1. Olhe sempre para o lado bom das coisas e sobretudo das pessoas. É fato que todas as coisas tem mais de uma forma de ser contemplada e, as pessoas que nos cercam, sempre pode nos surpreender. Existe em todas as coisas o lado que não enxergamos e, por isso, devemos tomar muito cuidado ao julgarmos uma coisa ou mesmo uma pessoa com a nossa limitada forma de ver essas coisas. Precisamos ter consciência de que não temos conhecimento de todas as coisas e podemos ser levados a cometer injustiças em nossas conclusões. Por isso, é fundamental que procuremos falar sempre o bem de todos e tomar muito cuidado com as críticas de quem não sabemos toda a verdade.
2. "Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." - Tiago 1:2-4. Essa passagem nos lembra que as provações que enfrentamos podem ser oportunidades para crescimento e amadurecimento espiritual. Mesmo quando estamos passando por momentos difíceis, podemos encontrar alegria na certeza de que Deus está trabalhando em nós, fortalecendo nossa fé e nos tornando mais resilientes. Portanto, encare suas provações com confiança, sabendo que, no final, você emergirá mais forte e completo.
3. "Não veio sobre vocês tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Pelo contrário, juntamente com a tentação ele proverá um escape, para que vocês possam suportá-la." - 1 Coríntios 10:13. Neste versículo, somos lembrados de que as tentações são uma parte natural da vida humana, mas Deus nos prometeu uma saída. Ele nos dá força para resistir e nos oferece um caminho para escapar das tentações que enfrentamos. Portanto, quando nos encontrarmos diante de tentações, podemos confiar na fidelidade de Deus e buscar a Sua ajuda para resistir e superar. Ele está conosco em nossos momentos de fraqueza, pronto para nos fortalecer e nos guiar pelo caminho certo.
4. A verdadeira sabedoria é demonstrada através de atitudes sensatas. Manter o equilíbrio não é fácil, mas demonstra maturidade. E precisamos cultivar o autodomínio de nossas ações. Fazemos isso quando conseguimos ordenar os nossos pensamentos e controlar a nossa língua. Evitamos transtornos e incômodos inoportunos quando mantemos uma vida equilibrada. Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria. Eis uma grande verdade que precisamos estar disposto a aprender. Não adianta nada falarmos em sabedoria se nãos estivermos dispostos a viver uma vida com equilíbrio e sabedoria.
5. "Quando passares pelas águas, estarei contigo; e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." - Isaías 43:2. Nesta passagem, encontramos conforto e força para enfrentar as lutas da vida. Ela nos lembra que, mesmo nos momentos mais difíceis, Deus está conosco, nos protegendo e nos dando coragem para atravessar os desafios. Assim, podemos encarar nossas batalhas com fé e esperança, sabendo que não estamos sozinhos e que, no final, sairemos mais fortes e mais resilientes. Por mais que as coisas não estão dando certo neste momento, não podemos perder a esperança em Deus que sabe de todas as coisas. É Ele quem irá nos ajudar a superar os dias maus e alcançar a vitória que tanto almejamos em nossa caminhada.
6. Aqueles que conhecem a Cristo e o recebe como seu Senhor e Salvador nunca estão sozinhos. Cristo suportou a agonia e o abandono da cruz por nós, para que nunca estejamos sozinhos ou abandonados pelo nosso Deus. Por mais que estejamos passando por grandes dificuldades e, aos nossos olhos parecem que Deus nos abandonou, devemos estar sempre cientes de que existe um propósito em tudo isso. Deus sabe o que é melhor para cada um de nós e pode permitir passarmos por aflições. No entanto, Jesus mesmo disse: "No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo" e concluiu: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". Nunca estaremos sozinhos.
7. Comece o dia agradecendo a Deus pela vida. O Senhor fez o dia de hoje. Vamos celebrar e aproveitar todas as oportunidades para servir ao Senhor e fazer o bem que pode mudar uma vida. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Eis uma grande realização no dia que nos reservou o Criador. Devemos receber cada dia como um presente de Deus. O ontem já se foi e não volta mais, o amanhã ainda não chegou e, para muitos, nunca chegará. Por isso, o hoje se chama presente. É uma dádiva do Criador e se estamos nele é porque Deus cuidou de cada detalhe para que aqui estivéssemos. Vamos viver com sabedoria e obediência aos mandamentos do Senhor.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário