quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXIV

    1. É óbvio que a aparência exterior das pessoas não é um indicador do que está em seus corações. A atenção de Deus direciona-se para a vida interior das pessoas. Ele olha o coração sob a aparência de alguém e é isso que Ele deseja que também façamos. Sempre nos enganamos com as pessoas porque, normalmente, somos levados pelas aparências. Fazemos um julgamento errado porque não conhecemos as verdadeiras intenções das pessoas. Somente Deus conhece os corações daqueles que parecem ser "justos" e, na verdade, são cheios de hipocrisias. Túmulos caiados. Por isso, não devemos ser uma coisa que não somos. Não podemos enganar os olhos do Criador. 

    2. Saber que Deus nos ama pode dissipar a dúvida. Geralmente temos muitas dúvidas e incertezas com as coisas que acontecem a nossa volta. Muitas vezes não sabemos o caminho a seguir e nem as decisões certas a tomar em algumas escolhas que precisamos fazer. Dúvidas e mais dúvidas atormentam a nossa mente. O que fazer? A melhor resposta para essa pergunta é confiar no Senhor. Quando sabemos que Deus nos ama com amor incondicional somos cientes de que Ele sabe o que é melhor para nós. Portanto, o segredo de uma vida dentro dos propósitos de Deus é deixar com que Ele nos oriente no caminho certo. 

    3. Louvar a Deus no meio de um desafio pode significar dominar os nossos instintos naturais. Temos a tendência para a autoproteção, criação de estratégias e preocupação. No entanto, a adoração pode guardar o coração contra pensamentos perturbadores e autossuficiência. Não importa o que está a nossa frente, Deus está sempre conosco. Quando temos ciência desse fato e, realmente, acreditamos no poder e no cuidado do Senhor, temos a certeza de que não importa o tamanho do desafio, da ameaça a nossa frente. O nosso Deus é maior do que qualquer outra coisa. E assim, a melhor coisa a se fazer é louvar o Senhor que nos garante a vitória. 

    4. É maravilhoso pensar que Jesus me ama. O amor de Deus por nós é evidente. Ele deu o seu Filho para nos resgatar de nós mesmos. Cristo morreu na cruz, levando o fardo de nosso pecado, e em seguida, Ele ressuscitou, dando-nos nova vida nele. Naturalmente, o amor de Jesus não é um curativo ou um elixir para todos os problemas da vida. No entanto, é a única verdade em que podemos sempre nos amparar para adquirir um propósito na vida e ter paz com Deus. Por isso, é maravilhoso pensar que Jesus me ama. Esse pensamento nos dá certeza de um amor incondicional e eterno que Deus tem pelos seus filhos. Ele nos resgatou da perdição eterna e nos deu a salvação. 

    5. Sempre temos o suficiente quando Deus é a nossa provisão. Servimos a um Deus de abundância que é constantemente "mais do que suficiente". Podemos ver a natureza generosa de Deus na forma como Ele nos ama. O amor e a graça de Deus derramados sobre as nossas vidas nos capacitam a compartilhá-los com os outros. Por seu grande amor somos chamados filhos de Deus. Fomos alcançados por um amor que não merecíamos e salvos pela graça de Deus. Não existe nada mais importante do que a salvação. Por isso, temos o suficiente para sermos felizes, isto é, a graça e a bondade de Deus sobre as nossas vidas. 

    6. Quando nossas mentes devaneiam em direção ao mal, a melhor "limpeza" é permitir que a sabedoria da Palavra de Deus permeie os nossos pensamentos e corações. Caráter é a soma total de todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Quando os pensamentos lascivos ou vingativos fluem em nossas mentes, a leitura e meditação na Palavra de Deus podem ajudar a limpar os nossos pensamentos. Isso é um exercício fundamental para que tenhamos uma vida mais digna e voltada para as coisas de Deus. Milhares de pensamentos ruins nos perturbam o tempo todo. Por isso devemos ter a prática de ler e meditar na Palavra de Deus. Ela é capaz de nos fortalecer contra esses maus pensamentos. 

    7. Lance sobre Deus o peso que lhe oprime. Seja o peso que nos oprime decorrente de culpa, como o que consumiu os pensamentos de Davi; de medo, como o que Pedro sentiu; ou de dúvida, como a de Tomé, Jesus nos convidou a levá-los a Ele: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". Promessa maravilhosa que está a nossa disposição. Não sei qual é o tipo de medo que aflige a sua alma neste momento, mas tenho certeza de que se entregar o seu caminho ao Senhor, Jesus estará aliviando o seu sofrer. Não somos feitos para suportar os fardos sozinhos. Por isso, Jesus nos prometeu a sua ajuda. Ele pode tirar todo o fardo que nos pesa a alma. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário