segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXV


    1. O lugar da humildade é o lugar de poder. Se tivermos um espírito de humildade, poderemos ser ensinados por Deus e ser usados para tocar as vidas de outras pessoas. A Palavra de Deus nos diz que o Senhor "guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho" (Salmos 25.9). Dessa forma, quando refletimos sobre isso, entendemos que não é por força, não é por violência que iremos convencer alguém do amor de Deus. A verdadeira transformação vem através da humildade. 

    2. Para um novo começo, peça a Deus um novo coração. Ao criar os seres humanos, Deus não fez robôs. Deus nos fez à sua imagem. Isso significa que podemos pensar, raciocinar e tomar decisões. Somos capazes de escolher entre o certo e o errado. Mesmo tendo adquirido o hábito de desobedecer a Deus, podemos decidir redirecionar a nossa vida. O segredo é conhecer Jesus. Se você conhece Jesus, não é escravo do pecado. Podemos escolher e mudar e, com a ajuda de Deus, esta revolução pessoal pode começar hoje mesmo. 

    3. A oração não faz Deus ver as coisas como as vemos; ela nos ajuda a vê-las como o Senhor as vê. Corriqueiramente vemos as pessoas orando para que Deus faça isso ou aquilo que elas acham certo ou desejam que aconteçam. No entanto, isso nos parece um tanto egoísta, uma vez que não sabemos quais são os planos de Deus. Então, o melhor é mudarmos a forma da oração. Se Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente, que possamos confiar na sua soberana vontade. Dessa forma, nossa oração deve ser para que o Senhor faça a sua vontade. Que Ele nos oriente no caminho a seguir e nos dê sabedoria. 

    4. O rio de Deus está sempre cheio e as bênçãos do Senhor sempre virá sobre os que o buscam com fé. O grande detalhe aqui é que a graça de Deus é abundante e infinita. Nós é que, muitas vezes, vamos pouco a presença de Deus e, por isso, recebemos tão pouco. Se vamos até um rio com um copo pequeno só teremos a água que cabe no copo. No entanto, se formos com um tambor de duzentos litros pegaremos muito mais. Assim é a graça de Deus. Quanto mais buscamos do Senhor, muito mais receberemos dEle. 

    5. Cada pequeno passo de fé é um passo gigante de crescimento. Quem sabe você fica desanimado com sua aparente falta de crescimento espiritual e não percebe porque isso acontece. Já parou para pensar sobre o que você faz da sua vida? Talvez você costume perder a calma ou gostar de uma fofoca ou mentira que não consegue deixar de repassar. Quem sabe tem o hábito de se levantar tarde e gastar horas e horas com coisas supérfluas. Se fizer assim, nunca terá um crescimento espiritual. Muito pelo contrário. Agindo assim você está fadado ao fracasso. O segredo é buscar o Senhor continuamente. Levantar cedo para orar e meditar na sua Palavra. Praticar o hábito de estar mais perto do Senhor todos os dias e evitar desperdiçar o tempo com coisas banais da vida. 

    6. Navegamos para o futuro incerto rodeados pela fidelidade de Deus. É sempre reconfortante pensarmos que o nosso futuro está nas mãos de Deus. Não sabemos o que será o amanhã, mas temos confiança que, se estivermos em Deus, não importam as tempestades, Ele nos ajudará a vencermos. Jovens ou velhos, todos nós enfrentamos futuros incertos. No entanto, Deus nos responde e sua bondade e amor nos envolvem, independentemente do que nos aguarda. Esperemos e vejamos o que Deus fará. 

    7. Nossa maior esperança aqui embaixo é a ajuda de Deus vinda do alto. O Senhor conhece todas as coisas sobre mim e sabe o que é melhor para a minha vida. Aqui neste mundo passamos por momentos ruins e muitos perigos que, se não fossem a proteção de Deus, com certeza já teríamos sido exterminados. O fato de Deus saber o que acontece em nossas vidas e de Ele estar ciente de nossas dificuldades, traz a confiança e força necessária para vivermos para a glória dEle. Tenha fé e creia no milagre do Senhor em sua vida. 

    8. Cada novo dia nos dá novos motivos para louvar o Senhor. "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." (Salmos 118.24). Cada dia é uma nova oportunidade. Não temos certeza do que irá acontecer, mas, se estivermos em Deus e confiarmos de todo o nosso coração, Ele nos ajudará nas decisões e nos protegerá de todos os males. Cada novo dia é uma nova oportunidade de agradecê-lo pela sua infinita bondade para conosco. Por isso, antes de qualquer coisa no dia, devemos agradecer a oportunidade de respirar o fôlego de vida. Cada novo dia é um dom precioso e devemos ser gratos por isso. 

    9. Se você quer que Deus o conduza, disponha-se a segui-lo. Erramos quando decidimos andar pela vista de nossos olhos e resolvemos fazer as coisas do nosso jeito. Não sabemos como funciona as engrenagens da vida e isso nos tornam incapazes de tomarmos as decisões certas. Então, o melhor que podemos fazer é nos colocarmos diante do Senhor e deixar que Ele nos oriente no caminho certo. Para que isso aconteça é necessário ter disposição para se colocar diante de Deus e deixá-lo nos guiar. Seguir o Senhor exige dedicação, perseverança e fé. Mas, é a melhor decisão que podemos tomar nessa vida. 

    10. Quando nosso pensamento está em Deus, seu Espírito nos concede paz. O mundo é um lugar tenebroso. Andamos por lugares cheios de espinhos e obstáculos que querem nos fazer desistir. Por isso, nosso pensamento deve ser voltado para o Senhor. Quanto mais pensamos em Deus, mais temos paz espiritual. Quanto mais nos deleitamos em sua Palavra, mais recebemos graça para vencermos as adversidades. Quanto mais tempo passamos envolvidos nas coisas celestiais, menos nos preocupamos com as coisas banais dessa vida. Quando você vê uma pessoa muito agitada e sem paz, pode ter certeza de que essa pessoa está longe de Deus. Quando a pessoa se aproxima de Deus ela encontra paz. 

    11. Separar tempo para estar com Deus é a melhor maneira para encontrar forças nele. O tempo passa continuamente, ele não para, não espera por ninguém e nem volta atrás. Por isso, nós precisamos aproveitar bem o nosso tempo. São escolhas diárias que vão fazer a diferença em nossas vidas. Se gastar o meu tempo com bobagens e coisas terrenas, terei desperdiçado o meu tempo. Mas, se dedicar o meu tempo e administra-lo com as coisas de Deus, terei aproveitado para estar mais perto do Senhor. Então, separe um tempo do seu dia para se dedicar ao Senhor. Você pode ter certeza de que será o melhor tempo de sua vida. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário