A futura profissão de nossos jovens também é do interesse de Deus. No entanto, o principal foco não deve ser o emprego e sim a profissão. É necessário a nossa juventude de que tenham uma boa compreensão do que é uma carreira profissional. É preciso compreender que a carreira profissional é uma construção que se realiza a vida toda. Uma construção permanente que se faz com sonhos, desejos, metas, objetivos que se consolida com a autorrealização. E uma carreira profissional pode consistir de um único trabalho, que seja desempenhado a vida toda, bem como pode consistir de uma série de trabalhos no mesmo ou diferentes padrões. Vamos analisar, à luz da Bíblia, orientações sobre como fazer a sua escolha profissional certa. Lembrando que, a primeira coisa que se deve fazer é buscar a orientação de Deus através da oração e leitura de sua Palavra. Atente aos 7 importantes conselhos vocacionais e estude bastante.
1. Você tem dons, talentos e valor.
Você gosta de escrever? Desenhar? Organizar? Cantar? Pintar? Cozinhar? Tocar instrumentos musicais? Tem facilidade para mexer com números? Se você escolheu uma dessas opções ou, até mesmo se lembrou de outras não mencionadas aqui, isso são os dons, talentos e valores que determinam sua preferência. Dons são dádivas divinas dadas ao ser humano. Os dons naturais são aptidões para a música, pintura e belas artes, por exemplo. Talento pode ser definido como uma aptidão natural ou habilidade adquirida. Valor, por sua vez é aquilo que você faz com seus dons e talentos, isto é, ajudar pessoas, ganhar dinheiro e alcançar uma posição ou ter oportunidades criativas. Conselho: Se você tem um sonho profissional, não cruze os braços, nem desista dele por se achar sem condições de alcançá-lo. Lembre-se que os filhos das trevas vão à luta e conseguem. Vá à luta e conquiste seus objetivos.
2. Conheça-te a ti mesmo!
Um dos primeiros passos para você tomar a decisão profissional é conhecer um pouco sobre a sua personalidade, caráter e temperamento. Esse conhecimento prévio é uma das maneiras de se evitar as frustrações vocacionais, ou sentir-se no futuro como uma peça redonda em um buraco quadrado. Conheça-te a ti mesmo! Conselho: Conhecendo sua personalidade, caráter e temperamento, você conhecerá suas possibilidades naturais de profissão e então escolherá mais facilmente uma que lhe permitirá expressar suas características individuais.
3. Qual é a sua vocação?
"Cada um fique na vocação em que foi chamado" (1 Coríntios 7.20. Vocação é definida pelos dicionários como "tendência", "disposição" e "pendor". A vocação é notória numa pessoa quando há a fusão de aptidão e habilidade no desempenho de uma função. Qual é a sua vocação? Se descobrir isso, sua vida profissional será bem mais fácil. Vocação é o chamado que não se pode deixar de atender. É aquilo que dá, muito mais do que prazer, consistência pessoal. Conselho: A orientação e o teste vocacional servem muito para diminuir dúvidas. Mas acima de tudo, saiba que, para assegurar o seu sucesso profissional, não basta apenas gostar de uma profissão ou fazer uma escolha porque a mesma dá muito dinheiro ou porque seus pais acham que é a melhor. É necessário ser vocacionado.
4. Precisamos mesmo trabalhar?
"Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem" (Salmos 128.2). O trabalho faz parte do plano de Deus para a humanidade. Deus projetou o trabalho para que por meio dele você tire o seu sustento, conforme Ele assim determinou desde que criou o ser humano. Você terá que trabalhar para sustentar sua família e alcançar os seus objetivos. Conselho: O propósito de Deus com o trabalho é que a sua produtividade lhe traga recompensas significativas, tanto tangíveis - dinheiro, bens materiais, como intangíveis - felicidade, prestígio, sucesso. Lembre-se, no plano de Deus, a preguiça e a falta de produtividade resultam naturalmente em necessidade. Em outras palavras, Deus não fez o ser humano para a preguiça e a procrastinação. Você precisa trabalhar se quiser comer.
5. O que é mercado de trabalho?
Não basta apenas escolher uma profissão ou arranjar um emprego. É preciso conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho na atualidade, qual é o perfil do trabalhador para esse mercado, como se comportar nele para ficar por muito tempo no emprego e, ainda, quais cuidados precisa tomar no primeiro dia de trabalho. Conselho: Hoje, todos os setores do mercado de trabalho experimentam contínua inovação e o perfil ideal para o trabalhador procurado pelas empresas é marcado pela flexibilidade. Os profissionais mais experientes no mercado recomendam: é bom se informar sobre a empresa, antes de começar. E, acima de tudo, orar e confiar em Deus. Saiba, então, que o trabalhador de hoje deve estar pronto para mudar - de função, de setor, de empresa. Por isso, como trabalhador você deve estar sempre atualizado, buscando novas informações.
6. Sem qualificação você não terá sucesso!
Não pense que não precisa estudar ou fazer cursos profissionalizantes, achando que você será contemplado sem estar qualificado. Deus jamais honrará a falta de interesse de alguém. Você deve fazer a sua parte, estudar e se preparar. "Ora, a esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos" (Daniel 1.17). O exemplo de Daniel e seus três amigos não deixam dúvidas: o jovem crente tem a obrigação cristã de se esforçar para ser o melhor profissional de sua área. Conselho: Coloque diante de Deus os seus sonhos, e tome uma atitude prática: estude, curse uma faculdade, procure ler temas referentes a sua área; procure estabelecer prioridades e organize seu tempo. Não perca oportunidades. Quanto mais cedo você iniciar o seu aprimoramento, mais rápido alcançará os seus objetivos. Pense nisso e vá à luta!
7. Riqueza ou sobrevivência?
"Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade" (Filipenses 4.12). Como todo trabalhador, você também vai partilhar do seguinte dilema: Devo trabalhar para ficar rico ou trabalhar apenas para a minha própria subsistência e de meus familiares? Não é pecado possuir riquezas. Em nenhum momento a Bíblia diz isso, desde que elas sejam fruto do trabalho honesto. Administre bem os recursos que Deus coloca à sua disposição e o resultado será a prosperidade. Conselho: Assim como a riqueza espiritual é para Deus mais importante que a riqueza material, Ele igualmente deseja que você considere de maior valor o poder espiritual, que a influência organizacional, pois, a designação de trabalho que Deus tem para a sua vida é que você o siga e nEle venha a crescer.
Para finalizar, a menos que queira sofrer os perigos de uma vida dupla, você não poderá deixar de ser um crente em seu emprego. Outra vez podemos usar o exemplo dos jovens ali na Babilônia que, mesmo estando em um ambiente hostil não deixaram de servir ao verdadeiro Deus com sinceridade. "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao senhor e não aos homens" (Colossenses 3.23). Você deve e pode contribuir na obra de Deus com o dom que o Senhor lhe concedeu. Por fim, se você está começando a sua vida profissional e está desanimado diante da competitividade do mercado de trabalho, não se desespere. Você não está sozinho nessa batalha; Deus está aí do seu lado, pronto para te ajudar no que for preciso.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Referência Bibliográfica: Lições Bíblicas Juvenis, CPAD, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário