segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

7 passos para a salvação – Lições na vida de Bartimeu (6º passo)




Por Odair José da Silva

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marcos 10.46-53.

Esse texto bíblico é de uma riqueza impressionante. Dentre as inúmeras lições que podemos inserir deste relato, quero deter-me nos passos para a salvação. Bartimeu, o cego tomou algumas atitudes que muitos que se dizem enxergar nos dias atuais não tomam. Passos importante que lhe garantiu a salvação.

Sexto passo: Dizer o que quer. “Mestre, que eu tenha vista”.

Outra lição importante que aprendemos com Bartimeu é dizer o que queremos. Parece brincadeira ouvirmos Jesus perguntar para o cego o que ele queria. Mas, se notarmos bem o sentido do texto, podemos deduzir que ele poderia pedir outra coisa. Quantas pessoas nos dias atuais pedem coisas supérfluas a Deus. Na verdade, existem muitos que nem mesmo pedem. Querem as coisas, sonham com elas, mas não tem coragem de pedir a Deus. Simplesmente dizem: “Deus sabe as minhas necessidades!”. Sim, com certeza Deus sabe mesmo antes de pedirmos, mas Ele recomenda que peçamos a Ele. Temos vários exemplos de pessoas que chegaram a Deus com seus pedidos. Davi é um exemplo clássico. Ele não tinha medo de chegar a Deus e suplicar pelo que fosse. Durante toda sua vida o vemos clamando a Deus e colocando diante dele suas preocupações e fazendo seus pedidos.

O Senhor requer de nós que lancemos sobre Ele as nossas ansiedades. Ele quer que falemos a Ele com o coração aberto o que queremos. Bartimeu disse que queria ver, queria ter vista. E nós, o que queremos de Jesus? Precisamos falar-lhe as nossas necessidades. Precisamos abrir nossos corações diante dEle e expor o que queremos. Se nossos pedidos estiverem de acordo com a Palavra de Deus, com certeza, Ele nos atenderá e suprirá as nossas necessidades.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário