionais passadas. Essas pessoas podem estar gritando por dentro, mas o medo de serem julgadas, rejeitadas ou machucadas as mantém quietas. 
 
    Independentemente da causa, a verdade é que as pessoas caladas têm muito a oferecer. Elas observam mais, absorvem mais e muitas vezes compreendem profundamente as complexidades da vida. Suas mentes barulhentas são fontes de criatividade, insight e compaixão. 
 
    Portanto, ao nos depararmos com alguém que parece tranquilo por fora, devemos lembrar que por trás desse exterior sereno pode estar uma mente vibrante, repleta de pensamentos e sentimentos. E talvez seja necessário apenas um gesto gentil, uma palavra amiga, para abrir as comportas e permitir que essa riqueza interior se manifeste. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Quando pequeno eu sonhava

    Sonhava com o dia em que eu descobriria a verdade sobre o mundo e sobre mim mesmo. Eu imaginava como seria e desejava que ele logo chegasse. Imaginava eu que iria correr pelos vales floridos e deixar-me ser tocado pelos ventos. Ouviria eu os cantos dos pássaros e deixar-me-ia descansar na mais frondosa das árvores. Os pensamentos, então, seriam os meus companheiros nessas horas solitárias de reflexão. 

    Mas, o mundo é diferente dos sonhos. O tempo é severo demais com os espíritos e não sabemos como é o dia de ontem. A saudade é enorme daquele tempo em que os sonhos eram tão reais que mais pareciam acontecer. O caminho é diferente do que meus pensamentos me apresentaram. As flores são diferentes e existem espinhos. O aprendizado é doloroso. As mazelas do mundo existem. Ontem eu vi uma criança e os seus olhos me diziam que estava com fome. 

    Há uma esperança em cada olhar. Uma busca por algo que está além de nossos olhos. Como alcançar? Através da fé. A fé é o firme fundamento das coisas que se não veem. É preciso acreditar que nossos caminhos são projetados pelo Criador. É preciso aceitar os desígnios de Deus para a nossa vida. Andar em seus preceitos. Fora isso a vida não tem sentido nenhum. 

    Quando pequeno eu sonhava. Hoje tenho convicção da minha fé. Meus passos são guiados pelas mãos poderosas de Jesus Cristo. Ele é o autor e consumador da minha fé. Através dEle encontrei a salvação. Ele estendeu seus braços de amor e encontrei a verdadeira paz. O sonho tornou-se realidade e a alegria irradia meu coração. Mesmo encontrando aflições e espinhos na caminhada eu confio nAquele que venceu o mundo e que me sustenta em seus caminhos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Nossa fé é refinada através das provações

    "Considere motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." - Tiago 1:2-4.
 
    Essas palavras de Tiago nos lembram que as dificuldades que enfrentamos não são em vão. Assim como um metal é purificado pelo fogo, nossa fé é refinada através das provações. A resiliência e a determinação são frutos desse processo. Quando nos deparamos com desafios, devemos perseverar com fé, pois sabemos que cada obstáculo é uma oportunidade de crescimento espiritual. Através da resiliência, encontramos forças para continuar, mesmo quando tudo parece difícil, confiando que Deus está conosco e que, no final, seremos fortalecidos e completos. 
 
    "Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem fique desanimado, pois o Senhor, seu Deus, estará com você onde quer que você vá." - Josué 1:9 
 
    Encontramos nessa passagem de Josué uma poderosa reflexão sobre coragem. Muitas vezes, nos deparamos com situações que nos causam medo e nos fazem hesitar em avançar. Mas Deus nos lembra que Ele está sempre conosco, fortalecendo-nos e encorajando-nos a seguir em frente. Coragem não é ausência de medo, mas a determinação de seguir adiante mesmo quando o medo está presente. É confiar que, com Deus ao nosso lado, podemos superar qualquer obstáculo. A coragem vem da fé e da confiança na presença constante de Deus em nossas vidas. Então, quando nos sentirmos intimidados, lembremos dessas palavras de Josué e avancemos com coragem, sabendo que o Senhor está conosco em todos os momentos. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

domingo, 5 de maio de 2024

I FELIC - FEIRA LITERÁRIA DE CÁCERES

    Realizada no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a I FELIC - FEIRA LITERÁRIA DE CÁCERES, foi um sucesso! A feira foi realizada no pátio do Campus Jane Vanini da UNEMAT em Cáceres. 

Participaram da I FELIC os escritores: 
Edson Flávio 
Hélio Santana 
Juliano Moreno 
Luiz Zeferino 
Esdras Crepaldi 
Mariano Leal 
Airton dos Reis Júnior 
José Ricardo Menacho 
Odair José, Poeta Cacerense 

E abrilhantaram o evento as escritoras: 
Amélia Alves 
Olga Castrillon 
Rebeca Moreira 
Érika Regina 

Ainda teve exposição de livros dos integrantes do PEN Clube do Brasil, Regional MT. 
Um espaço de conhecimento para a comunidade acadêmica e a sociedade cacerense. 

Segue o link para assistir o vídeo!