Fugir é verbo transitivo indireto e intransitivo e pronominal que significa, literalmente:
escapar(-se), desviar(-se) precipitadamente de (perigo, pessoa ou algo ameaçador, desagradável ou tentador).
"f. às tentações, f. dos credores".
Quando a Palavra de Deus nos diz para fugirmos de alguma coisa é nossa responsabilidade obedecer esse aviso. Eu não posso ficar brincando com o perigo. Nesse estudo vamos analisar sete advertências que a Palavra de Deus nos manda fugir.
1. Fugir da ira de Deus.
"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?"
Mateus 3:7
Só existe uma forma de fugir da ira de Deus: aceitando a Jesus Cristo como salvador. Todos aqueles que rejeitarem essa salvação terão que enfrentar a ira do todo-poderoso. Portanto, fuja da ira de Deus.
2. Fugir da prostituição.
"Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo".
1 Coríntios 6:18
A prostituição é uma prática tão antiga como a humanidade. É necessário fugirmos dela. Há um perigo iminente para todos aqueles que se deixam seduzir pelos encantos da prostituição. Em muitos casos é um caminho sem volta. Portanto, o conselho da Palavra de Deus é: fuja da prostituição.
3. Fugir da idolatria.
"Portanto, meus amados, fugi da idolatria".
1 Coríntios 10:14
A idolatria é uma prática comum àqueles que se afastam de Deus. Tudo que leva o ser humano a praticar coisas aos deuses e objetos inanimados, que nada podem fazer, é uma afronta ao único Deus verdadeiro. Por isso, a advertência: fuja da idolatria.
4. Fugir das paixões da mocidade.
"Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor".
2 Timóteo 2:22
Quando se é jovem tem-se disposição para tudo. No entanto, na maioria das vezes, os jovens fazem coisas impensadas e que tem sérias consequências em suas vidas e nas vidas de pessoas que os amam. Em alguns casos, coisas que os levam a um caminho sem volta. Por isso, a advertência de Paulo serve-nos de alerta: fuja das paixões da mocidade.
5. Fugir dos falsos pastores.
"Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".
João 10:5
Estamos vivendo uma época terrível na história da Igreja. Falsos pastores, falsos mestres e falsos profetas tem proliferados e apropriados de nossos púlpitos com suas doutrinas falsas e liberais. Distorcem à Palavra de Deus e disseminam suas heresias. Hipócritas que precisamos fugir deles.
6. Fugir do amor ao dinheiro.
"Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão".
1 Timóteo 6:10,11.
Ah! O dinheiro. Esse é o maior inimigo no mundo capitalista. O dinheiro mudou a essência do ser humano. Hoje o que vale para a maioria das pessoas é o que elas tem. O status e o padrão de vida. Por isso, a advertência da Palavra de Deus nunca foi tão atual: fuja do amor ao dinheiro.
7. Fugir de toda aparência do mal.
"Afastem-se de toda aparência do mal".
1 Tessalonicenses 5:22
O significado de fugir da aparência do mal implica na ordenança de “evitar, recusar, não aceitar o mal”. O sentido da frase tem mais a ver com a ideia de “privar-se” ou “impedir-se” do que com a ideia de “distancia”, no sentido de “manter-se longe” – embora aquele que se abstêm do mal obviamente procura se manter distante dele no sentido prático e experiencial.
Mediante esse estudo dentro da Palavra de Deus, precisamos nos atentar para o fato de que só a graça de Deus em nossas vidas para termos um compromisso com Deus. É nossa responsabilidade fugir das coisas que, certamente, nos levará à ruínas. Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós e nos dê entendimento para fugirmos de toda a aparência do mal.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário