quarta-feira, 6 de maio de 2015

Departamento de Marketing X Departamento Pessoal - Somos chamados para proclamar o Evangelho e não julgar as pessoas



Por Odair José da Silva

Este artigo nasceu de um embate que tive com um filósofo cristão e quero problematizar uma questão que me veio à mente após esse encontro de idéias. A diferença entre o Departamento de Marketing e o Departamento Pessoal. Digo isto no sentido da salvação das almas. Nesse escopo, penso que fomos chamados para atuarmos no Departamento de Marketing de Deus, isto é, nossa função primordial deve ser a proclamação do Evangelho do Reino e anunciação do que Jesus fez na cruz do Calvário para nos salvar. Neste sentido, devemos nos atentar para o Ide de Jesus Cristo: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Isto fala de anúncio. De proclamação. Fomos salvos para anunciar a outros o dom gratuito de Deus que é a salvação. Jesus está de braços abertos para salvar. Está convidando a todos para aceitá-lo como Senhor e Salvador. Ele está disposto a perdoar os pecados e escrever o nome de todos que o aceitar no Livro da Vida.

Parece lógica a questão em comento. No entanto, em minhas conjecturas percebo que a maioria de nós, cristãos, entendemos, ou pelo menos queremos entender assim, que fomos recrutados por Deus para atuar no Departamento Pessoal. Digo isto, porque, cada vez mais, percebo as pessoas interferindo no que as outras pessoas estão fazendo. Cada ser humano quer cuidar de outro ser humano da forma que ele acha certo. Queremos selecionar as pessoas que podem ser salvas. Se a pessoa é um criminoso, uma prostituta, um ladrão, ai ele não pode ser salvo. Se ouvirmos falar que um Fernandinho Beira-Mar se converteu ai a pessoa diz: aí não, Deus só pode estar de brincadeira! O que é isso? Foi isso que aconteceu quando Jesus convidou Zaqueu para entrar em sua residência. O que Jesus está fazendo na casa desse publicano? E o que Ele afirmou logo depois? Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

É isso o que acontece. Em vez de atuarmos no Departamento de Marketing, estamos querendo atuar no Departamento Pessoal. Acontece que não fomos chamados para essa função. Não sabemos nem o que acontece conosco mesmo. O Profeta afirma que “enganoso é o coração do homem mais do que qualquer outra coisa, quem o conhecerá?” Nem nós mesmos, temos a capacidade de conhecer nosso coração, imagina conhecer o coração de outras pessoas. Mas, direto estamos ouvindo e vendo as pessoas julgarem as outras. Ah, porque Fulano não tem jeito, porque Sicrano fez isso. Beltrano fez aquilo. Quem somos nós para julgar a vida dos outros? Como podemos saber o que se passa no coração das outras pessoas?

Concordo plenamente com Martinho Lutero quando ele afirma que o céu será um lugar de muitas surpresas. Isso vai acontecer porque vamos ver pessoas lá que nunca imaginaríamos que seria salva. Por outro lado, vamos sentir falta de pessoas que tínhamos certeza estaria lá. E, será uma surpresa se nós mesmos estivermos lá. A conversão é algo tão íntimo que nunca vamos saber quem realmente se converteu a Deus. Por isso que a Palavra de Deus afirma que as coisas reveladas são para nós, mas as coisas encobertas são para Deus e será revelada para os santos no momento em que Deus quiser. O que cabe a nós é desenvolver a nossa função. E a nossa função é trabalhar no Departamento de Marketing, isto é, anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Quem vai ser salvo ou não, pertence ao Departamento Pessoal. E, nesse Departamento, só Jesus pode selecionar, recrutar e ver o currículo da pessoa e definir se está apto à salvação ou não.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário