sábado, 2 de março de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXXI

    1. Devemos sempre nos lembrar a importância de depositar nossa esperança e confiança no Senhor. Em meio às dificuldades, podemos encontrar conforto sabendo que não estamos sozinhos e que Deus está ao nosso lado. A promessa de que aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças é uma fonte de encorajamento. Mesmo quando nos sentimos fracos e desanimados, podemos confiar que Deus nos dará a força necessária para enfrentar os desafios que surgem em nosso caminho. É nos momentos mais difíceis da vida, no deserto que temos que atravessar, que notamos a luz especial de Deus nos iluminando o caminho e nos revelando o seu amor e cuidado. 

    2. Muitas vezes sofremos a dor de uma derrota, choramos pelos sonhos destruídos por um momento de fraqueza e ficamos decepcionados com nossas atitudes. Isso é normal quando se sabe o porquê sofremos tal desilusão. Contudo, é válido lembrar que somos vasos de barro sujeitos a queda e não podemos nos desesperar quando isso acontece em nossas vidas. Afinal, quem nunca errou? Admira-me observar como Jesus agia diante de pessoas frustradas consigo mesma. Ele agia com amor eterno mostrando que a sua missão era restaurar o ferido. Diferentemente do que costumamos fazer com nossos semelhantes e, muitas vezes, conosco mesmos. 

    3. Quem são os seus amigos? Como você valoriza a amizade? A pessoa que tem muitos amigos sempre sai perdendo. Quem faz amigos com muita facilidade sempre os fazem de maneira indiscriminada e faz isso para a sua própria decepção futura. Há amigos mais chegados do que um irmão. Essa é uma verdade inquestionável. O amigo escolhido com sabedoria sempre será uma pessoa que podemos confiar. Não importa a quantidade de amigos que nos cercam, o importante mesmo é a qualidade desses amigos. Na hora em que mais precisamos é que descobrimos quem, de fato, são nossos amigos. Por isso, valorize os amigos que você tem. Valorize as amizades sinceras e seja amigo também. 

    4. Todos os dias quando abrimos os olhos devemos ter a ciência de que Deus nos deu uma nova oportunidade de viver e engrandecer o seu Nome. Cada oportunidade que temos prova o grande amor de Deus para conosco. Somos falhos e erramos muito durante o dia que se passa, mas nunca devemos esquecer de que há um propósito em nossas vidas. Não estamos aqui por acaso e não somos um acidente como muitos afirmam por ai. Muito pelo contrário. Temos provas suficientes de que há um Deus Todo Poderoso que cuida de cada um de nós com amor eterno e devemos viver uma vida que o agrade e glorifique. A nossa vida é muito especial aos olhos de Deus. 

    5. Quando Cristo é o centro de nossa vida, todo o resto é colocado na perspectiva correta. Não há outra maneira de fazermos a coisa certa que não seja andarmos nos desígnios traçados por Deus para as nossas vidas. Todo o resto é perda de tempo. Quando nos esforçamos para atingir a excelência e damos o nosso melhor, a perda é dolorosa, mas não necessariamente precisa nos prejudicar. O segredo para alcançar uma paz de espírito está naquilo que estabelecemos nas nossas mentes e corações. A habilidade de olhar para além de nossos dissabores é essencial para quem segue a Cristo. E quando tomamos essa decisão, muitas coisas mudam em nossas vidas! 

    6. Em nossa sociedade não se vê muito compaixão. Que se dane o próximo. Lançamos mãos dos açoites psicológicos e físicos na esperança de apagar nossas frustrações. No entanto, isso não é o certo a fazer e nem resolve absolutamente nada. Quando ouvimos o cantar do galo notamos que falhamos outra vez. Mas, é preciso levar em consideração que temos um amigo ao nosso lado disposto a nos auxiliar em nossas fraquezas e capaz de se lembrar do nosso nome na primeira oportunidade. Que possamos seguir o exemplo de Jesus que nunca olhou os defeitos e pecados das pessoas. Ele sempre estava disposto a ajudar e perdoar suas falhas. Isso é compaixão! 

    7. A imagem de voar alto como águias sugere uma libertação das limitações terrenas. Quando confiamos em Deus e esperamos Nele, somos capacitados a transcender as circunstâncias e alcançar alturas que jamais imaginamos. Isso nos lembra que, com a ajuda divina, somos capazes de superar obstáculos e alcançar nossos objetivos. A promessa de que aqueles que esperam no Senhor não se cansarão nos lembra de que Deus nos sustentará mesmo nas situações mais desafiadoras. Ele nos fortalecerá e nos capacitará a perseverar, mesmo quando nos sentimos exaustos e sobrecarregados. Quanto mais perto de Deus estivermos, mais alto voaremos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário