quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Vencendo a ansiedade (Parte II)

   

    Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós(1Pe 5.7).

    A fé em nosso Senhor Jesus é o único remédio capaz de desfazer os efeitos danosos da ansiedade.

O estresse como consequência da ansiedade

    1. A ansiedade conduz ao estresse. Estresse é o resultado de um conjunto de reações orgânicas e psíquicas do organismo humano quando exposto a estímulos como provocação, irritação, medo etc. Esta doença afeta milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive os crentes e seus líderes. Moisés, Elias e Paulo, experimentaram certo nível de estresse em seus ministérios (Êx 18.18; 1Rs 19.3,4; 2Co 1.8), mas, pela graça de Deus, em tudo foram vencedores (Rm 8.37).

    a) Causadores de estresse. Entre as causas mais comuns destacam-se: excesso de trabalho, mudanças drásticas na vida (divórcio, perda de emprego, morte de um ente querido), tensões prolongadas decorrentes de problemas familiares, hábito constante de estar se culpando e achando-se indigno perante o Senhor (Sl 73; Pv 24.19-21; Ec 2.22,23).

    b) Sintomas do estresse. Os sintomas mais frequentes são: estafa, fraqueza, dificuldade para raciocinar e memorizar, desânimo, enfermidades, perda da libido, depressão, alteração do apetite, desânimo, inclusive para orar e ler a Palavra de Deus. Contra esses males leia: Sl 37.5; 90.17; 91; Mt 11.29,30; Fp 4.6,7,11-13. Além das debilidades físicas, a ansiedade e o estresse alimentam pensamentos negativos, drenam a energia da pessoa, reduzindo sua produtividade e capacidade de tomar decisões sensatas. O crente, entretanto, é admoestado a pensar no que é verdadeiro, a crer e a viver a paz de Deus (Jo 14.1,27; Fp 4.7,8).

Resumindo

    O estresse é o resultado de uma série de reações orgânicas e psíquicas causadas pelo excesso de trabalho, drásticas mudanças na vida e tensões prolongadas. Os principais sintomas são: estafa, fraqueza, dificuldade para raciocinar, perda do libido, depressão, etc.

    "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6.34.

Extraído: Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre de 2008.

Leia a parte I http://meutestemunhovivo.blogspot.com/2022/02/vencendo-ansiedade-parte-i.html 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário