"E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens." Colossenses 3.23
A menos que queira sofrer os perigos de uma vida dupla, você não poderá deixar de ser um crente em seu emprego. Do ponto de vista moral e espiritual o cenário do mercado de trabalho está bastante corrompido. Práticas indignas têm desvalorizado as profissões. Policiais corruptos colocam a classe no mesmo nível dos bandidos. Advogados a mesma coisa. Médicos gananciosos forjam cirurgias e roubam do Governo o dinheiro destinado justamente à saúde do povo mais necessitado. Profissionais amantes de si mesmos perderam a noção de servir. Nos serviços públicos, primam pelo mau atendimento e discriminação; no comércio, pela desonestidade e cobiça; nas áreas técnicas, pela exploração da ignorância.
Parece um cenário assustador, e é. Por isso, o cristão verdadeiro não pode ser conivente com práticas assim. O cristão é luz do mundo em meio a escuridão. No seu local de trabalho, sempre haverá pessoas difíceis e desagradáveis de se lidar. Não fique surpreso pelas relações estressantes que tiver, particularmente como cristão. Clame a Deus por sua ajuda nestes relacionamentos estressantes e faça resplandecer a luz de Cristo em sua vida.
Neste sentido, destaco 7 conselhos de como lidar com pessoas não crentes no ambiente de trabalho.
1. Procure fazer aflorar o que de melhor há em seus colegas de trabalho. Todas as pessoas tem talentos que só precisam ser desenvolvidos.
2. Seja sensível, paciente, preocupado e perdoador, sendo com eles honesto e ético em seu relacionamento.
3. Evite constantes críticas e as contendas. Aprenda a desenvolver o hábito de ajudar os que precisam e/ou estão em dificuldades.
4. Não guarde rancores, nem se preocupe em retribuir igualmente a alguém que lhe tenha prejudicado de alguma forma.
5. Não seja alguém que espalha fofocas ou que procura demasiadamente impressionar as outras pessoas. Coisa feia é o cristão que fala mal da vida de outros
6. Não tire vantagens dos outros. No mundo capitalista isso é uma constante tentação. Por isso, é importante tomarmos muito cuidado para não nos apropriar do que não nos pertence. Em outras palavras: não puxe o tapete de ninguém.
7. Tome cuidado para não descuidar-se de sua vida espiritual por lisonjas ou persuasões de pessoas não cristãs.
As Escrituras indicam que Deus quer que você seja participante de uma equipe de trabalho. Isto torna-se fácil se estiver trabalhando com outros cristãos. No entanto, nem sempre isso será possível e, por isso, é importante sabermos lidar com as diferenças de pensamentos no local de trabalho. Seja persistente sem ser insistente. Não torne-se um chato a ponto de os colegas desejarem te evitar. Sempre que tiver oportunidade fale do amor de Deus. Mas, o maior testemunho é o seu exemplo de cristão. Aprenda a desenvolver o domínio próprio, não seja um aproveitador, seja prudente e você será um exemplo de Cristo no seu local de trabalho.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário