sexta-feira, 15 de maio de 2015

Não tome a decisão errada



Por Odair José da Silva

“E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis”; Jonas 1.3a.

A mensagem que Deus coloca em meu coração nesta manhã diz respeito às decisões que tomamos na vida. Todos os dias estamos diante de decisões que precisam ser tomadas e, às vezes, não sabemos qual a decisão certa. Neste momento é necessário confiarmos em Deus, pois Ele conhece e sabe o que é melhor para as nossas vidas. Se tomarmos a direção errada do que manda a sua vontade teremos conseqüências muito ruins para a nossa vida. Haverá lágrimas e decepções. Haverá tristeza das quais nos lamentaremos muito.

Ouça o que Deus fala no seu coração. Quem sabe o que Deus tem pedido para você fazer seja muito difícil aos seus olhos. No entanto, se Ele mandou é porque Ele vai te ajudar na missão que determinou para você. Foi o que aconteceu com o Profeta Jonas. Deus o enviou para pregar na cidade de Nínive. Ele achou uma missão muito difícil porque os moradores da cidade eram inimigos do povo de Israel e eram cruéis. Jonas imaginou que eles não mereciam a salvação e, mesmo sabendo que Deus era misericordioso, o povo poderia agir com violência contra o profeta.

Aos olhos humanos parecia ser uma tarefa difícil mesmo. E Jonas tomou uma direção diferente da que Deus o havia direcionado. Em vez de ir para Nínive, a Bíblia nos diz que ele “desceu” para Társis.

Permita-me fazer-te uma pergunta: será que Deus não pede para você voltar ao caminho certo?

Deus orienta-me a mostrar-te dois exemplos bíblicos de como a vontade de Deus deve ser realizada dentro da Sua orientação. O primeiro exemplo é de Abraão. Deus disse a Abrão “Sai da tua terra e do meio da tua parentela e vai para uma terra que te mostrarei”. Abraão fez isso, não fez? Parcialmente. A Bíblia nos informa que ele saiu da terra, mas levou um sobrinho com ele. Bondoso ele, não? Parece que sim. No entanto, essa não era a vontade de Deus. E, lá na frente vemos brigas, contenda e sofrimentos por causa dessa decisão. Às vezes, achamos que devemos fazer uma coisa e não sabemos ao certo se realmente é isso que Deus quer de nós. É preciso nos colocar diante de Deus em humildade e pedir a sua orientação.

Outro exemplo que encontramos é o exemplo de Eliseu. A Bíblia nos diz em I Reis 19. 19-21 que Eliseu estava trabalhando quando Elias lançou sobre ele a sua capa. Isso significava o chamado de Deus para o trabalho profético. A Bíblia nos diz que Eliseu não olhou para trás. Pediu a Elias apenas para despedir-se de seu pai e sua mãe. Ato contínuo ele matou uma junta de boi e com a madeira do arado fez fogo, cozeu a carne e deu para o povo e seguiu Elias. Eis um exemplo de atitude digna de engrandecimento. Deus honrou essa decisão de Eliseu. A Bíblia nos informa que ele recebeu porção dobrada do Espírito Santo que habitava em Elias. Ele foi um profeta abençoador e cheio da graça de Deus. Uma decisão certa é motivo de honra para Deus.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário