A História é um processo de construção coletiva que nos convida, enquanto indivíduos, a refletir e atuar como agentes transformadores em favor de um bem maior, o bem comum. Construir a História é continuar a luta por inclusão social de milhares de brasileiros que vivem em condições degradantes de trabalho, explorados nos latifúndios do nosso gigantesco país ou nas periferias dos grandes centros urbanos. Também é discutir a elevada concentração de renda, responsável pelo aprofundamento da exclusão social e pelo agravamento da violência, tanto no campo quanto na cidade. É respeitar e defender o meio ambiente contra os interesses especulativos das grandes incorporadoras e do grande capital, ou de madeireiros e garimpeiros que comprometem a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades.
Ancorados na análise histórica das raízes dos diferentes desafios que nos rodeiam, podemos, de maneira coletiva, construir soluções e estratégias para a promoção de uma nova ordem que seja mais justa e comprometida com as transformações que contemplem os interesses dos diferentes grupos sociais do nosso país.
Independência e democracia caminham juntas. Uma se conquista, outra se aperfeiçoa. Sem a afirmação de uma não haverá a evolução da outra.
Estamos vivendo no limiar de uma nova possibilidade de exercermos a nossa cidadania e escolhermos os nossos representantes. Que não esqueçamos as lições da História. Que não deixemos ser ludibriados, mais uma vez, pelos discursos inflamados e propaganda enganosas de promessas mirabolantes que não serão cumpridas. Mas, que tenhamos a capacidade de analisarmos com clareza as propostas, refletirmos com inteligência a nossa posição política e exercermos com consciência a nossa escolha. Essa é a nossa hora. A História está ai para nos lembrar o passado e não nos deixar repeti-lo.
O Brasil que queremos está em nossas mãos construir. Justiça social, segurança pública, empregos, educação, saúde, liberdade. Merecemos isso e vamos lutar por isso. Que cada um de nós possamos ser um agente transformador dessa sociedade.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário