domingo, 17 de março de 2024

Um alerta contra os falsos mestres

    A mensagem de hoje é um alerta. Uma percepção de coisas que acontecem a nossa volta no cotidiano de nossa existência que preciso falar. Não precisa concordar comigo sobre isso e, acredito que a maioria, não irá mesmo concordar. Não tem problema. É uma opinião sobre os falsos mestres e um falso evangelho sendo pregado e disseminado nos templos e, pior ainda, nas redes sociais. Vivemos momentos trágicos de disseminação de inverdades e mentiras nocivas para a alma humana e, infelizmente, milhares de pessoas compactua com essas atrocidades teológicas. 

    Pessoas com uma boa oratória e com discursos falaciosos tem feito um grande estrago na sociedade hodierna onde disseminam teorias e ideologias mentirosas sobre o evangelho de Cristo como se fossem verdades. Atraem milhares de seguidores com suas mentiras disfarçadas de verdade e arregimentam outras milhares com suas promessas de um evangelho fácil e recompensador. O que mais se ouve falar é de uma teologia da prosperidade, de bens materiais e vida superior. Para isso vale menosprezar aqueles que não compactuam com esse discurso. Se você não faz parte do "grupo", você não é "filho" de Deus e, portanto, não tem direito as riquezas da graça de Deus. São essas pessoas que escolhem quem vai ser salvo ou não. 

    Na verdade, o que se percebe é que esses falsos ensinadores que, infelizmente temos aos montes ocupando os altos cargos eclesiásticos, estão mais preocupados com os milagres do que com a verdade do Evangelho de Cristo. Distorcem a Bíblia a seu bel prazer e, com suas técnicas de persuasão, convencem as pessoas desses falsos discursos como se fossem verdadeiros. Lamentavelmente, muitas pessoas fazem o mesmo. Basta observar o número de cristãos na Igreja nos cultos de ensino e Escola Dominical. Um número ínfimo de pessoas. Sempre as mesmas. No entanto, se vem um pregador de fora ou um cantor ou cantora famosa, aí a coisa muda. Não há lugar no templo ou no ginásio. Estou falando mentiras? Só eu estou percebendo isso? 

    Nas redes sociais esses charlatões, professores de uma disciplina inexistente, têm milhares de adeptos, os ditos seguidores, que espalham essas mentiras como fogo em um canavial de palhas secas. Mandam compartilhar os vídeos e fake News com um ritual de convencimento assustador. Tempos trabalhosos esse que estamos vivendo. Onde podemos encontrar a verdade? Onde encontramos o verdadeiro evangelho de transformação do ser humano? São indagações que você pode me responder, caso saiba. 

    Esses lobos vestidos de ovelhas estão por todas as partes. Veja a proliferação de igrejas espalhadas por toda parte. Tem igrejas em todos os bairros. Principalmente nos mais pobres. Isso deve ser analisado. Por que os bairros mais pobres? Porque o discurso de prosperidade tem mais ênfase entre as pessoas mais pobres. Boa parte sendo usada pela sua falta de leitura e, consequentemente, conhecimento. Sem contar que a maioria das pessoas não gostam de ler. Sem leitura a pessoa está fadada a cair nas mentiras que ouvem por ai. 

    Pense comigo sobre isso e veja se estou equivocado em minha análise sobre a atual conjuntura religiosa que nos cerca. Caso discorde dos meus argumentos pode ficar a vontade para tecer os seus comentários. É uma análise que faço justamente por não estar preso aos ritos e dogmas de nenhuma religião e saber que boa parte das tragédias humanas estão ligadas as ideias religiosas. Boa parte do sangue derramado na história, principalmente sangue inocente, tem a ver com ideologias religiosas. Então, creio ser algo de que devemos falar. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário