quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXV

    1. O segredo de uma vida vitoriosa é ouvir a voz de Deus. Mas como sabemos quando Deus nos fala? Devemos estar atentos aos seus preceitos em sua Palavra. Os conselhos eternos da Bíblia nos dão uma orientação para termos uma vida cheia de vitórias na presença de Deus. E, andando nos princípios de sua Palavra alcançamos as bênçãos de sua proteção. Deus nos chamou para uma grande obra. Para glorificar o nome dele e para louvor e glória do seu santo nome. Ele nos conhece antes mesmo de sermos gerados e nos fez com um propósito. Portanto, não seja um derrotado. Erga sua cabeça e saiba que Deus quer o melhor para a sua vida. O Senhor cuida de você com amor eterno. 

    2. Em nenhum lugar a glória de Deus foi expressa com tanta perfeição quanto no seu Filho Jesus Cristo. E o Senhor ficaria estarrecido com o que fazem por ai alegando ser a manifestação da glória de Deus. Em boa parte dessas igrejas Jesus nem mesmo pode entrar. Pessoas usam o nome do Senhor em vão e despejam seus argumentos egoístas afirmando que falam em nome do Senhor. Apenas barulho e mais barulho que nada tem da glória de Deus. A glória de Deus será vista novamente quando Ele retornar. Não podemos nos esquecer que o mesmo fogo divino que aceitava o holocausto consumia os sacerdotes faltosos. Com a glória de Deus não se brinca. 

    3. Os desafios vencidos levam ao fator motivacional da realização. A realização é a percepção de que o trabalho está adequado às expectativas. E, consequentemente, gera o crescimento. O crescimento é a sensação de estar alcançando ou ter ultrapassado os objetivos relacionados às tarefas. Vivemos uma época em que somos desmotivados e pensamos em desistir da caminhada o tempo todo. Nunca somos reconhecidos pelo que fazemos e as pessoas estão mais preocupadas consigo mesmas e, se preciso for, puxam o tapete de quem quer crescer. Mas, que possamos fazer como os valentes de Davi. Vencer desafios o tempo todo. Não podemos ficar parado neste mundo. Prossigamos para o alvo que é Jesus Cristo. 

    4. Não tempos justificativa para a procrastinação. Não temos justificativas para o tempo perdido em bebedeiras, vícios, jogos e, principalmente, redes sociais. O tempo perdido não volta mais. O que você perde no tempo você não consegue mais recuperar. O tempo não para, não espera por ninguém. Ele simplesmente segue em sua jornada infinita, em seu ritmo sagrado e permanente. Um minuto perdido é um minuto que nunca mais será recuperado. E o que poderá alegar em sua defesa quando Deus cobrar esse tempo que não te pertence? O que tens a dizer? Por isso é importante fazermos uma reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso tempo. Devemos aprender a remir o tempo porque os dias são maus. 

    5. Pretender que na vida não haja dificuldades e obstáculos é viver uma utopia. Na vida precisamos nos esforçar o tempo todo. A vida é uma constante luta diária e devemos ter em mente que para se ter êxito nessa batalha devemos ter coragem. Nem um covarde terá triunfo nas batalhas da vida. Por isso precisamos ser valentes. Na batalha contra o mal, sê valente. Interessa o que você é. Deus conhece os nossos corações e não precisamos mascarar nada da nossa vida. Diante da nossa consciência e perante Deus é precisamente a nossa integridade que vale. Conhecemos a nossa consciência e Deus vê o nosso coração. 

    6. As Escrituras não se preocupam em provar a existência de Deus, visto que isso é um fato admitido. Seria um contrassenso Deus apresentar provas de sua existência à criação que Ele mesmo criou, inclusive o homem. Se hoje, como no passado, muitos duvidam e descreem na existência de Deus, isso provém do distanciamento pecaminoso do homem para com Ele. As Escrituras cumprem o papel de revelá-lo em toda a sua glória e majestade, satisfazendo assim, de forma plena e suficiente, a necessidade da razão e o testemunho da natureza. Deus, e não o homem, tem o leme e o destino final da história em suas mãos e que Ele está infinitamente acima do Universo como o grande e sublime Criador de todas as coisas. 

    7. A Bíblia, a Palavra de Deus, apresenta apenas duas classes de pessoas. Aquelas que praticam a justiça e são chamados de justos, e os que cometem a impiedade e são conhecidos como ímpios. Não existe uma terceira via e ninguém pode alegar desconhecimento dessa verdade. Jesus orientou que escolhêssemos um dos caminhos, ou o apertado ou o largo, e as portas, uma apertada e outra larga. Sabendo que o caminho largo e a porta larga conduzem à perdição eterna longe de Deus. Pode até parecer o melhor caminho agora, mas o seu final é caminho de morte. Mas, Ele orientou para que o seguíssemos. Aquele que quiser vir após mim, disse Ele, negue-se a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me. O caminho estreito e a porta estreita leva a Cristo e a salvação eterna. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário