sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sócrates, Jesus e Nietzsche: sobre a verdade!



Por Odair José da Silva

Lá estavam eles. Sócrates, Jesus e Nietzsche pela primeira vez, reunidos diante de uma grande multidão de ávidos ouvintes ansiosos em saber o que poderia acontecer.

Sócrates falou:

- O verdadeiro conhecimento vem de dentro. Digo isso porque acredito que a verdade está no interior do ser humano. Mentimos para sobreviver, mas cada ser individualmente encontra dentro de si mesmo a verdade que tanto procura. No entanto, cabe aqui uma pergunta crucial: o que é a verdade? 

Houve um momento silêncio. O público parecia refletir sobre tudo aquilo e seus olhos estavam voltados para os outros dois personagens ali.

Nietzsche, após passar as mãos no bigode, falou:

- Querer a verdade é confessar-se incapaz de a criar. E eu acredito que toda verdade é uma criação. Ela só favorece aqueles que querem dominar. E sempre, no meu ponto de vista, vai haver quem manda e impõe uma verdade. Dessa forma, sempre vai haver quem obedece a essa verdade por medo ou por ignorância. 

O silêncio agora foi maior. Parecia que uma carga pesada tinha caído sobre o terceiro palestrante.

Jesus se coloca de pé e com um olhar penetrante diz:

- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. O que quero dizer com isso é que no contexto da existência e conhecimento humanos, muitas coisas são verdadeiras, mas só há uma verdade capaz de libertar o ser humano. E esta verdade é a Palavra de Deus, isto é, o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre os homens. 

O tempo para reflexão durou alguns minutos.

Sócrates então falou:

- Eu sempre questionei as coisas e procurei saber como funciona a engrenagem da vida. Sempre busquei respostas para as perguntas que são infinitas. Mas, sempre acreditei que existe Deus e que a verdade está com ele. Por isso, não concordei com os anciões que queriam me fazer crer nos deuses atenienses. Para mim, o Deus que creio ainda era Desconhecido. Até hoje! 

Nietzsche sacudiu a cabeça negativamente e em tom de contrariedade disse:

- Eu fui ensinado a acreditar nesta verdade, mas me afastei dela por convicção. O homem é aquilo que faz dele mesmo. O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência. Por isso me revoltei contra tudo isso. 

Jesus ergueu seus braços aos céus e disse:

- É lamentável que o ser humano tenha se afastado do caminho que Deus planejou para Ele. Foi por isso que chorei sobre Jerusalém. O ser humano tem buscado a verdade onde ela não está. E continuam sendo enganados pelo deus deste século. Mas, eis que estou aqui e reafirmo: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. ninguém vai ao Pai a não ser por mim. 

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário